Ídolos do coração?

Comentário sobre este artigo

O que você adora, e como? Muitas pessoas professam a crença em Deus, ou em muitos deuses, e os adoram de inúmeras maneiras. Mas pense por um momento: você adora o verdadeiro Deus de toda a criação ou um ídolo? Essa pergunta pode ser mais dificil de responder do que você pensa.

“¿Ídolos?” você pode perguntar. “Não tenho ídolos! ¡Eu nunca adoraría um objeto físico como um deus!” você pode declarar. Mas existen “deuses falsos” escondidos em sua mente dos quais você pode nem estar ciente?

A maioria de nós zombaria da propria noção de que adoramos um ídolo. Pensamos na idolatria como algo feito por povos antigos que se prostravam diante de imágenes esculpidas em madeira ou pedra de uma suposta divindade. Ciertamente, fazer isso seria idolatria.

Mas o que realmente significa practicar idolatria? A primeira parte da definição, de acuerdo con Merriam-Webster, é “a adoração de um objeto físico como um deus”. La segunda parte de la definición es: “o apego ou devoção imoderada a algo”.

Muitos estudantes da Bíblia estão mejorados com o problema contínuo que o povo de Israel tinha com a idolatria, conforme registrado no Antigo Testamento. Vez após vez, Deus advertiu Israel e Judá sobre a idolatria, que é especificamente proibida pelo primeiro e segundo mandamentos: “Não terás outros deuses diante de mim. “  Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança  do que há  em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.  Não te encurvarás a elas nem as satisfacers” (Êxodo 20:3–5). Quando não atenderam ao aviso, sofreram varias punições de derrota na guerra e no cativeiro.

Deus, entretanto, sabe que os verdadeiros ídolos estão na mente e no coração, não em um pedestal ou em um santuário. Por meio de Seu profeta Ezequiel, Deus advertiu Israel sobre os “ídolos no seu coração” (Ezequiel 14) pelos quais Israel se separou Dele — as coisas que eles colocaram em seus corações que os levaram a tropeçar na iniquidade (vv. 3–7 ).

São as pessoas modernas e “iluminadas” imunes à idolatria? Infelizmente não. O Apóstolo João advertiu a igreja a “guardar-se dos ídolos” em 1 João 5:21. ¿A qué ídolos João se refiere? Embora possa se referir a um ídolo físico, ainda mais esta escritura se refere àquelas coisas às quais temos um “apego ou devoção imoderada”.

Qualquer coisa que colocamos primeiro que Deus é um ídolo. Se colocamos nosso cônjuge, filhos ou outros miembros da família diante de Deus, não somos dignos Dele (Mateo 10:37). As pessoas podem colocar seus objetivos de vida diante de Deus. Qualquer coisa pode ser um “ídolo de ouro” para nós se o colocarmos antes de nossa obediência ao Deus Criador.

As pessoas podem ter devoção a falsas ideias, tradições ou mesmo feriados e ritos religiosos. A criação grita que existe um Criador e um Desenhador todo-poderoso e magistral das incríveis complexidades da vida e de tudo o que existe - mas o homem não adorou o Criador. Os homems “Mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si;  pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador” (Romanos 1:23–25). Alguns adoram a “evolução” como o “deus” criador e doador da vida, acreditando que seus “antepassados” eram coisas rastejantes que rastejavam da “sopa primordial”, como foi chamado pelo biólogo soviético Alexander Oparin em sua proposta de teoria da origem da vida

Portanto, a pergunta que devemos fazer a nós mesmos é: “Eu coloco alguma coisa diante de Deus?” E a nossa carreira ea busca por dinheiro? Se estamos cobiçando riquezas, estamos cometendo idolatria! A Bíblia define a cobiça como idolatria (Colosenses 3:5).

Qualquer coisa pode se tornar nosso ídolo se a colocarmos primeiro do que Deus. Alguns colocam um vício, hábito ou busca de prazer diante de Deus. E quanto ao sexo? Drogas? ¿Música? Deportes? ¿Aficiones? Jogos de vídeo ou outro entretenimento?

Podemos pensar que adoramos a Deus, mas precisamos ter certeza absoluta de que o Deus que adoramos é o Deus verdadeiro e que o adoramos da maneira que Ele especificamente ordena. “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (Juan 4:24). Esse é o verdadeiro caminho para a liberdade, comprensão e propósito.

Para saber más sobre este asunto, leia o artigo da revista Tomorrow's World (OmundoDeAmanha), “Você Adora O Verdadeiro Cristo?” e três livretos úteis: O Deus Real: Provas e Promessas, O Que É Um Verdadeiro Cristão? e É O Natal Cristão?