Esteja ansioso por nada

Comentário sobre este artigo

Há tantas coisas acontecendo hoje que podem nos encher de ansiedade, incluindo economia, crime e violência, drogas, guerra, terrorismo, declínio moral, pandemias, governo ineficaz, divisões políticas e sociais, questões da cadeia de suprimentos, insegurança alimentar e de fronteira, mudanças climáticas e outras ameaças à nossa segurança e bem-estar. O que a Bíblia ensina sobre como lidar com a ansiedade?

As más notícias podem fazer você se sentir nervoso, preocupado e deprimido. Sua frequência cardíaca pode estar elevada e sua respiração fica mais pesada. Você pode perder o apetite e sofrer de problemas para dormir. Por quê? Você está cheio de pensamentos ansiosos.

De acordo com a American Psychological Association, a ansiedade é uma emoção caracterizada por sentimentos de tensão, pensamentos preocupados e mudanças físicas, como aumento da pressão arterial. Se o estresse mental e físico se tornar muito intenso, pode resultar em danos à nossa saúde física e mental. Alguns têm extrema dificuldade em lidar com a ansiedade e recorrem ao álcool ou às drogas para buscar alívio.

Os profissionais de saúde modernos prescrevem aconselhamento, várias terapias e medicamentos para controlar o estresse, mudar o pensamento e relaxar. Respiração controlada, afirmações positivas, pensamento centrado em objetivos, meditação e exercícios físicos podem ser úteis no controle da ansiedade.

A Bíblia aborda o assunto da ansiedade e também fornece terapias que devemos utilizar para aliviar nossos pensamentos ansiosos. Jesus Cristo disse a Seus discípulos: “não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?  Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?. Então Ele concluiu: “não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? ' ... Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:25–34).

O Apóstolo Paulo instruiu: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6–7). Isto foi seguido por algumas instruções importantes e práticas sobre como controlar nossos pensamentos, pois Paulo nos exorta a “meditar” no que é bom – pensar, estudar e aprender com coisas que são inspiradoras e positivas (v. 8). Esta instrução é terapêutica e preventiva, ajudando-nos a evitar pensamentos que levam à ansiedade.

A preocupação e a ansiedade indicam que nos falta a fé de que Deus e Cristo cuidarão de nós. É claro que também devemos tentar obedecê-Lo com sinceridade e diligência e viver o modo de vida que Ele estabeleceu para nós. Ter esta confiança aliviará nossos medos e preocupações. Não nos iludimos, desejando que os problemas desapareçam. Em vez disso, sabemos que os problemas existem, mas por meio da oração levamos nossas preocupações a Deus, que nos ama e que suprirá nossas necessidades.

Deus deu ao profeta Jeremias a solução simples para a ansiedade: “Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.  Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto” (Jeremias 17:7–8).

A ansiedade está aumentando. Mas podemos vencer nossa ansiedade buscando a Deus, fazendo com que nossos pedidos sejam conhecidos a ele em oração, meditando nas coisas boas e verdadeiras, tendo fé e confiando naquele que prometeu: “eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. ” (Jeremias 29:11).

Você pode achar úteis os seguintes artigos sobre este tópico: “Encontrar a paz e superar o medo em tempos difíceis” e “O que, eu me preocupo?” Certifique-se também de encomendar ou ler online o guia de estudo gratuito Doze Chaves para a Oração Respondida.