O espírito de pentecostes

Comentário sobre este artigo

Deus deu o Espírito Santo à Sua Igreja no Dia de Pentecostes, mas poucos agora entendem o significado deste Dia Santo. O Espírito Santo de Deus é vital para a verdadeira vida Cristã, mas muitos não sabem o que é, o que é Pentecostes e o que estas coisas significam para os Cristãos hoje!

Você sente o Espírito de Deus se movendo em sua vida? Você pode ficar cheio do mesmo Espírito de Pentecostes que os primeiros discípulos de Cristo? Sim você pode!

Os 50 dias após a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo foram momentos inesquecíveis para Seus discípulos. Seu professor voltou dos mortos após uma execução brutal e os ensinou por 40 dias. Mais de 500 pessoas ao mesmo tempo O viram (1 Coríntios 15:6). Os discípulos comeram com Ele, conversaram com Ele e até tocaram nas feridas onde Seu corpo havia sido perfurado.

Mas isso não foi tudo. Após 40 dias dramáticos de instrução, o Salvador ascendeu às nuvens enquanto Seus discípulos observavam com admiração e espanto. Mas Ele não os deixou sozinhos! Ele prometeu dar-lhes algo que os capacitaria com uma vitalidade espiritual que nunca haviam experimentado antes (Lucas 24:49).

O discípulo Lucas descreve as palavras encorajadoras de Cristo:

 E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.  Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” (Atos 1:4–5).

De que evento o Cristo ressuscitado estava falando? O que era esta “promessa” por vir? A maioria dos estudantes da Bíblia conhece a história básica, mas muitos não estão totalmente cientes do profundo impacto que este importante quinquagésimo dia teria na Igreja de Deus daquele ponto em diante. Era o dia de Pentecostes - o dia dos milagres, no qual a Igreja do Novo Testamento começou!

O que aconteceu naquele incrível dia de Pentecostes em 31 DC? Lucas registra os eventos do dia:

“Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;  e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.  E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.  E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos 2:1–4).

O início da Igreja do Novo Testamento foi caracterizado por imagens e sons surpreendentes. Foi uma impressionante demonstração de poder divino, reminiscente das impressionantes visões que Deus havia mostrado no dia em que deu a lei a Moisés no Monte Sinai (Hebreus 12:18–21). De fato, de acordo com a tradição Judaica, a lei de Deus no Monte Sinai foi dada no Dia de Pentecostes muitos séculos antes!

Mas mais importante do que as imagens e os sons eram os eventos que não podiam ser vistos ou ouvidos. Estas manifestações da majestade de Deus sinalizaram o derramamento do poder do universo – o Espírito de Deus! O mesmo poder que acendeu o sol e as estrelas - o poder que formou e colocou os planetas em movimento - agora habitaria literalmente nos seres humanos na Terra (João 14:17).

Esse mesmo Espírito está transformando você? Ele está te motivando? Você gostaria de ter uma mudança pessoal mais profunda em sua vida? Você gostaria de ter mais evidências de que está sendo guiado pelo Espírito de Deus? E você gostaria de se envolver mais pessoalmente na Obra que Cristo está fazendo hoje? As respostas estão disponíveis, se você tiver vontade de procurá-las.

Para saber mais, assista aos vídeos informativos “O que é o Espírito Santo?” e “Você pode conhecer o plano de Deus?” E, para uma visão geral do plano de salvação de Deus conforme revelado através dos Dias Santos anuais, peça ou leia online o guia de estudo gratuito Os Dias Santos: O Plano Mestre de Deus.