A instrução para "trabalhar a tua própria salvação"

Comentário sobre este artigo

Um investidor lendário às vezes conhecido como "Oráculo de Omaha" é um dos homens mais ricos do mundo, com seu patrimônio líquido estimado em US $ 90,6 bilhões em janeiro de 2020. Warren Buffett é conhecido como um empresário astuto e filantropo com um traço estranho histórico de seleção de empresas que alcançarão o sucesso a longo prazo. Ao longo das décadas, suas empresas prosperaram. Mesmo assim, ele não microgerencia seus empreendimentos vastos e variados. Diz-se que ele escolhe cuidadosamente a pessoa para chefiar uma de suas empresas adquiridas, traça seus objetivos e expectativas e, em seguida, deixa essa pessoa para dirigir a organização, geralmente verificando os resultados anualmente.

Esta abordagem de negócios funcionou muito bem para Buffett, pois certamente motiva as pessoas encarregadas dessas empresas a usarem talento, habilidade e perspicácia empresarial para obter resultados bem-sucedidos, pois sabem que haverá uma avaliação de seu desempenho. Você pode ficar surpreso em saber que a mesma abordagem é encontrada numa história bíblica que Jesus Cristo usou para destacar um ponto espiritual importante que se aplica aos cristãos.

A história se desenrola no evangelho de Lucas. “Um certo nobre foi a um país distante para receber para si um reino e regressar. Então, ele chamou dez de seus servos, entregou-lhes dez minas e disse-lhes: ‘Negociei [“ ocupem ”(Versão King James)] até que eu venha’ ”(Lucas 19: 12-13). Na época de Jesus, minas e talentos de ouro ou prata representavam enormes somas de dinheiro.

E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando.  E veio o primeiro dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas.  E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás a autoridade.  E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.  E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades.  E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço,  porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste e segas o que não semeaste.  Porém ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei; sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus e sego o que não semeei.  Por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros?  E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem dez minas.  E disseram-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas.  Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver até o que tem lhe será tirado.”(Lucas 19: 15–26).

O ponto principal da história é que Jesus Cristo, representado aqui pelo “nobre”, espera que Seus servos - aqueles que o aceitam como Senhor, Mestre e Messias - sejam produtivos. João, citando Jesus, disse: “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; assim sereis meus discípulos ”(João 15: 8). A que tipo de “fruto” E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.  Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém”(Mateus 28: 18-20).

Coletivamente, a Igreja tem a importante responsabilidade de cumprir esta comissão, mas cada pessoa também é individualmente responsável por seu crescimento espiritual pessoal. O Apóstolo Pedro colocou desta forma: “... mas cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória agora e para sempre. Amém ”(2 Pedro 3:18). Paulo também enfatizou isso em Filipenses 2:12 quando escreveu: “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor... . ”

Este importante princípio é ilustrado na parábola das minas: “E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá”(Lucas 12:48).

Considere os talentos, habilidades e dons físicos que Deus lhe deu. Você está “se ocupando” - isto é, usando-os de maneira produtiva para servir aos outros - enquanto cresce na “graça e no conhecimento”?

A revista O Mundo De Amanhã, os livretos, o Curso de Estudo Bíblico e o canal do YouTube, todos gratuitos, serão de grande ajuda em sua busca por ser produtivo espiritual e fisicamente.