Promessas feitas, promessas mantidas

Comentário sobre este artigo

As pessoas costumam fazer promessas que não cumprem – e se você é como a maioria das pessoas, está cansado de promessas vazias. Existem poucos entre nós que não experimentaram isso de uma pessoa ou de outra.

Durante as campanhas políticas, somos bombardeados com anúncios atacando o oponente e seu histórico, muitas vezes destacando promessas que não cumpriram. Outros líderes e indivíduos também fazem promessas vazias. Você pode receber a promessa de uma promoção, um aumento de salário e benefícios, melhores horas, seu próprio espaço de estacionamento e muito mais. Quantas vezes essas promessas não são cumpridas?

Muitos que fazem promessas são sinceros em seu desejo de cumpri-las. Mas, seja no governo, nos negócios ou em qualquer outro empreendimento, quase todos os seres humanos falham em cumprir suas promessas uma vez ou outra. Há muita culpa por não cumprir promessas - algo inesperado acontece, um obstáculo imprevisto é encontrado, uma entrega não é feita no prazo, ocorre um acidente, a energia falha ou acontecem outras coisas que estão fora de nosso controle, tornando difícil ou impossível manter a promessa que fizemos.

Então, em quem se pode confiar para manter suas promessas? Na minha experiência, todos os humanos falham no teste. Somente o Deus Todo-Poderoso sempre cumpre Suas promessas sem falhar.

Quase todos, pelo menos nas nações Ocidentais, já ouviram falar do conceito bíblico da “Terra Prometida”. Deus prometeu a Abraão, Isaque e Jacó (que foi renomeado “Israel”), juntamente com seus descendentes, uma terra na área de Canaã, também geralmente chamada de Palestina, Levante e outros nomes em diferentes momentos da história.

No relato bíblico, após a morte de Moisés, Josué liderou os filhos de Israel na conquista desta Terra Prometida. Quando Josué ficou velho e a conquista da terra foi amplamente realizada - embora não completamente - o Senhor disse a Josué para dividir a Terra Prometida entre as tribos de Israel por sorteio (Josué 13:1-7). Na conclusão desta distribuição, lemos esta declaração profunda: “Nenhuma palavra falhou de todas as boas coisas que o Senhor havia falado à casa de Israel. Tudo aconteceu” (Josué 21:45). Deus cumpriu Sua promessa em cada detalhe.

No discurso de despedida de Josué a Israel, ele reiterou que “Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu” (Josué 23:14). Promessas feitas, promessas cumpridas.

Deus não pode mentir (Tito 1:2) e Sua palavra é a verdade (João 17:17). De fato, toda palavra falada por Deus é verdadeira (Salmo 119:160). Quando Deus faz uma promessa, Ele está dizendo a verdade e cumprirá as promessas que faz, ao contrário da humanidade.

 

1 Reis 8 contém o relato da dedicação do templo construído durante o reinado do rei Salomão. Extensos preparativos e coleta de materiais preciosos para a construção do templo foram feitos pelo pai de Salomão, o rei Davi, filho de Jessé, durante sua vida. Como é feito com as dedicatórias de edifícios hoje, Salomão fez um discurso dedicatório. Seu discurso incluiu esta declaração: “Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo de Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo” (1 Reis 8:56). Promessa feita – e promessa cumprida.

Estes são apenas dois exemplos das muitas promessas que Deus fez aos Seus servos ao longo do tempo. O Messias, Jesus de Nazaré, também fez promessas para Seus seguidores. Jesus Cristo cumprirá essas promessas ao completar o plano de Deus.

Você pode achar útil nosso livreto gratuito O Deus Real: Provas e Promessas. Certifique-se de encomendar sua cópia gratuita ou lê-la online aqui mesmo no MundodeAmanha.