Ser ou não ser cumprido

Comentário sobre este artigo

Ser ou não ser cumprido – essa é a questão sobre se as profecias Bíblicas foram cumpridas ou ainda não foram cumpridas. É uma pergunta justa, com certeza, apesar de minhas desculpas a William Shakespeare por se apropriar de sua peça “Hamlet” do famoso solilóquio falado pelo príncipe Hamlet.

Ateus e humanistas não acreditam que a Bíblia é a palavra de Deus. Outros têm uma visão cética da Bíblia e de suas profecias. Alguns que se dizem Cristãos pensam que as profecias eram apenas para os tempos do Antigo Testamento e não são relevantes hoje. Outros sabem que existem profecias especificamente sobre o “fim dos tempos”, e um número crescente de pessoas está começando a acreditar que estamos realmente vivendo naqueles tempos. Estudantes sérios da Bíblia estão muito cientes das profecias do fim dos tempos e estão aguardando o cumprimento desses eventos.

A profecia é uma parte significativa da Bíblia, incluindo as profecias do Novo Testamento para o fim dos tempos entregues por ninguém menos que o próprio Jesus Cristo. Então, sim, a profecia Bíblica não é apenas para os “antigos tempos”, mas é muito relevante para os dias de hoje.

A maioria das pessoas está ciente do termo apocalipse, que hoje é um apelido ou metáfora para “o fim do mundo”. Apocalipse é (um tanto enganosamente) usado para descrever a destruição em massa de qualquer coisa, por qualquer coisa. Dezenas de filmes de desastres têm a palavra “apocalipse” no título. Nesses filmes, a destruição pode ser provocada por anjos ou alienígenas, canibais ou cowboys, meteoros ou Maias, naves espaciais ou tubarões, ou pelo zodíaco ou zumbis.

A palavra apocalipse também se tornou um mal-entendido geral do livro do Apocalipse da Bíblia. Na verdade, a palavra revelação é uma tradução para o Inglês da palavra grega ἀποκάλυψις (apokalupsis, ap-ok-al'-oop-sis) Strong's G602, que significa “aparecer, vir, iluminar, manifestação, ser revelado, revelação”.

Mas muitas pessoas também acreditam que o livro do Apocalipse é um mistério e não pode ser entendido. Alguns pensam que o autor do livro pode ter alucinado. Mas, como as primeiras frases do livro afirmam, é “A Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos – coisas que devem acontecer em breve. E ele o enviou e o notificou pelo seu anjo a seu servo João, que deu testemunho da palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo, de tudo o que viu”.

Mas, a maioria fica intrigada e perplexa com os símbolos e imagens misteriosos e conclui que não faz ideia do que isso significa. Outros podem “ver” nele o que querem ver, interpretando-o para se aplicar a algum evento político ou desastre natural.

Há vários lugares onde a Bíblia usa a frase “para que se cumprisse” a respeito de profecias referentes a Jesus Cristo. De fato, todas as profecias sobre a vinda de Jesus em carne foram cumpridas. Veja Atos 13:29: “E, tendo eles cumprido tudo o que estava escrito a respeito dele, tiraram-no do madeiro e o puseram num sepulcro”.

Muitos notaram as numerosas profecias que foram cumpridas sobre a vida de Jesus Cristo (por exemplo, Mateus 1:22, 2:15, 17, 23, 4:4). Jesus disse: “São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos” (Lucas 24:44).

Muitas profecias a respeito de outras coisas são declaradas na Bíblia como já cumpridas. Mas há de fato profecias ainda a serem cumpridas, que serão cumpridas como eventos do fim dos tempos. Jesus também advertiu que muitos seriam distraídos de assistir no fim dos tempos e apanhados de surpresa quando Ele regressar (Lucas 21:34). Mas você não precisa estar entre eles!

Para ajudá-lo em seu estudo da profecia Bíblica, assista à transmissão “Profecia Cumprida” e encomende ou leia online os livretos gratuitos Profecia Cumprida: A Mão de Deus nos Assuntos Mundiais e Revelação: O Mistério Revelado!