A vida vem de deus

Comentário sobre este artigo

Em 2 de Janeiro, um artigo de primeira página no New York Times perguntou o que chamou de “pergunta eterna” – quando começa a vida? A legenda abaixo da foto principal afirmava: “Por gerações, o mistério da vida humana foi combatido por filósofos e cientistas, sentido por mães e parteiras”. O artigo passou a descrever as complexidades que teólogos, filósofos, cientistas, políticos, médicos e outros têm debatido por séculos.

Como acontece com todas as perguntas fundamentais, a palavra de Deus fornece a resposta – porque sabedoria, entendimento, conhecimento e verdade vêm de Sua palavra (Provérbios 2:6; João 17:17). A Bíblia deixa claro que a vida humana começa na concepção, ou quando uma mulher engravida ao conceber a “semente” (Hebreus 11:11). A Bíblia ilustra esse princípio em vários relatos em que Deus estava envolvido em questões de concepção e parto.

Logo no início da Bíblia, o livro de Gênesis explica como a incapacidade de conceber filhos era um desafio comum para os servos de Deus, pois as esposas de Abraão (Sara), Isaque (Rebeca) e Jacó (Raquel) lutavam para conceber ( Gênesis 11:30; 25:20–21; 29:31). Este problema era um aspecto importante destes relatos bíblicos e, em todos os três casos, Deus interveio diretamente para permitir que a esposa concebesse no tempo certo, de acordo com Seu plano. Observe estas escrituras:

E o Senhor visitou a Sara, como tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha falado.  E concebeu Sara e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito. (Gênesis 21:1–2).

E Isaque orou instantemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu. (Gênesis 25:21).

E lembrou-se Deus de Raquel, e Deus a ouviu, e abriu a sua madre.  E ela concebeu, e teve um filho, e disse: “Tirou-me Deus a minha vergonha.” (Gênesis 30:22–23).

Outro relato bíblico famoso envolvendo a bênção direta de Deus em relação à concepção de uma criança é a história de Ana, que não conseguiu conceber por anos porque Deus, embora amasse Ana, “fechou seu ventre” (1 Samuel 1:5–6).  Ana clamou a Deus com sinceridade por causa da dor de não poder ter filhos. Deus respondeu à sua oração sincera: “Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.  E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor” (1 Samuel 1:19–20).

Em todos estes exemplos de Deus prometendo um filho, a vida desse filho começou na concepção e continuou até o cumprimento completo da promessa no nascimento.

Que estas vidas dadas por Deus começam dentro do útero, não fora, fica claro nos livros de Moisés pela penalidade imposta a qualquer homem que, por meio de violência descuidada, faz com que uma mulher entre em trabalho de parto prematuro. Nesse caso, se a criança morre, o indivíduo é punido com a perda da própria vida, de acordo com o princípio de “vida por vida” (Êxodo 21:22–25).

Talvez a concepção mais famosa de todos os tempos seja, claro, a de Jesus de Nazaré. Cerca de 700 anos antes do nascimento de Jesus, o profeta Isaías foi inspirado a escrever uma das profecias mais famosas e milagrosas da Bíblia: “ Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14).

Séculos depois, lemos sobre a miraculosa concepção e nascimento de Jesus por sua mãe, Maria:

E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.  E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.  Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz:  Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco) (Mateus 1:20–23).

A presença da verdadeira vida dada por Deus dentro do ventre é indicada pela reação alegre do primo de Jesus, João, ainda no ventre de sua mãe. Somos informados por sua mãe que “E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre” no momento em que ela ouviu a voz de Maria, que estava grávida de Jesus (Lucas 1:39–45).

Toda a vida vem Dele, como explicam muitas Escrituras - como Atos 17:25, que diz que Deus “dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas”. Ele também é o único com autoridade para tirar a vida humana (1 Samuel 2:6).

Os altamente instruídos deste mundo debatem incessantemente sobre o aborto e quando pensam que a vida começa, mas a questão é realmente simples, a qual a Bíblia responde bem o suficiente para uma criança entender. O debate é um grande exemplo de como a sabedoria e a inteligência da humanidade não se comparam às de Deus (1 Coríntios 1:20, 25). Na realidade, não há debate; a Bíblia contém a resposta há milênios.

A Bíblia mostra claramente que Deus é o glorioso Criador da vida humana.

Se você quiser ver mais de nosso material sobre este tópico, leia o artigo de capa da edição de Outubro a Novembro de 2022 da revista Tomorrow's World (O Mundo De Amanhã), intitulado “Qual é o valor da vida humana?”