Em busca da paz de mente

Comentário sobre este artigo

Charles Dickens (1812-1870), o popular e prolífico autor da Era Vitoriana da Grã-Bretanha, escreveu uma introdução comovente para seu famoso romance A Tale of Two Cities (Um conto de Duas Cidades), publicado em 1859. Isso foi há muito tempo, mas sua descrição da época certamente se encaixa nesta era moderna. Ele escreveu: “Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos, foi a era da sabedoria, foi a era da tolice, foi a época da crença, foi a época da incredulidade, foi a época da luz, foi a estação das trevas, foi a primavera da esperança, foi o inverno do desespero. ”

Conforme os eventos de cada dia se desenrolam nos Estados Unidos da América, ou em qualquer lugar do mundo onde você possa residir, os detalhes de sua representação colorida estão se desenrolando ao seu redor. A prosperidade existe ao lado da pobreza, a opulência ao lado da miséria, a produtividade em vista da negligência perdulária. Todos os dias parece haver um tiroteio em massa em um lugar onde as pessoas deveriam poder fazer seus negócios ou lazer com segurança. Atos de terrorismo cometidos por fanáticos ou extremistas de vários tipos ocorrem em todo o mundo com uma regularidade sangrenta.

A podridão cultural na forma de abuso de drogas ilícitas, confusão de gênero, a sexualização de quase tudo, o aborto sob demanda e a corrupção em todos os níveis do governo e da sociedade são crescentes. Os líderes políticos apontam o dedo e atribuem motivos, mas aparentemente não são capazes de concordar em nada construtivo ou produtivo por meio de soluções. A mídia social alimenta as chamas do ódio e da acrimônia. Diante dessas tensões e pressões crescentes, muitas pessoas ficam profundamente perturbadas, pois a ansiedade afeta a qualidade de suas vidas. Para alguns, essas condições trazem o "inverno do desespero".

Como alguém pode permanecer positivo, otimista e alegre enquanto vive sua vida? Existe uma maneira de enfrentar estes problemas intratáveis sem ser oprimido pelo desânimo? Na verdade, existe um caminho, mas muitos não o encontram, porque se encontra num livro que a maioria não lê ou sabe muito sobre ele. Pode ficar surpreso em saber que a maneira de encontrar paz de espírito se encontra na Bíblia.

O profeta Isaías tinha uma mensagem difícil de entregar em tempos difíceis, mas ele tinha este conselho atemporal sobre buscar a Deus e a Sua vontade: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti” ( Isaías 26: 3). Paz de espírito pode ser algo ilusório, mas aqueles que buscam a Deus e Sua justiça podem tê-la (Mateus 6:33).

Ezequiel, outro profeta enviado a uma nação conturbada, foi instruído por Deus a “vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, e põe no teu coração tudo quanto eu te fizer ver; porque, para to mostrar” (Ezequiel 40: 4). Em outras palavras, não seja distraído, mas foque-se ou "concentre-se" no que Deus tem para você.

Como podemos “consertar nossa mente”? Como podemos ter certeza de que nossa mente está “firme” em Deus? O Salmista escreveu sobre isto em um belo poema acróstico (cada estrofe começa com uma letra do alfabeto hebraico) encontrado no Salmo 119. O versículo 10 a 11 declara: “De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.  Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” Os versículos 15–16 nos dizem que devemos pensar, considerar e desfrutar o estudo da Bíblia; “Vou meditar nos Teus preceitos e contemplar os Teus caminhos. Vou me deleitar em seus estatutos; Não vou esquecer a tua palavra. ” O versículo 37 é uma chave vital para organizar sua mente, quando afirma: “Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade e vivifica-me no teu caminho.” Ao evitar coisas sem valor, você terá mais tempo para se concentrar nos princípios eternos encontrados na Bíblia. Finalmente, o versículo 165, um valioso versículo para memorização, contém esta promessa: “Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não  tropeço.” Observe, “Muita paz” - não uma emoção passageira, mas genuína paz de espírito que será ampla para todas as suas necessidades. 

No Novo Testamento, o Apóstolo Paulo, que recebeu os golpes e teve as cicatrizes por proclamar com ousadia a Boa Mensagem de Jesus Cristo e o Reino de Deus vindouro, foi inspirado a escrever isto em meio às suas provações: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”(Filipenses 4: 6–7).

Embora possa parecer uma simplificação exagerada, não deixa de ser verdade. Em tempos de estresse, "fixe sua mente" no que Deus tem para você e você terá " a paz de Deus, que excede todo o entendimento ".

Para obter mais incentivo e ajuda para encontrar paz de espírito, certifique-se de conferir a transmissão do Mundo De Amanhã "Paz de Espírito Por Meio da Oração Pessoal". Você ficará feliz por o ter feito.