Aparências

Comentário sobre este artigo

A história conta que um casal estava sentado no balcão de uma lanchonete saboreando uma xícara de café quando o marido cutucou sua esposa e disse: “Querida, olhe para aquele casal de idosos no final do bar. Algum dia, seremos nós. ”Sua esposa olhou naquela direção e disse, com algum divertimento,“ Você percebe, é claro, que o que você vê é um espelho no final do bar! ”Esta é uma lembrança humorística que raramente vemos nós mesmos como os outros nos vêem. Também é verdade que nossa imagem mental de nós próprios pode estar longe da realidade de nossa situação. Esta imagem mental é importante para determinar o progresso ou o crescimento da vida.

Muitas vezes tendemos a avaliar as pessoas por causa de sua aparência externa. Por exemplo, alguém que é bem preparado, bem vestido e bem falado geralmente recebe mais respeito e atenção do que alguém que não possui esses atributos. Enquanto isto em si não é uma prática do mal, pode resultar em sermos enganados por algum fraude de fala mansa, ou negligenciar o caráter real e os valores sonoros em uma pessoa que não é sofisticada ou cosmopolita na aparência.

Certamente, devemos sempre dar o nosso melhor e as primeiras impressões duram. No entanto, não devemos permitir que isto ofusque nossa apreciação dos atributos vitais de bom caráter, bondade e honestidade. Tomando o tempo para chegar a conhecer realmente uma pessoa vale a pena determinar quem ele ou ela realmente é.

A Bíblia contém algumas instruções sobre este assunto, das quais podemos aprender lições valiosas. Por exemplo, quando o profeta e juiz, Samuel, foi instruído a escolher um rei em Israel para substituir Saul, a quem Deus rejeitara por causa de sua atitude teimosa e seu fracasso em O obedecer, Deus o levou a escolher um jovem a quem ninguém tinha mesmo considerado. Samuel observou pela primeira vez um dos filhos de Jessé, que parecia ser uma boa escolha: “Mas o Senhor disse a Samuel: 'Não olhe para a sua aparência ou no auge da sua estatura, porque o recusei. Pois o Senhor não vê como o homem vê; porque o homem olha para a aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração ”(1 Samuel 16: 7).

Depois de examinar os outros filhos de Jesse, nenhum dos quais Deus achou aceitável, o jovem Davi foi convocado do campo onde cuidava das ovelhas de seu pai. Ninguém havia pensado em Davi, mas Deus viu algo nele que outros haviam negligenciado. De fato, Davi superou muitos obstáculos ao longo de anos para se tornar o maior rei de Israel.

Tiago, o meio-irmão de Jesus Cristo, escreveu sobre este assunto no Novo Testamento. “Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.  Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com vestes preciosas, e entrar também algum pobre com sórdida vestimenta,  e atentardes para o que traz a veste preciosa e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui, num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé ou assenta-te abaixo do meu estrado,  porventura não fizestes distinção dentro de vós mesmos e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? ”E então, em versículos 8–9 ele continua: “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.  Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado ... ”(Tiago 2: 1–4, 8–9).

Qual é o meu ponto? Só que deveríamos ter uma auto-imagem saudável, mas realista, se quisermos ser bem arredondados como pessoa. E, é muito importante, que devamos seguir a admoestação do apóstolo Tiago para evitar mostrar parcialidade e julgar em nosso lidar com os outros, especialmente com base nas aparências. 

Se você quiser colocar estes importantes princípios bíblicos para funcionar em sua vida, considere o nosso Curso de Estudo Bíblico do Mundo De Amanhã, que está disponível em formato impresso e on-line. Este curso de 24 lições ajudará você a entender claramente o modo de vida descrito em sua Bíblia e aplicá-lo à sua própria vida, para que você possa colher os benefícios.