"Jesus chorou"

Comentário sobre este artigo

JESUS MUITAS VEZES SE COMOVEU COM COMPAIXÃO POR AQUELES QUE PRECISAVAM. VOCÊ APRENDERÁ COM SEU EXEMPLO?

Durante a vida de Jesus Cristo como ser humano, muitas vezes Ele ficou profundamente comovido de compaixão pelas pessoas que estavam doentes, cegas, aleijadas, famintas ou sofrendo de outros problemas, como possessão demoníaca ou pesar pela morte de um ente querido. Ele ficava sinceramente preocupado com os sofrimentso e a desgraças pelas quais as pessoas estavam passando. Encontramos vários exemplos da compaixão de Jesus na Bíblia, incluindo casos em que Ele até chorou lágrimas. A compaixão de Jesus pelas pessoas e pelo sofrimento delas era um de Seus muitos traços de caráter perfeitos, dos quais podemos genuinamente apreciar e ser inspirados.

Aprender e crescer com compaixão semelhante a Cristo é especialmente importante durante a pandemia do COVID-19 por causa do sofrimento que causou. Muitos perderam empregos e estão lutando para comprar comida. Outros perderam amigos, familiares ou até a própria vida. Agora é um bom momento para sentir compaixão pelos outros, como Jesus sentiu.

Um dos meus exemplos favoritos de Jesus mostrando compaixão está em Mateus 20: 29–34. Esta passagem descreve o tempo que Jesus estava deixando Jericó quando um grande grupo o seguiu. Enquanto Jesus e o povo caminhavam, passaram por dois cegos sentados à beira da estrada. Quando os dois homens perceberam que Jesus estava no grupo que passava, clamavam que Ele tivesse piedade deles e os curasse (aparentemente, eles já tinham ouvido falar de Jesus e Seu poder de curar). Algumas pessoas na multidão os advertiram que deveriam ficar quietos, mas gritaram ainda mais. Eles pediram desesperadamente para serem curados porque acreditavam que Jesus poderia aliviá-los de sua cegueira. Os versículos 32–34 descrevem um momento muito especial: “E Jesus, parando, chamou-os e disse: Que quereis que vos faça?  Disseram-lhe eles: Senhor, que os nossos olhos sejam abertos.  Então, Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.”

Esta história da compaixão e poder de mudança de vida de Jesus para curar é muito emocionante e pode até trazer lágrimas aos nossos olhos. Talvez os dois homens tivessem lágrimas escorrendo dos olhos curados. Os homens desejavam que seus olhos fossem abertos e recebessem alívio do sofrimento. Quando Jesus ouviu o clamor deles por ajuda, ficou comovido de compaixão e depois agiu com base nessa compaixão. Pelo resto da vida, os dois homens provavelmente contaram essa história centenas de vezes.

A Bíblia registra muitos outros exemplos de Jesus tendo compaixão pelos enfermos, cegos, coxos e sofredores. Ele curou muitos que foram afligidos por demônios (Mateus 8:16).

Ele até ressuscitou algumas pessoas dentre os mortos por compaixão pela família que estava sofrendo. Em Lucas 7: 11–15, lemos sobre o tempo em que Jesus conheceu uma viúva na cidade de Naim. Isto foi o que Jesus fez quando a conheceu e percebeu que ela era uma viúva e que seu único filho tinha morrido: “E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela e disse-lhe: Não chores.  E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam) e disse: Jovem, eu te digo: Levanta-te.  E o defunto assentou-se e começou a falar. E entregou-o à sua mãe.

Este é um dos muitos exemplos emocionantes de Jesus sendo movido com compaixão. E, como mostra este exemplo, Ele ajudou especialmente pessoas com provações severas, como esta mulher que havia perdido o marido e agora seu único filho. Jesus ensinou e viveu com o “coração e alma” da religião que levaria Seu nome, que era ajudar e cuidar de outras pessoas, especialmente das que mais necessitavam (Mateus 25: 31–46; Tiago 1:27).

Jesus tinha grande empatia - a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros. Sabendo de antemão que Ele ressuscitaria Lázaro da sepultura, Jesus chorou quando Maria lamentou diante Dele, gemendo em Seu espírito quando viu a incredulidade daqueles que não tinham a fé de que até os mortos poderiam ser ressuscitados pelo poder de Seu Pai (João 11:28 -42). Ele lamentou sobre todo o Israel por sua perda de fé e incredulidade (Mateus 23:37). Ele se importava profundamente com o que as pessoas sentiam, como estavam sofrendo e com os detalhes de suas vidas. Ele ainda fez (Hebreus 4:15).

O coronavírus causou muita doença e sofrimento. Ao pensarmos nos exemplos de Jesus, podemos crescer em compaixão, o que pode motivar-nos a oferecer ajuda, apoio, incentivo e orações para os necessitados. Isto nos ajudará a chegar um pouco mais perto de alcançar a maravilhosa meta de desenvolver a bela mente de Jesus Cristo (Filipenses 2: 5). E podemos lembrar a promessa gloriosa e esperançosa de Sua ressurreição e Seu breve regresso à Terra como Rei dos reis.