O poder da luz

Comentário sobre este artigo

A maioria das crianças já pegou uma lupa e usou o poder da luz solar concentrado para queimar folhas ou papel ou fritou um ovo em uma calçada aquecida pelo sol de verão. A luz é muito poderosa.

A energia da luz em várias formas é utilizada para diagnósticos médicos e tratamentos de doenças por radiação eletromagnética, raios-x e lasers. A energia luminosa também é usada na fabricação, telecomunicações, militares, segurança e uma série de outras aplicações. Nosso controle remoto de televisão usa luz infravermelha para mudar de canal e ajustar o volume. Os painéis solares captam a luz do sol para gerar eletricidade. Nossa pele capta a luz solar para converter uma forma de colesterol em nossos corpos em vitamina D3. A energia luminosa é convertida pelas plantas em alimento (fotossíntese). A luz solar aquece a terra, mantendo a temperatura dentro da faixa necessária para manter a vida. Não haveria comida ou vida sem luz.

A luz nos permite ter visão e é de fato usada como uma metáfora para visão, entendimento, verdade e retidão. A luz é um símbolo do Criador e Salvador da humanidade, Jesus Cristo (João 1:1–13). Sem luz há escuridão, que é uma metáfora para ignorância, injustiça, obras perversas e falta de visão. A Bíblia usa a luz como símbolo para ensinar verdades vitais à humanidade.

Gênesis 1:3–18 nos diz que Deus criou a luz e disse que era boa, e então criou luzes maiores e menores para iluminar a Terra. O Senhor apareceu como uma coluna de fogo dando luz a Israel ao conduzi-los para fora do Egito (Êxodo 13:21, Neemias 9:12, 19). Deus deu instruções sobre lâmpadas para iluminar o tabernáculo e o templo (Êxodo 25, 27, 20).

Davi declarou: “O Senhor é a minha luz” (Salmo 27:1). Isaías profetizou sobre uma grande Luz que viria (Isaías 9:2), e João Batista prestou testemunho da verdadeira Luz, Jesus Cristo, que ilumina a todos (João 1:6–9). O início do ministério de Jesus cumpriu a profecia de Isaías de que “o povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz… A luz raiou” (Mateus 4:14–16).

Podemos usar a expressão “então me ocorreu” ou expressões semelhantes como “eu vejo a luz” ou “a luz veio” e “isso foi esclarecedor” referindo-se a chegar a entender. Isso é o que acontece quando Deus nos chama – a “luz se acende” e de repente vemos (entendemos). Pedro explicou que Deus está preparando “a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).

Deus dramaticamente chamou Saulo (Atos 9), mais conhecido como Paulo (Atos 13:9), que literalmente “viu a luz”. Quando Paulo foi levado perante o rei Agripa, ele relatou seu chamado para pregar o evangelho aos gentios “para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim” (Atos 26:18). 

Infelizmente, a maioria da humanidade ama mais as trevas do que a luz porque suas ações são más e eles não vêm para a luz para que suas ações não sejam expostas (João 3:19–20). Satanás cegou o mundo “para que não lhes resplandeça a luz do evangelho” (2 Coríntios 4:4).

Jesus disse claramente: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas” (João 8:12). Ele também disse a Seus seguidores: “Vós sois a luz do mundo” e “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens” (Mateus 5:14, 16).

Todos nós éramos “Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Efésios 5:8). “ E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas” e “Cristo te esclarecerá.” (vv. 11–14). A luz é poderosa. 

Você pode estar interessado nestes guias de estudo esclarecedores para ajudá-lo em seu estudo da palavra de Deus: Você Acredita No Verdadeiro Evangelho?, O Que É Um Verdadeiro Cristão? e o Curso de Estudo Bíblico do Mundo de Amanhã.