Um "Camponês Explorado Com Atitude"?

Comentário sobre este artigo

Jesus Cristo era apenas um profeta compassivo ou era realmente Deus em carne? O Apóstolo Paulo avisou que muitos viriam e pregariam “outro Jesus que nós não temos pregado” (2 Coríntios 11: 4) e as teorias sobre Jesus certamente abundam. Alguns professos eruditos Cristãos até afirmam que Jesus não era nada mais do que "um camponês explorado com uma atitude" ("O retrato‘ blasfemo ’de Jesus por John Dominic Crossan,” CNN.com, 27 de Fevereiro de 2011).

Por quase 2.000 anos, as pessoas freqüentemente ignoraram os ensinos claros das Escrituras e pregaram “outro” Jesus. No entanto, entender quem era Jesus é vital para qualquer um que afirma ser Cristão. Paulo ensinou seus irmãos a “Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo” (1 Coríntios 11: 1) e instruiu os Cristãos a “obedecerem a Ele” (Colossenses 2: 6, Nova Tradução Viva). Como podemos imitar a Jesus e viver em obediência a Ele se não sabemos quem Ele foi?

Os estudiosos continuam a debater sobre quem Jesus realmente foi. Por exemplo, John Crossan recebeu alguma pressão por afirmar que Jesus era "um camponês explorado com uma atitude" que não fez milagres, não morreu pelos pecados da humanidade e não ressuscitou do túmulo depois de três dias e três noites no túmulo (CNN.com, 27 de Fevereiro de 2011).

Num livro de 1991, Crossan argumentou que Jesus era simplesmente "um pregador errante" que assumiu a forma dos "cínicos" pagãos, que eles próprios eram "um bando de miseráveis e malucos" que usavam capas esfarrapadas e cabelos esvoaçantes (Crossan, Jesus: A Biografia Revolucionária).

Mas estas afirmações simplesmente contradizem as Escrituras. O Evangelho de João revela que os soldados tiraram a sorte da túnica de Jesus porque ela era bem feita, sem costura e, conseqüentemente, não era apenas de alta qualidade, mas também de grande custo (João 19: 23-24). Mateus 12:40 afirma claramente que Jesus estaria três dias e três noites no túmulo. Mateus 28: 6 e numerosas Escrituras relatam que Jesus realmente ressuscitou dos mortos.

Curiosamente, Jesus nem mesmo usava cabelo comprido, como normalmente é retratado. 1 Coríntios 11:14 afirma claramente que usar cabelo comprido é vergonhoso para o homem, mas para a mulher é uma glória (v. 15). E na visão apocalíptica de João, ele retrata instrumentos de guerra e crueldade em imagens assustadoras e demoníacas como tendo "rostos de homens" (Apocalipse 9: 7), enquanto usavam cabelos longos "como cabelos de mulheres" (v. 8). Jesus usava cabelo curto e parecia um judeu típico e saudável que era capaz de “se misturar” para escapar de multidões furiosas sem ser notado (João 8:59).

A Escritura explica que “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez ”(João 1: 1–3). O Ser que se tornou Cristo era “desde os dias da eternidade” (Miquéias 5: 2) e é “o Alfa e o Ômega” (Apocalipse 1: 8), o “primeiro e o último” (v. 11).

Este poderoso Ser então “se tornou carne” e viveu uma vida perfeita nesta terra (João 1:14). Ele morreu pelos nossos pecados (1 Coríntios 15: 3) e ressuscitou para se sentar à destra de Deus, como o Filho de Deus (Lucas 22: 69-70), até o tempo determinado quando Ele regressará como Rei dos reis para estabelecer o Reino de Deus nesta terra (Apocalipse 17:14). Não, Jesus não era um Judeu "simpático" efeminado e de cabelos compridos. Ele não era um profeta ou zelote enlouquecido e desgrenhado. Ele era o Filho de Deus que viveu uma vida perfeita na carne quase 2.000 anos atrás. E, Ele é o Salvador da humanidade (Atos 13:23, Tito 3: 4). A Escritura proclama que aqueles que atacam a divindade de Cristo estão defendendo a doutrina do anticristo (1 João 4: 3). Certamente, este é um tópico vital para entender!

Para saber mais sobre quem Jesus realmente foi, assista ao programa do MundoDeAmanha "Foi  Jesus Verdadeiro?" e certifique-se de solicitar sua própria cópia do DVD informativo oferecido nesse programa.