Nós devemos superar!

Comentário sobre este artigo

“Tenho um sonho de que um dia os meus quatro filhos viverão numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo do seu carácter.” - Dr. Martin Luther King, Jr., 28 de Agosto de 1963

Sessenta anos depois de o Dr. King ter proferido o seu discurso “Eu tenho um sonho” nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, D.C., estarão os Estados Unidos – ou o mundo inteiro, aliás – mais perto de realizar o seu sonho?

Poucos negariam que, apesar das muitas mudanças na sociedade, o sonho de King não foi plenamente realizado. E no meio de discussões sobre raça e equidade, muitos dos aliados e inimigos de King negligenciaram a importância das suas últimas cinco palavras acima: “o conteúdo do seu carácter”.

As leis podem ser impostas de fora, mas só individualmente os homens e as mulheres podem desenvolver o carácter de que King falou. Este desenvolvimento de caráter está no cerne do verdadeiro Cristianismo, como explicou o Apóstolo Paulo:

“Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo;  pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.  E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência;  e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança” (Romanos 5:1–4).

À medida que os Cristãos constroem o carácter e a esperança, eles aprendem como render-se a Cristo, permitindo-Lhe realizar a Sua vontade nas suas vidas (Filipenses 2:13). À medida que os Cristãos aprendem a confiar no seu Salvador e no Espírito Santo que habita neles, Cristo pode viver a Sua vida santa e justa dentro deles (Gálatas 2:20).

Não basta simplesmente dizer que temos fé. Lembre-se de que Jesus disse: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mateus 7:21). O que acontece com aqueles que afirmam “amar a Deus”, mas não conseguem fazer a Sua vontade? O Apóstolo João explicou: “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte” (Apocalipse 21: 8).

King esperava por mudanças sociais durante a sua vida, mas mesmo o seu discurso “Eu tenho um sonho” reconheceu tacitamente que o seu sonho não seria totalmente realizado até o regresso de Cristo. King disse: “Eu tenho um sonho de que um dia todo vale será exaltado, e toda colina e toda montanha serão niveladas, os lugares acidentados se tornarão planícies e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelado e toda a carne juntamente o verá”.

Essas palavras foram a paráfrase de King de uma famosa passagem do Antigo Testamento, Isaías 40:4–5. Muitos dos que se lembram do poderoso discurso de King não conseguem perceber que o profeta Isaías não estava descrevendo alguma utopia criada pelo homem; ele estava descrevendo o mundo sob o governo do Messias – Jesus Cristo. Nesse mundo que está por vir, não apenas os Cristãos construirão o caráter a partir de dentro, mas as leis externas também encorajarão o comportamento piedoso. O sonho de King será realizado – quando Jesus Cristo regressar.

No entanto, mesmo enquanto aguardam esse dia, os Cristãos de hoje podem construir o caráter que advém da submissão a Deus e da obediência a Ele. Aqueles que o fazem, no mundo de hoje, onde as leis da humanidade por vezes funcionam contra o desenvolvimento do carácter piedoso, é prometida a bênção especial de serem as “primícias” na ressurreição, quando Cristo regressar (1 Coríntios 15:23). Superando as tentações de Satanás, do ego e da sociedade, uma recompensa maravilhosa os aguarda: “Aquele que vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus e ele será meu filho” (Apocalipse 21:7).

Alegremo-nos porque os verdadeiros Cristãos podem fazer “todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13) e podem verdadeiramente dizer: “Nós venceremos!”

Para saber mais, leia nosso artigo do Mundo De Amanhã “Racismo na América: uma coisa do passado?” e assista às nossas transmissões do Mundo De Amanhã “The Soon-Coming Utopia” e “Bem-vindo ao Milênio!”