O que é o céu?

Comentário sobre este artigo

O que é o céu? Eu esperaria que a maioria dos que estão lendo isto tenham pelo menos ponderado sobre a questão uma ou duas vezes em suas vidas - mas, infelizmente, a verdade deste tópico está escondida atrás de um enorme muro de confusão religiosa. O Mundo de Amanhã mantém a Bíblia como a origem e a autoridade da sabedoria e do conhecimento - então, o que a palavra de Deus realmente ensina sobre este assunto?

A palavra “céu” ocorre aproximadamente 501 vezes na Nova Versão King James da Bíblia Sagrada e 551 vezes na Versão King James original. A palavra Hebraica para céu é šāmayim, referindo-se ao céu, atmosfera, corpos celestes ou o local de habitação de Deus. A palavra Grega é Ouranos, que carrega o mesmo significado. Vamos examinar algumas áreas diferentes das escrituras onde estes termos são ilustrados para que possamos obter uma visão clara do que o céu realmente é de uma perspectiva bíblica.

PRIMEIRO CÉU: A ATMOSFERA

Lemos no livro de Gênesis que “E fez Deus a expansão e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão. E assim foi.  E chamou Deus à expansão Céus” (Gênesis 1:7–8). No início, Deus rotulou o firmamento — a atmosfera— de céu. Também lemos mais tarde em Gênesis 27:39 que o “orvalho” desce do céu, indicando que a chuva e a umidade vêm da atmosfera ou do céu, o que sabemos cientificamente ser verdade hoje. Os agricultores ao longo da história confiaram na chuva, e a Bíblia revela que essas chuvas “do céu foram derramadas sobre eles” (2 Samuel 21:10). Estas escrituras indicam que o primeiro céu é a atmosfera física, onde ocorrem os padrões climáticos e as tempestades e onde existe a camada de ozônio.

SEGUNDO CÉU: ESPAÇO EXTERIOR

Outro céu, acima do céu e da atmosfera, é descrito como a morada das estrelas e outros objetos celestes, como planetas, luas e cometas. Lemos que Deus descreve “o sol, a lua e as estrelas” como “todo o exército dos céus” (Deuteronômio 4:19). Jesus Cristo também ilustra este ponto ao falar do Dia do Senhor, o tempo de Deus derramar Sua ira direta sobre a humanidade: “o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas” (Mateus 24:29). Estas escrituras indicam um segundo “céu” além da atmosfera que identificamos como espaço sideral, lar de inúmeras estrelas, planetas e galáxias.

TERCEIRO CÉU: A HABITAÇÃO DE DEUS E A SEDE DE SEU GOVERNO

A Escritura também aponta para um terceiro céu, magnífico e glorioso. O Apóstolo Paulo descreveu como ele foi “arrebatado até ao terceiro céu”, um lugar onde ele estava no “paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar” (2 Coríntios 12:2–4). Corporalmente ou em visão, ele deu testemunho da morada do Deus Todo-Poderoso — a Sede de todas as coisas físicas e espirituais. É aqui que Deus toma decisões a respeito de Seu plano e propósito para a humanidade, e é a sede de Suas leis, estatutos e julgamentos, que Ele usa para nos guiar e nos direcionar em retidão. Deus declara especificamente: “O céu é o meu trono” (Isaías 66:1) e o rei Salomão perguntou a Deus: “ouve tu, no lugar da tua habitação nos céus” (1 Reis 8:30).

Em Apocalipse 4 e 5 temos uma ilustração vívida do quartel-general de Deus e Sua sala do trono. A Bíblia pinta um quadro muito claro de que o terceiro céu é a morada de Deus e a sede de Seu governo celestial.

UM NOVO CÉU POR VIR

A Bíblia também fornece uma visão do futuro com uma bela ilustração de “um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe” (Apocalipse 21:1). A palavra para “novo” no Grego é kainos, significando não usado, feito recentemente, fresco, sem precedentes – indicativo de que depois que Deus expurgar toda a maldade, Ele estabelecerá um novo céu onde habitará (v. 3) – um que é fresco, limpo e puro, e que dará início a uma nova era cheia de paz e alegria eternas!

Vimos ilustrado nas Escrituras que o primeiro céu é a atmosfera, o segundo céu é o espaço sideral, que abriga as estrelas e os planetas, e o terceiro céu é a própria sede e morada de Deus. Também vemos na profecia bíblica um novo céu futuro, onde Deus habitará e estabelecerá paz e alegria eterna. Então, o que é o céu? Uma verdade realmente incrível!

Para obter mais informações sobre este tópico espetacular, assista ao vídeo curto “O Que Está No Céu?” Além disso, não deixe de conferir a transmissão do Mundo De Amanhã " Céu, Inferno e a Ressurreição ".