Na imagem de Deus ...

Comentário sobre este artigo

A série de filmes de sucesso de Star Wars emocionou o público desde que o agora chamado Episódio IV chegou às bilheterias em 1977. O tema do bem contra o mal, simbolizado pela "Força" e pelo "Lado Sombrio", conquistou a imaginação dos jovens e também dos idosos. Os personagens memoráveis, cenas de ação em ritmo acelerado e caixas de diálogo atrevidas quando cada nova parcela é lançada.

A icônica cena da cantina é a favorita entre os aficionados de Star Wars, e algumas variações dela aparecem na maioria dos novos episódios. As criaturas que interagem socialmente são todas supostamente de uma galáxia distante, e suas formas bizarras, muitas vezes repulsivas, sobrecarregam a imaginação. O problema é que todos pensam que esta confusão de seres estranhos é normal. Felizmente, não é!

Por que não vemos anomalias como estas criaturas na realidade? Certamente, o universo contém um número astronômico de galáxias. No entanto, tanto quanto pode ser determinado por telescópios de ponta e as tentativas da humanidade de explorar nosso próprio sistema solar, a vastidão do espaço exterior é inóspita para a vida. Mas a terra é uma linda joia no espaço, com a quantidade certa de atmosfera, água, massa de terra e zonas temperadas para torná-la habitável para a humanidade e para os animais, insetos e plantas. Embora certamente haja criaturas fantásticas nesta criação física, as muitas variações da vida senciente popularizadas pela fantasia e pela ficção científica simplesmente não existem.

Salomão colocou-o desta forma: “Tudo fez formoso em seu tempo [isto é, Deus]” (Eclesiastes 3:11).

A humanidade existe em várias cores, formas e tamanhos, mas cada tipo étnico e racial é inconfundivelmente humano em sua forma. O relato bíblico da criação revela em que essa forma se baseia. Gênesis 1 declara: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança ... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”(vv. 26-27).

Nós entendemos? Nossa forma humana é como a forma de nosso Criador, o que significa que o homem é como Deus, e não que Deus é como o homem. Jesus explicou isto aos seus discípulos quando um deles,”Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai... Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14: 8-9). Cristo é como o Pai em forma e caráter.

O Apóstolo Paulo deixou bem claro quando explicou: “e de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra... para que buscassem ao Senhor ... ainda que não está longe de cada um de nós;  porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.  Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens”(Atos 17: 26-29).

Quando alguém compreende nossas origens como seres humanos e para onde estamos indo no plano que nosso Pai celestial tem para a humanidade, a névoa penetrante de confusão se clareia, revelando o propósito da vida humana. Não há base para hostilidade ou preconceito racial. Paulo afirmou enfaticamente que “não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos” (Colossenses 3:11).

Esta compreensão revela por que a estranheza fantasiosa da biologia de Star Wars não se assemelha à biologia verdadeira. Enquanto escritores, artistas conceituais e figurinistas deixam sua imaginação correr solta com “formas de vida inteligentes” para entreter o público que vai ao cinema, Deus projetou especificamente a vida inteligente para ser como Ele. As muitas e diversas raças de fantasia e ficção científica podem facilmente fazer girar a cabeça, mas, em contraste, o desígnio de Deus da raça humana singular é tão perfeito em sua simplicidade que só haverá confusão se nos interpretarmos mal.

Por exemplo, se alguém reconhece o Criador, não há confusão sobre o gênero, pois "masculino e feminino Ele os criou". A Bíblia deixa claro que todas as tentativas de confundir este simples fato da biologia desagradam a Deus. O conceito de “fluidez de gênero” incentiva o uso incorreto da forma feita à Sua imagem e não será permitido em Seu Reino (cf. Romanos 1: 20-24, Apocalipse 21: 8; 22:15).

Deus, entretanto, pretendia que compartilhássemos não apenas Sua forma, mas também Sua substância. Paulo fez este ponto importante para os cristãos em seus dias: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo ... de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”(1 Coríntios 6: 19-20).

Tornar-se como Deus, não apenas na forma, mas em nosso espírito e caráter: esse é um destino que tão poucos realmente poderiam imaginar, mas é, no entanto, o propósito verdadeiro e glorioso de nosso Criador para nós.

O livreto gratuito O Seu Destino Final dá detalhes maravilhosos sobre o seu futuro no plano de Deus para a humanidade. Você pode ler online ou pedir sua cópia gratuita aqui em OMundoDeAmanha.org.