Controlando nossos pensamentos

Comentário sobre este artigo

Você controla seus pensamentos? Pode ser mais difícil do que você pensa. De onde vêm os pensamentos e o que você faz com eles?

Ler definições científicas de pensamento não é muito esclarecedor. O pensamento é intangível, como a luz e o magnetismo. Sabemos que o pensamento existe, mas o que é? Temos ideias, opiniões, memórias, sentimentos e emoções, tudo o que atribuímos à mente e ao coração.

Nossos cérebros contêm bilhões de neurônios e trilhões de sinapses químicas e elétricas que transmitem rapidamente sinais complexos e incontáveis. É isso que gera um pensamento? Não temos consciência dos processos autônomos em nosso cérebro e não temos controle consciente sobre eles. Não podemos acessar ou controlar os sinais cerebrais enviados e recebidos de nossos vários órgãos enquanto eles realizam o maravilhoso trabalho de nos manter vivos.

Como controlamos nossos pensamentos? Aparentemente, não temos controle sobre um pensamento que surge em nossa mente. Quando de repente tomamos consciência de um pensamento, o que fazemos com ele? Podemos focar nossa atenção no pensamento e determinar se é algo para entreter ou descartar.

Jesus Cristo instruiu Seus discípulos: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (Mateus 15:19). Estes pensamentos errados nos contaminam. Muitos pensamentos errados vêm de Satanás, chamado “o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2:2). Devemos controlar estes maus pensamentos. Esta é a batalha mental que os Cristãos têm, descrita pelo Apóstolo Paulo como “destruição das fortalezas; destruindo os conselhos [a palavra grega que significa “um raciocínio: o que é hostil à fé cristã] e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento [a palavra Grega que significa “uma percepção mental, pensamento, um propósito maligno] à obediência de Cristo” (2 Coríntios 10:4–5).

Alguns estudos sugerem que temos cerca de 6.000 pensamentos por dia. Desconsiderando pensamentos mundanos como “O que devo comer no almoço?” ou “O que devo vestir?” ainda nos deixa com muitos pensamentos para avaliar se eles estão em “obediência a Cristo”. Cristo disse a Seus discípulos: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” e “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama” (João 14:15, 21). Devemos descartar qualquer pensamento que não esteja de acordo com os mandamentos de Deus.

A Bíblia é “mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4:12). Saber o que a Bíblia instrui nos ajudará a determinar se cada pensamento está certo ou errado. Podemos ver que controlar todos os nossos pensamentos é, de fato, uma batalha diária.

Ter um plano de batalha é útil. Quando descartamos um pensamento errado, devemos imediatamente substituí-lo por um pensamento correto. Paulo instruiu a igreja de Filipos a pensar em coisas que são verdadeiras, nobres, justas, puras, amáveis, de boa fama, virtuosas e louváveis (Filipenses 4:8). Isto coloca nossa mente em algo bom. Também podemos concentrar nossa mente em uma atividade saudável, como ler um bom livro (especialmente a Bíblia), conversar com um bom amigo que compartilha nosso desejo de obedecer a Jesus Cristo, dar um passeio ou muitas outras boas atividades.

Devemos também evitar fontes de pensamentos errados, seja de pessoas, entretenimento ou mídia de qualquer forma, seja Internet, televisão, rádio ou mídia impressa.

Outra maneira de controlar nossos pensamentos é nos humilharmos e nos submetermos a Deus. O Apóstolo Tiago aconselha: “ Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.  Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós” (Tiago 4:7–8). Quando nos humilharmos e nos submetermos a Deus, Ele se aproximará de nós. O diabo, que influencia nossos pensamentos de maneira errada, fugirá. Com Deus tão perto, seremos mais capazes de “purificar nossos corações” (v. 8) e ter pensamentos piedosos.

É mais fácil descartar um pensamento errado antes que ele crie raízes e cresça, assim como é mais fácil arrancar uma erva daninha recém-germinada do que uma erva daninha que pode crescer e criar raízes profundas.

É muito importante controlar nossos pensamentos!

Você pode achar úteis estes artigos da revista Tomorrow's World (O Mundo De Amanhã): "The Enigmatic Human Brain (O Enigmático Cérebro Humano)" e "Satan's Agenda (Agenda de Satanás)".