A resistência não é fútil!

Comentário sobre este artigo

Muitos estão familiarizados com a série de televisão de ficção científica Star Trek: The Next Generation, que retrata um inimigo chamado Borg, um coletivo de ciborgues ligados a uma “colméia” controladora central que busca assimilar todas as formas de vida. O ultimato deles é: “Você será assimilado. Resistir é inútil." É claro que os protagonistas da série resistem aos borgs, e a resistência é uma necessidade absoluta em muitas áreas da vida real – não é fútil.

A resistência é muitas vezes pensada em termos de se opor a alguém para impedir suas ações pretendidas contra uma pessoa ou grupo. Conflitos e guerras são resistência contra um exército invasor. Existem atualmente 27 conflitos em andamento no mundo, de acordo com o Rastreador de Conflitos Globais do Conselho de Relações Exteriores. Nenhum desses conflitos está melhorando e alguns estão até piorando, incluindo os que ocorrem na Ucrânia, Afeganistão, Lêmen, Mianmar e Etiópia.

No nível pessoal, as pessoas geralmente resistem a ações que entram em conflito com suas crenças e valores, ou ações que as ameaçam, suas famílias e suas comunidades. As pessoas normalmente resistem a alguém que tenta impor ideias, filosofias ou ideologias sobre elas com as quais discordam fortemente. Muitos tentam resistir a ações governamentais que consideram moralmente erradas. Às vezes é preciso resistir à tentação de comer alimentos não saudáveis, ou comprar algo que não se pode pagar, ou dizer algo com raiva que provavelmente não deveria ser dito.

Embora os Cristãos não devam oferecer resistência física ou de qualquer forma se levantar contra a autoridade humana (Mateus 5:39; Romanos 13:1), temos um inimigo real chamado Satanás, o diabo, a quem devemos resistir o tempo todo. Resistir a Satanás não é fútil. Na verdade, a Bíblia nos instrui a “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7). Qualquer um que queira seguir a Cristo será emboscado e atacado por este ser poderoso a quem Deus chama de “adversário”. 

Resistir ao diabo inclui resistir a pensamentos errados e tentações de orgulho, luxúria, ciúme e ódio. Devemos resistir a eles - mas a força de vontade humana por si só não é párea para tal espírito adversário que transmite suas atitudes 24 horas por dia, 7 dias por semana (Efésios 2:1–2; 2 Coríntios 4:3–4). Os Cristãos precisam do poder do Espírito Santo de Deus para poder resistir. É por isso que o esboço de oração que Jesus nos deu inclui este pedido: “E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal” (Mateus 6:13).

Temos a certeza de que Deus não nos tenta: “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.  Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.  Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tiago 1:13–15).

Deus, para o Seu grande propósito, permite que sejamos tentados, a fim de nos testar - para ver o que está em nossos corações e mentes e se vamos obedecer a Ele. É por isso que é tão importante resistir ao mal e buscar em oração a proteção de Deus e a libertação do maligno. Então nossa resistência não será fútil - e Deus não permitirá que sejamos tentados além do que podemos (1 Coríntios 10:12–13). 

O Apóstolo Pedro também fala sobre a necessidade de resistir a Satanás em 1 Pedro 5:8–9, instruindo-nos a “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé”. Pedro passa a explicar no vv. 9–10 que embora isto nos cause dor, Deus o usa para nos aperfeiçoar, fortalecer, estabelecer e resolver-nos em Cristo. Assim como o trabalho árduo do exercício força os músculos e leva ao desconforto e à dor, mas, em última análise, nos faz crescer corpos mais fortes, a resistência ao mal nos torna espiritualmente mais fortes.

O Apóstolo Paulo também falou sobre vestir a armadura de Deus para suportar (resistir) às ciladas ou artimanhas do diabo (Efésios 6). A resistência às tentações de Satanás nunca é fútil.

Existem ferramentas úteis disponíveis para vencer o eu, a sociedade e Satanás — e as tentações que estas coisas trazem. Assista às transmissões “Você vencerá Satanás?” e “Seis mitos sobre anjos e  demônios”, e certifique-se de solicitar sua cópia gratuita do livreto O Que É Um Verdadeiro Cristão?