Abre os meus olhos

Comentário sobre este artigo

Alguém já “abriu seus olhos” para alguma informação surpreendente que você desconhecia completamente, ou algo sobre o qual alguém o enganou? Ou, talvez, eles desafiaram alguma crença de longa data que você tinha que provou ser incorreta. Talvez você tenha tentado despertar outra pessoa para a verdade sobre um assunto.

Basta assistir ao noticiário para ver histórias sobre distorção e fabricação da verdade. Há uma abundância de mentiras e enganos no mundo em que vivemos, mas ninguém quer ser enganado. Queremos que nos digam a verdade, por isso, em um mundo cheio de falsidades, apreciamos muito uma palavra de verdade onde quer que a encontremos.

A maioria das pessoas já ouviu: “A verdade vos libertará”. Esta declaração foi feita por Jesus o Cristo e é encontrada no Evangelho de João 8:32. Mas a maioria das pessoas não conhece ou não considera Suas palavras anteriores: “ Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos” (v. 31).

Esta é uma daquelas declarações de “grande se” – a condição para conhecer a verdade é que devemos permanecer na palavra de Cristo. Onde você mora é onde você vive ou reside. Então, viver pela palavra de Deus e continuar praticando o que Cristo diz é o que capacita a pessoa a conhecer a verdade.

Aqueles a quem Jesus estava falando não entenderam – eles não viram. Jesus disse que era “porque a minha palavra não entra em vós” (v. 37) e acrescentou: “Por que você não entende a minha palavra? Porque não podeis ouvir a minha palavra” (v. 43). Então Jesus explicou ainda mais: “Quem dentre vós me convence de pecado? E, se vos digo a verdade, por que não credes?  Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso, vós não as escutais, porque não sois de Deus” (vv. 46-47).

Em sua primeira epístola, o Apóstolo João falou mais sobre permanecer em Cristo para conhecer a verdade: “Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.  Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.  Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou” (1 João 2:4-6).

Ter os olhos abertos é um dom precioso que a maioria não tem. A maioria das pessoas foi enganada (Apocalipse 12:9). Jesus disse sobre as multidões em Mateus 13:10-17: “Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis e, vendo, vereis, mas não percebereis”.

Alguns podem se lembrar de um truque de marketing usado pela revista The National Enquirer nas décadas de 1970 e 1980. Eles imprimiram manchetes sensacionais e atraíram o público a comprar sua revista provocando: “Mentes curiosas querem saber!” Devemos ter mentes inquisitivas, famintas e sedentas da verdade mais importante.

Devemos orar por olhos abertos: “Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei” (Salmo 119:18). O rei Davi de Israel orou: “Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me” (Salmo 25:4-5). Davi estava faminto para conhecer o caminho de Deus, que o Apóstolo Pedro descreveu como sendo tão profundo que até os anjos desejavam entender mais de Seus planos para Sua criação (1 Pedro 1:12).

Então, você não deveria?

Para saber mais, não deixe de assistir à transmissão “Can You Know God's Plan?” aqui no Mundo de Amanhã