Cuidado com vaguear da verdade

Comentário sobre este artigo

A Bíblia registra a história dos antigos israelitas e sua outrora grande nação. Este relato histórico revela o retrocesso religioso e moral de Israel à medida que eles se desviavam ao longo do tempo dos caminhos de Deus. Por gerações, Deus através de Seus profetas instou Israel a regressar e obedecer às Suas leis. Existe uma lição importante aqui, que podemos aplicar aos cristãos do Novo Testamento?

De fato, vemos que Jesus Cristo, e os apóstolos e ministros de Sua Igreja, também exortam toda a humanidade a se virar ou voltar e a se reconciliar com Ele pela obediência voluntária a Seus ensinamentos.

Muitos estão familiarizados com as parábolas da ovelha perdida, da moeda perdida e do filho perdido, popularmente conhecido como o filho pródigo (Lucas 15). Jesus deu estas parábolas porque os fariseus o criticaram por comer com os pecadores. Todas estas parábolas ilustram o amor de Deus por Seus filhos, mesmo aqueles que se desviam da verdade, e Sua alegria quando um pecador se arrepende de caminhos que levam apenas à morte (Provérbios 16:25). Ele deseja muito que a humanidade se volte,  siga na direção certa e viva Seu Caminho, levando à vida eterna.

Deus tem um grande plano de salvação que é revelado nos dias santos que Ele deu a Israel (veja nosso livreto, Os Dias Santos: O Plano Mestre de Deus). Ao longo da história da humanidade, a esmagadora maioria dos seres humanos nunca conheceu o Deus da Bíblia ou sequer ouviu o nome de Jesus Cristo. Eles ainda terão sua oportunidade no futuro, embora possam ter morrido séculos ou milênios atrás. Este é o único dia de salvação?

Existem aqueles que sabem a verdade, que durante algum tempo seguiram uma vida de viver o caminho de Deus, de acordo com Sua palavra. Mas ao longo do caminho, eles se afastaram da verdade revelada a eles e saíram do verdadeiro caminho. Cristo instruiu claramente: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;  E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mateus 7: 13–14). Aqueles que se afastaram da verdade, do portão estreito, são as “ovelhas perdidas” que precisam ser encontradas.

A mensagem de Deus é consistente. Por meio de Jeremias, o profeta, Ele implorou: “Volte, Israel desviado” e “Volte, seus filhos desviados, e eu sararei suas desvantagens” (Jeremias 3:12, 14, 22). 

Por meio do profeta Joel, Deus dá um aviso sobre o próximo dia do Senhor que prediz a vindoura  destruição de parte do Todo-Poderoso (Joel 1:15). Depois de descrever a terrível destruição, Ele implora: “Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto... convertei-vos ao Senhor, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência... (Joel 2: 12–13).

Jesus iniciou Seu ministério com a mensagem: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus” (Mateus 4:17). Ele alertou: “...se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis” (Lucas 13: 3, 5).

No dia santo de Pentecostes, quando os discípulos de Jesus receberam o espírito santo, Pedro pregou a mesma mensagem de arrependimento (Atos 2:38).

Essa mensagem consistente também está na segunda epístola de Pedro, onde ele diz: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”(2 Pedro 3: 9).

E no livro da Revelação de Jesus Cristo, Ele diz: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te.”(Apocalipse 3:19).

Tiago encoraja veementemente: “Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,  saiba que aquele que o fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados” (Tiago 5: 19–20).

O processo de transformação é simples: examine seus caminhos e volte para o Senhor (Lamentações 3:40), buscando-O com todo o seu coração (Deuteronômio 4:29). Deus não despreza um coração partido e contrito (Salmo 34: 8, 51:17).

Pare de vaguear e leia nossos livretos gratuitos, incluindo O Que É Um Verdadeiro Cristão?