Lembre-se do seu criador

Comentário sobre este artigo

Uma das grandes tragédias de nossa época é o aumento da doença de Alzheimer, uma condição malévola que rouba as pessoas, geralmente os idosos, de suas memórias e personalidade, à medida que deslizam para a escuridão mental. Muitos já passaram por isto e muitas famílias enfrentaram as terríveis consequências da perda de memória e da deficiência que atingem seus entes queridos.

Enquanto contemplava estas coisas, fiquei impressionado com a importância de lembrar, algo que a maioria de nós toma como certo. No entanto, mesmo para pessoas saudáveis, a falha de lembrar pode ter resultados catastróficos. Acho muito interessante que a Bíblia, um livro que a maioria das pessoas nas sociedades ocidentais possui, mas raramente lê, ensina muito sobre a importância de lembrar.

Salomão, o rei mais sábio de Israel, escreveu uma bela passagem sobre envelhecer no livro de Eclesiastes: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias” (Eclesiastes 12:1). E esses dias difíceis chegam; pergunte a qualquer pessoa idosa que esteja passando por problemas de saúde e enfermidades da idade. O restante do capítulo descreve o processo de envelhecimento em linguagem vívida e colorida.

Mas, há muitos outros incentivos para “lembrar”. Por exemplo, como parte das regras básicas de vida, conhecidas como os Dez Mandamentos, o Deus Eterno disse:

" Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.  Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra,  mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.  Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou.” (Êxodo 20:8–11).

E, no entanto, a maioria das pessoas se esqueceu - e eles não seguem esta instrução clara de observar o dia de Sábado que Deus santificou.

Deus deu grandes promessas àqueles que se lembram de Suas instruções, assegurando-lhes benefícios tanto físicos quanto espirituais. Por exemplo: “te lembrarás do Senhor, teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires poder; para confirmar o seu concerto, que jurou a teus pais, como se vê neste dia” (Deuteronômio 8:18). . Os caminhos de Deus, praticados consistentemente, trarão prosperidade ao longo do tempo.

Ao longo das eras, Deus usou Seus servos para dar repetidamente a importante admoestação a ser lembrada - mas, na maioria das vezes, ela foi ignorada. Os resultados desoladores estão todos à vista em todas as partes do mundo hoje, em quase todos os aspectos da vida.

No entanto, alguns têm sido diligentes em lembrar-se dos caminhos de Deus, e seus bons exemplos também são registrados.

Por exemplo, Neemias, que foi instrumental na restauração do templo em circunstâncias muito difíceis, clamou a Deus para se lembrar dele, dizendo: “ (Por isto, Deus meu, lembra-te de mim e não risques as beneficências que eu fiz à Casa de meu Deus e às suas guardas.)” (Neemias 13:14). Assim, vemos que não é errado pedir ao Pai Celestial que se lembre de nós, e podemos ter certeza de que Ele nunca nos deixará nem nos abandonará (Hebreus 13:5).

Há também um exemplo que deve ser muito encorajador para todos nós, como seres humanos pecadores. O cenário para esta cena foi a colina do Gólgota, fora de Jerusalém, onde três homens foram executados no método brutal de crucificação usado pelos Romanos. Um desses homens era Jesus, o Cristo, que foi crucificado entre dois criminosos. Um daqueles condenados veio a perceber sua condição espiritual, clamando: “Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.” E Jesus lhe disse: “Em verdade te digo hoje que estarás comigo em Paraíso'” (Lucas 23:32–43). Se a este criminoso arrependido pode ser prometido o paraíso um dia, com o regresso de seu Senhor, então nós também podemos.

Para ajudá-lo a lembrar o que é realmente importante, oferecemos gratuitamente materiais de estudo, que o guiarão no Modo de vida que somos instruídos a não esquecer. Certifique-se de começar com Os Dez Mandamentos. Você pode encomendar sua cópia gratuita ou lê-la online aqui mesmo no MundoDeAmanha.