Tudo tem um fim, exceto...

Comentário sobre este artigo

Tudo o que é físico tem um começo e um fim, incluindo o sol, a lua e as estrelas, a terra e tudo que há nela, e cada um de nós. Sim, todos chegaremos ao fim de nossas vidas físicas num dia ou no outro.

A maioria de nós já experimentou a morte de um ente querido. As crianças muitas vezes experimentam a morte de um animal de estimação antes de um membro da família. A visão de um corpo sem vida é muito preocupante.

Desde a criação do homem no Jardim do Éden, a humanidade ganhou a pena de morte. Conforme declarado em Hebreus 9:27, “ E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo”.

A humanidade tem uma infinidade de visões filosóficas e religiosas sobre o que acontece após a morte. Alguns acreditam que uma alma vai para o céu ou inferno ou purgatório após a morte. Alguns acreditam no submundo, alguns na reencarnação em outra vida, alguns na espera até ao dia do julgamento e alguns acreditam que não há vida após a morte.

A Bíblia revela o que o Deus Criador fez no princípio e também o que acontecerá no fim. Deus desenvolveu planos que são “orientados para o tempo”, com fases e etapas que ocorrem em ordem até que alcancem os resultados e a conclusão desejada. Muitas profecias antigas já foram cumpridas, enquanto outras foram feitas para o fim dos “tempos finais” ou “últimos dias”, que provavelmente começarão em breve.

Falando de vida e morte, Deus disse a Adão e Eva o que aconteceria se eles desobedecessem à Sua instrução de não comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Eles desobedeceram e, com o tempo, morreram - como todos nós.

Mas muitos não percebem que existem dois tipos de morte — uma primeira morte e uma segunda morte, conforme revelado na Bíblia. Muitos não sabem disso porque não leem o livro de Apocalipse, onde o termo “segunda morte” é usado quatro vezes. Observe que Apocalipse é a Revelação (revelação) de Jesus Cristo (v. 1), que Ele é o “Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim” (v. 8).

O primeiro uso do termo “segunda morte” está em Apocalipse 2:8–11, onde se dirige à segunda das sete igrejas, Esmirna, instruindo-os a serem fiéis até a morte para receber a coroa da vida, e que eles não sejam feridos pela segunda morte.

O segundo uso está em Apocalipse 20:6, onde fala daqueles que estão na primeira ressurreição. Você sabia que existe mais de uma ressurreição? Os da primeira ressurreição viverão e reinarão por mil anos com Jesus Cristo (v. 4). A segunda morte não tem poder sobre eles (v. 6).

O “resto dos mortos” (aqueles que nunca nesta vida presente tiveram a oportunidade de conhecer o verdadeiro Deus, ou o nome de Jesus Cristo o unico meio por o qual podemos ser salvos), não viverão novamente até que os mil anos se completem. Eles serão ressuscitados fisicamente para seu período de julgamento, de acordo com suas obras (v. 5, 12–13).

Mais tarde, ocorrerá a segunda morte, que é o lago de fogo (v. 14). Esta morte é para sempre para aqueles que não viverão no caminho de Deus e, consequentemente, não serão considerados dignos de estar no Livro da Vida (v. 14–15).

O quarto uso está em Apocalipse 21:8, que descreve aqueles que não se arrependerão de seus atos pecaminosos, trazendo o seu fim — destruição para a eternidade no lago de fogo, que é a segunda morte.

Deus quer que todos sejam salvos (1 Timóteo 2:4). Mas, aqueles que se recusarem a se submeter e aprender o caminho de Deus no final do milênio – o reinado de Jesus Cristo nesta terra – não receberão a vida eterna. Eles devem deixar de existir.

Para saber mais sobre este assunto, leia os guias de estudo informativos O Que Acontece Quando Você Morre?, Qual É O Sentido Da Vida?, Apocalipse: O Mistério Revelado e Os Dias Sagrados: O Plano Mestre De Deus. Todos estão disponíveis gratuitamente, impressos ou online, aqui mesmo no Mundo De Amanhã.