Podemos pensar na vida eterna como um ativo tangível?

Comentário sobre este artigo

Quando eu estava no colégio, participei duma peça dum ato que chegou às finais estaduais. Nossa última competição começou às 21h00. na sexta à noite. Como observador do Sábado, não pude participar. "Você não pode faltar à igreja uma vez?" uma garota do nosso elenco me perguntou, casualmente acrescentando: "Deus entenderia."

A resposta à sua pergunta viria a mim anos depois: Deus entende muito bem as coisas pelas quais em vão lutamos nesta vida. Na verdade, somos nós que não entendemos e perdemos de vista a promessa de vida eterna de Deus. A compreensão total do que essa promessa significa deve torná-la a meta suprema de nossa vida.

Nós realmente compreendemos o que é a vida eterna? Afinal, nunca antes o experimentamos, então pode parecer etéreo e fora de alcance. Por outro lado, esta vida física parece muito real - ou tangível - para nós. Portanto, pode parecer muito mais tangível do que a promessa de vida eterna.

Primeiro, os fatos bíblicos: sabemos que a vida eterna é o dom que Deus nos dá por meio da graça (Romanos 6:23), e buscamos esse dom por meio da fé e da ação (Tiago 2:24; Romanos 2: 6–7). Vida eterna realmente significa viver para sempre, porque a morte é destruída depois que o plano de Deus é cumprido (1 Coríntios 15:54; Apocalipse 21: 4).

A Bíblia revela que, para receber esta promessa, há algo que devemos fazer agora: guardar os mandamentos (Mateus 19: 16–19). Esses são apenas os “grandes” mandamentos? Tiago 2:10 declara que “todo aquele que guardar toda a lei e, no entanto, ofender em um ponto, é culpado de tudo”! E Isaías foi inspirado a escrever: “Ai dos que começam puxando a transgressão com um fio, mas acabam arrastando o pecado como se com uma corda de carroça” (Isaías 5:18, Bíblia Judaica Completa). Alguns pecados podem parecer menores, mas os “pequenos” pecados podem nos levar para o caminho errado!

Como a conexão entre a observância dos mandamentos e a vida eterna pode ser mais tangível para nós? Imagine que alguém lhe prometeu US $ 10 milhões se você não mentisse por um ano. Seu primeiro pensamento todas as manhãs provavelmente seria: "Não vou mentir hoje!" Por quê? Porque $ 10 milhões são tangíveis. Você conhece pessoas que realmente têm tanto dinheiro. A realidade da recompensa o inspiraria. Mas não seria fácil dizer sempre a verdade, e provavelmente você enfrentaria provações. A questão então se torna: fazer o que é certo vale a recompensa? A mesma pergunta se aplica à busca pela vida eterna.

Mas como sabemos que a vida eterna é realidade? Porque alguém já o obteve - nosso Salvador, Jesus Cristo (1 Coríntios 15: 20–23)! E Ele nos diz que, independentemente do que deixarmos para trás por Sua causa, receberemos uma recompensa cêntupla, “e na era vindoura vida eterna” (Marcos 10: 29-30). Além disso, Paulo escreveu que o dom da vida eterna vale qualquer sofrimento sofrido nesta vida física (Romanos 8:18). Tornar-se parte da família de Deus como filhos totalmente espirituais irá literalmente consertar tudo o que sofreu durante esta vida física - até a morte!

Existe algo que podemos fazer para tornar a vida eterna mais tangível em nossa vida atual? Em 2 Coríntios 4:18, Paulo diz que devemos procurar as coisas que não são vistas porque são eternas. Como você pode acreditar em coisas que não são vistas? Hebreus 11: 1, “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.” A fé é a chave para tornar as coisas invisíveis de Deus reais em nossas vidas. Com o tempo, nossa esperança se torna menos fundamentada em nossa fé falível e mais na fé do próprio Cristo em nós (Gálatas 2:20).

Como o Apóstolo nos diz: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Coríntios 2: 9). Com esta promessa, podemos saber que vale a pena dedicar toda a nossa vida à meta da vida eterna.

O Mundo De Amanhã oferece os livretos O Que Acontece Quando Você Morre? e João 3:16: Verdades Ocultas do Versículo de Ouro. Certifique-se de examiná-los e aprender mais sobre a emocionante verdade sobre o Evangelho de Jesus Cristo.