Deixando estevão para trás

Comentário sobre este artigo

“E as testemunhas depuseram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.  E apedrejaram a Estevão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.  E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. E também Saulo consentiu na morte dele.” (Atos 7:58–8:1).

Você provavelmente já ouviu falar que o que você faz quando jovem afetará o resto de sua vida. A maioria de nós recebe esse aviso específico quando adolescentes ou jovens adultos, e certamente é importante. Em muitas esferas da vida, precisamos ser avisados de que o futuro é invariavelmente afetado pelo presente – e, como a maioria dos avisos, é melhor prestar atenção antes de cometermos quaisquer pecados e erros graves.

Mas e se você já consentiu com a morte de Estevão?

Eu me pergunto quantas vezes Saulo viu o rosto de Estevão em seus sonhos. Eu me pergunto se ele alguma vez acordou suando frio enquanto era ensinado pelo próprio Cristo no deserto, ouvindo “Senhor, não lhes imputes este pecado” reverberando em sua mente. Eu me pergunto o quanto ele foi assombrado pela memória de Stephen sendo martirizado. 

Eu me pergunto se ele alguma vez se ajoelhou diante do Messias durante aqueles anos de treinamento e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, pois sou um homem pecador! Deixei que o matassem, queria que o fizessem e não sei como compensar isso. Nunca serei capaz de esquecer o que fiz, e também não sei como você pode. Estou contaminado, Senhor - Seu trabalho merece melhor. Seu povo merece melhor.”

E eu me pergunto se ele ouviu algo como: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Eu não te condeno – vai e não peques mais”.

Ao ler esse relato em João 8:11, a maioria das pessoas prestam a maior atenção à primeira e à última parte da escritura: “Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais. Mas quantos prestam muita atenção à primeira palavra da ordem de Cristo: “Vai-te”?

Somente um escritor inspirado por Deus poderia resumir tanto em uma única palavra. “Não peques mais”, diz nosso Salvador, mas também “Vai-te”. Siga em frente. Não fique aqui na tua mente, chafurdando neste tempo e lugar, deixando as memórias do teu pecado mantendo-te cativo. Deixa Estevão para trás. 

Saul tinha que o fazer isso, e nós temos que o fazer tambem. O que quer que tenhamos feito, por mais gravemente que tenhamos desobedecido ao nosso Salvador, a resposta que Ele espera de nós é nos arrependermos genuinamente, pedir Seu perdão, crer Nele quando Ele diz que não nos condena, ir e não pecar mais. E tem que ser nessa ordem: se vamos deixar Estevão para trás após o arrependimento, temos que primeiro crer e aceitar que Deus não nos condena, e se vamos “não pecar mais”, temos primeiro deixar Estevão para trás — porque quase nunca estamos mais vulneráveis ao pecado futuro do que quando nossas mentes estão envoltas em pecados passados. 

Saul provavelmente nunca se esqueceu do que fez com Estevão. Mas sabemos que ele não permaneceu assombrado por isso, porque o mesmo homem que consentiu com a morte de Estevão - mas também, de uma maneira muito real, um homem totalmente diferente - disse: “ Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,  prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14).  

É verdade – o que você faz quando jovem afeta o resto de sua vida.

Mas não precisa ser controlado por isso.

O arrependimento é uma parte vital da mensagem do Evangelho. Se você estiver interessado em aprender mais sobre a salvação oferecida pela morte, ressurreição e ensinamentos de Jesus Cristo, não deixe de encomendar ou ler online Você Acredita No Verdadeiro Evangelho? e João 3:16: Verdades Ocultas do Versículo Dourado.