Comprar ou vender

Comentário sobre este artigo

A economia dos Estados Unidos se recuperou e está disparando em todos os cilindros. O país está em pleno emprego e a escassez de mão-de-obra está presente em muitos setores. As vendas a retalho são fortes e as taxas de juros continuam bastante baixas. A inflação, que é sempre uma preocupação, é modesta e não parece ameaçadora neste momento. Os cortes de impostos federais introduzidos em 2018 estão começando a ser sentidos com o aumento de salários, expansão dos negócios e retornos saudáveis para os acionistas.

Estes fatos e números dominam as notícias do dia a dia, à medida que as pessoas buscam seus vários meios de subsistência ou empreendimentos.

Esta ênfase na economia não é nova. Na verdade, ‘Calvin Coolidge’ (1872-1933), o 30º presidente dos Estados Unidos, declarou em um discurso à Sociedade Americana de Editores de Jornais em Washington, DC, em 1925, que “o negócio da América é negócio”. A empresa nos Estados Unidos da América é um motor dessa atividade em tempos normais. Mais recentemente, um slogan bem conhecido durante as campanhas do presidente Bill Clinton foi "É a economia estúpida!" - ou seja, é isso que os eleitores mais se importam quando tentam melhorar sua situação financeira e sua posição.

Se o negócio da América é negócio, qual é o “negócio” da igreja cristã? Freqüentemente, os canais religiosos da televisão a cabo e o satélite apresentam ministros vendendo um evangelho de prosperidade, usando mensagens espirituais curtas pontuadas por múltiplos apelos por apoio financeiro. Às vezes, um artigo é oferecido para venda, enquanto em outras ocasiões há um puxão no coração de alguém para apoiar alguma causa, missão ou projeto de animal de estimação. Frequentemente, parece que essas personalidades da televisão têm estilos de vida pessoais opulentos e extravagantes, com todas as armadilhas da riqueza que se esperaria dos milionários de Hollywood, tudo cortesia de seus seguidores religiosos.

Mas o que a verdadeira Igreja que Jesus construiu estaria fazendo? A Bíblia dá instruções claras. Mesmo quando criança, aos doze anos de idade, Jesus disse a seus pais: “Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (Lucas 2:49). Mais tarde, após a Sua ressurreição, quando Ele estava concluindo Seu ministério terreno, Jesus deu aos discípulos uma maravilhosa e inspiradora comissão quando Ele disse: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! ”(Mateus 28: 19–20). Em outra conversa, novamente após Sua ressurreição, Jesus tomou café da manhã com sete de seus discípulos na praia depois de terem pescado a noite toda. Ele usou esse momento de ensinamento para instruir Pedro, ordenando-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas" e repetiu  "Apascenta as minhas ovelhas" - que era claramente uma referência àqueles que se tornariam parte da Igreja. Você pode ler o relato inspirador em João 21: 15–17.

Um aspecto adicional da mensagem do Evangelho que deveria ser pregado a todo o mundo envolve um tempo de grande dificuldade ou tribulação que cairá sobre o mundo inteiro. O profeta Daniel escreveu sobre isso: “e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo” (Daniel 12: 1). Sabendo que tais tempos de grandes problemas estavam chegando, Jesus profetizou: “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.” (Mateus 24:14).

Então, aui está. O negócio da Igreja que Jesus Cristo construiu é divulgar as Boas Novas do Reino de Deus a serem estabelecidas nesta terra, alimentar espiritualmente e cuidar dos membros da Igreja, e dar uma mensagem de aviso sobre os tempos difíceis que viram sobre a terra antes que Ele regresse em poder e glória.

Como esta mensagem do Reino de Deus deve ser disseminada? Jesus deixou claro: "de graça recebestes, de graça dai." (Mateus 10: 8). O apóstolo Paulo ecoou esse sentimento quando disse: “Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo, para não abusar do meu poder no evangelho” (1 Coríntios 9:18).

Provérbios 23:23 nos diz também: “Compra a verdade e não a vendas; sim, a sabedoria, e a disciplina, e a prudência”.

Nos programas de televisão do Mundo de Amanhã, nunca há apelo por dinheiro. A revista, folhetos, Curso de Estudo da Bíblia, DVDs e toda uma multiplicidade de artigos informativos que produzimos são disponibilizados gratuitamente. Naturalmente, é preciso dinheiro para fornecer estes materiais de estudo de qualidade e programas educacionais. O dinheiro para fazer este trabalho vem dos membros da Igreja Viva de Deus e dos cooperadores e doadores que voluntariamente escolhem apoiar a Obra de Deus nestes tempos finais.

É nossa sincera esperança que os materiais e a mensagem convincente do vindouro Reino de Deus sejam benéficos para nossos muitos assinantes e leitores. Você pode acessar todos os nossos materiais on-line ou impressos aqui no Mundo de Amanhã.