Comunhão... Somente pela graça?

Comentário sobre este artigo

¿Qué es común? O Apóstolo Paulo explica nas escrituras que a Páscoa é a comunhão do sangue de Cristo (1 Coríntios 10:16), que a luz não tem comunhão com as trevas (2 Coríntios 6:14), e que os santos têm comunhão com Deus e Cristo pelo Espírito Santo (2 Coríntios 13:14). Algunos usan el término común para descubrir una relación con Deus que os Cristãos generalmente desfrutan por causa de la gracia de Cristo. Otros usan el término para descubrir la comunidad cristiana organizacional dentro del cuerpo de un grupo unificado de la iglesia.

Una comunidad entre católicos, protestantes, ortodoxos y otros ha sido buscada en la Igreja Católica Romana. Este tipo de comunidad es que los papas anteriores buscarán y que el Papa Francisco actualmente trabaja. Este tipo de comunidad es que clérigos como el falecido bispo anglicano Tony Palmer y el ministro pentecostal Kenneth Copeland anunciaron en la primavera de 2014, y que Tony Palmer explicó que el acuerdo de 1999 entre la Igreja Católica Romana y la Igreja da Reforma Protestante pretende alcançar, afirmando que “somente pela graça na fé nas obras salvadoras de Cristo e não por qualquer mérito de nossa parte, somos aceitos por Deus e recebemos o Espírito Santo...” (“Francisco, el ecumenismo y el testimonio común de Cristo”, The Catholic Informe Mundial, 5 de septiembre de 2014).

Dirigindo-se à sua audiência Pentecostal, Palmer explicó correctamente que as implicações das palavras “somente pela graça” foram, durante séculos, uma das grandes causas de divisão entre Católicos y Protestantes. Este desacordo fue una causa fundamental de la ruptura de Martinho Lutero con el Catolicismo Romano. Espera-se que el acuerdo apenas pela graça traga a comunhão mais una vez. Y mientras una eventual comunidad organizacional es un evento monumental y profetizado, una pregunta fundamental permanece: ¿alguém alcança a comunhão com Deus somente pela graça?

Para entender mejor a graça eo papel que a graça desempenha na construcción de una relación con Deus, es útil observar que Deus proporciona Sua graça antes e después de la conversación. Como el falecido evangelista John Ogwyn escreveu cierta vez sobre a graça de Deus para as pessoas antes do arrependimento e da conversão: “Primeiro, exigimos a graça de Deus, dada por meio do dom de Deus Pai de Seu Filho unigênito, que morreu em nosso lugar e pagou a penalidade do pecado em nosso lugar. (Juan 3:16; Romanos 3:24–25). Em segundo lugar, devemos responder à graça de Deus com fé e arrependimento (Romanos 5:1–2; Atos 3:19)” (Living Church News, reimpressão do artigo, marzo–abril de 2013).

Os verdadeiros Cristãos, então, como recipientes da graça de Deus e com Cristo vivendo neles, se esforçam para defender e guardar a lei de Deus (Romanos 3:31). Ninguém fará isto perfeitamente, mas fidelidade e obediência à lei de Deus não é uma questão de obras pessoais e não é uma questão de ganhar a salvação de alguma forma – é, ao contrario, o resultado de Cristo vivendo em Seus seguidores (Romanos 5: 10; Gálatas 2:20) e de Sua fé operando por meio deles (Gálatas 2:16). Além de Jesus Cristo, ninguém guarda a lei de Deus perfeitamente (cf. Romanos 3:23; 7:15); asim Deus continúa a mostrar Sua graça.

Então, como Efesios 2:8 explica, é por causa da graça de Deus que os Cristãos “estão sendo” salvas pela fé (leia “Da Graça e Obediência” para mais explicações). Aqueles que verdadeiramente são Cristãos foram salvas de sus pecados passados ​​pelo sangue de Cristo e agora estão “sendo salvos” (Mateus 24:13) e “serão salvos por Sua vida” (Romanos 5:10)—por Sua vida em eles (Gálatas 2:20)! Os Cristãos não continuam no pecado porque são recipientes da graça de Deus (Romanos 6:1-2). Em vez disso, pela fé – e pela fé de Jesus Cristo e Ele vivendo neles – os Cristãos obedecem e “defendem a lei” (Romanos 3:31, Nova Versão Internacional).

La verdadeira Igreja de Deus há muito ensina com precisão sobre a graça, a fé, a obediência, a lei - e sobre a futura comunhão entre a Igreja Católica Romana e sus filhas Protestantes. ¡Grandes profecias están realmente sendo cumpridas agora mesmo! Mas, importante igualmente, os verdadeiros Cristãos precisam entender e ser extremadamente gratos não apenas pela graça de Deus, mas também pela fé de Jesus Cristo – Sua fé operando neles (Gálatas 2:16) – pela qual Seus discípulos são capaces de practicar a justiça e obedecer à lei de Deus que finalmente leva à recompensa de Deus da vida eterna (Mateo 25:46).

Para saber más, certifique-se de solicitar ou ler on-line os guías de estudio gratuitas O que é um verdadeiro Cristão? e Batismo Cristão: Seu Verdadeiro Significado.