Os benefícios do perdão

Comentário sobre este artigo

Tudo o que fazemos tem um custo. O custo pode incluir dinheiro, tempo, esforço físico ou mental, ou um tributo à nossa saúde emocional e bem-estar. Às vezes, o custo de nossas ações é imposto às pessoas que amamos. Deixar de perdoar os outros exige um custo tremendo.

Se alguém bater em nosso automóvel, não haverá apenas um custo monetário para reparos, mas também os custos de inconveniência, trauma físico, frustração e tempo gasto em fazer chamadas de telefone, preencher ações de seguro e obter relatórios policiais.

Também há um custo por não perdoar outra pessoa que o ofendeu. Na verdade, são impostas penalidades terríveis por não perdoar outra pessoa. Perdoar outra pessoa pode ser uma coisa difícil de fazer, talvez até aparentemente impossível. A pessoa que nos ofendeu tem uma "dívida" conosco. Somente aquele que está “segurando a nota da dívida” pode escolher perdoá-la.

Em psicologia, o perdão é uma escolha deliberada de abandonar a raiva e o ressentimento contra a pessoa que lhe causou dano. O perdão é como se você perdoasse uma dívida.

Pesquisas médicas conduzidas em hospitais e universidades descobriram benefícios de saúde para o perdão. Estes benefícios incluem redução da pressão arterial e freqüência cardíaca, diminuição do estresse, menos depressão e ansiedade, melhora do sono, menos dor e maior bem-estar psicológico. Quem perdoa tem mais paz de espírito. A negatividade é substituída por uma mentalidade positiva, relacionamentos mais saudáveis e até mesmo um sistema imunológico mais forte. Estes são enormes benefícios físicos para o ato de perdoar!

Mas aqueles que guardam rancor, recusando-se a perdoar, sofrerão penalidades físicas por sua raiva, ódio, amargura, depressão e ansiedade, todos os quais afetam seu bem-estar físico e mental.

Aqueles que estudam as religiões do mundo entendem que um dos elementos mais importantes do Cristianismo é o perdão dos pecados que Jesus Cristo tornou possível por meio de Sua crucificação, suportada para o benefício da humanidade. Seu sangue cobre a pena pelos pecados dos crentes, tornando possível nossa reconciliação com Deus e estendendo a nós a promessa de vida eterna.

Mas o interessante é que Jesus Cristo exige que perdoemos aqueles que nos injustiçaram! Na verdade, é essencial que façamos isso para recebermos Seu perdão! Em Lucas 6, Jesus instruiu Seus discípulos a “Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão ”(vv. 36–37).

Em Mateus 6, no que é conhecido como "Oração do Senhor" ou "Oração-modelo", está a instrução clara de Cristo: " Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores " (v. 12). Depois da oração, Cristo explica: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.  Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas ”(vv. 14-15). Uau, isso é sério! A consequência de não perdoar os outros é que não seremos perdoados por Deus e, sem Seu perdão, estaremos condenados à morte. Essa é uma consequência pesada!

Pode-se pesquisar citações “famosas” sobre o perdão e ver que algumas delas captam um vislumbre do que significa perdoar, enquanto outras erram totalmente o alvo. Por exemplo, alguém diz que, visto que a Bíblia diz “perdoe setenta vezes sete”, eles estão mantendo um gráfico. Mesmo?! Isso perde totalmente a lição objetiva! Outro disse para perdoar seus inimigos porque realmente os irrita. Isso também perde o ponto.

Todos devem ler a parábola de Cristo do servo que não perdoa em Mateus 18. Conclui com a instrução clara de que devemos perdoar "de coração" se quisermos receber o perdão de nosso Pai (v. 35). Isto faz parte de ser um verdadeiro cristão.

Aprenda mais sobre a maravilhosa verdade da graça de Deus para conosco - e o que devemos fazer para honrá-la. O livreto O Que É Um Verdadeiro Cristão? está disponível gratuitamente, online ou impresso, aqui no Mundo De Amanhã.