Em pastos verdes

Comentário sobre este artigo

Nesta época em que todos somos exortados a "ser verdes" em todas as partes de nossa vida diária, podemos perder de vista o quadro de palavras pintado no Salmo 23, que é provavelmente o Salmo mais citado na Bíblia. Gosto da maneira como é expresso no antigo hino Inglês de William Havergal, um conhecido escritor de hinos (1793–1870).

A primeira linha diz: " O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.  Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.". Esta bela linha do rei Davi do antigo Israel evoca uma cena pastoral que se perdeu para a maioria das pessoas em nossa sociedade moderna e urbanizada. Se alguém não experimentou a paz e a tranquilidade do gado pastando contente em um campo de grama exuberante, então o impacto do que o Salmista pretendia transmitir pode ser perdido. À medida que corremos pela vida agitada, muitas vezes perplexos com os problemas do dia, carecemos dessa atitude tranquila ou senso de contentamento de que todos precisam para encontrar a verdadeira felicidade.

Talvez isso me acerte um pouco mais comovente do que a maioria, por causa das memórias de infância de uma cena pastoral assim. Meu avô, agora morto há muito tempo, era um pecuarista. Não era um grande fazendeiro, mas um homem que criava gado Angus registrado em sua amada Valley Angus Fazenda, no sul do Arkansas. Para ele, era uma bela visão ver seu gado pastando em prados de grama verde. Claro, era o negócio dele, mas também era uma cena que representava as bênçãos da vida, uma cena que representava paz e prosperidade. Talvez tenha sido o trabalho árduo e a tenacidade, a economia e o conhecimento de mercado que possibilitaram a ele sobreviver às grandes enchentes dos vales dos rios Mississippi e Arkansas em 1927, bem como sobreviver à grande Depressão e depois à Segunda Guerra Mundial, que criaram este cenário pacífico que significa muito para ele.

Embora meu avô reconhecesse as bênçãos de Deus, ele não entendia que grande parte da incrível prosperidade e bênçãos desfrutadas pelos povos de língua Inglesa da terra eram resultado direto das promessas que Deus havia feito a Abraão milênios antes. Mas, a descrição do Salmo 23 não foi perdida por ele por causa dos tempos difíceis que ele havia superado.

Você encontrou "pastagens verdes" e "águas calmas"? Independentemente da sua circunstância ou localidade, esta condição de paz pode ser alcançada. Vem da compreensão do propósito da vida e do conhecimento de como Deus deseja que a vivamos.

No tempo dos Apóstolos, Paulo escreveu à Igreja de Phillipi: " Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus (Filipenses 4: 6–7). E então nos vv. 8–9 ele deu a chave para alcançar esta paz: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se  alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.  O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco."

Se abordarmos nossa vida diária com estes princípios eternos e divinos em mente e os colocarmos em prática, podemos ter as bênçãos físicas e espirituais representadas pelas palavras deste amado 23º Salmo.

Nossos sites encontrados em OMundoDeAmanha.org e LCG.org contêm uma riqueza de informações gratuitas para ajudá-lo a cultivar suas pastagens verdes para esta vida e no reino vindouro de Deus. Comece visitando estes sites e solicite sua cópia gratuita de O mundo à frente: como será? hoje.