Não seja de meio-coração

Comentário sobre este artigo

Você já percebeu que os praticantes de esportes, música ou qualquer outra atividade mais populares e bem-sucedidos - aqueles que consideramos estrelas e heróis - nunca são tímidos? Muito pelo contrário, eles perseguem seu ofício com zelo, dedicação, paixão, espírito e de todo o coração.

Celebramos pessoas de todo o coração que "dão tudo de si", que "dão tudo o que têm" ou que "deixam tudo no campo" e expressões semelhantes, ou seja, aqueles que estão totalmente comprometidos e se esforçam com todas as suas forças para serem o melhor . Somos atraídos por personalidades que têm entusiasmo e são entusiastas, ansiosos, interessados e apaixonados.

Mas quem é fã daqueles que não têm entusiasmo, que são desinteressados, indiferentes, mornos e sem ânimo? Ninguém celebra os indiferentes, a quem falta entusiasmo, interesse e paixão. O indiferente "faz apenas uma tentativa indiferente" e "faz um trabalho indiferente". Eles “mostram apenas interesse indiferente” no trabalho em questão e apenas “dão desculpas indiferentes”.

No esporte, o esforço indiferente não produz vitórias ou campeonatos. Atribui-se a seguinte citação ao famoso jogador de basquete Michael Jordan: “Não faço as coisas pela metade, porque sei que, se o fizer, posso esperar resultados pela metade” O filósofo Grego Epicteto disse da mesma forma: “Um espírito indiferente não tem poder. Esforços provisórios levam a resultados provisórios”.

“Dê tudo de si!” é uma expressão idiomática que significa gastar todo o seu tempo e energia disponíveis para realizar alguma atividade que valha a pena. Expressões semelhantes para encorajar alguém a despender o máximo esforço incluem: “Puxe todos os obstáculos”, “Vá para quebrar”, “Ponha tudo para fora”, “Pare em nada”, “Mova montanhas”, “Não deixe pedra sobre pedra”, e “Leve ao limite”.

A Bíblia usa uma expressão semelhante. Uma ocorrência bem antiga está em Deuteronômio 4, onde Deus avisou o antigo Israel o que aconteceria se eles se esquecessem da aliança que fizeram com Ele. Eles sofreriam destruição e seriam espalhados por outras nações. “Então, dali, buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma” (v. 29).

Em Deuteronômio 6: 5, Deus disse: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder”. Isso é estar "todo dentro". Deuteronômio 10: 12-13 explica o que Deus requer de Seu povo: “Agora, pois, ó Israel, que é o que o Senhor, teu Deus, pede de ti, senão que temas o Senhor, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma,  para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem? ” Assim como um empregador pode repreender ou, no final das contas, demitir um funcionário preguiçoso e indiferente, o Senhor não respeita os seguidores indiferentes - mas recompensa aqueles que fazem o melhor que podem, quer tenham pouco ou muito. Isto é mostrado de várias maneiras, como a parábola dos talentos e a instrução de Jesus para amá-lo acima de tudo para ser Seu discípulo (Lucas 14:26).

Na verdade, esta expressão “de todo o coração” é usada mais cinco vezes em Deuteronômio e também nos livros de Josué, 1 Samuel, 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Provérbios, Jeremias e Joel. Mais importante, o próprio Jesus destacou esta expressão da exigência de Deus para todos os que O seguirão. Um dos escribas perguntou a Jesus: “Qual é o primeiro (ou principal) de todos os mandamentos?Jesus respondeu citando Deuteronômio 6: 4-5. O mandamento mais importante de todos é “Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças” (Marcos 12:30).

Deus não quer que sejamos indiferentes. Ele deseja que o sigamos com todo o nosso coração - todo o nosso ser - e reflitamos o amor que Ele tem por nós, para o bem de toda a humanidade.

Você pode encontrar o artigo, “Você Busca a Deus?” para ser útil, assim como muitos outros materiais em nosso site, todos gratuitos.