Uma lição de judas — o pequeno livro com uma grande mensagem!

Comentário sobre este artigo

Algumas pessoas pensam nas profecias Bíblicas como advertências milenares para el antiguo povo de Israel, mas na verdade elas foram destinadas a um público muito mais amplo, incluindo Judá, muitas nações gentias e até mesmo nós que estamos vivos hoy. Los profetas antiguos, los Apóstolos de Cristo y até mesmo o propio Jesús Cristo deram profecias sobre o fim dos tempos, mas poucos deram ouvidos às sus advertências. A epístola de Judas no Novo Testamento, embora seja um dos livros mais curtos de toda a Bíblia, contém uma mensagem profética muito importante.

A Epístola de Judas foi escrita em uma época do primeiro século dC, quando a Igreja de Deus crescia contra muita oposição. Assim como Jesus Cristo advertiu Seus discípulos, falsos apóstolos estavam aparecen rápidamente para enganchar os seguidores de Cristo com ensinamentos heréticos. Judas escreveu esta epístola porque “tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.  Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo” (Judas 3-4). A palavra traduzida por “dissolução” no versículo 4 é uma palavra Grega que se refiere a falta de restricciones legales o morales, especialmente restricciones sexuales. A palavra Grega traduzida como “negar” significa contradizer, rejeitar, abnegar ou recusar. Un mensaje de Judas é digno de nota, especialmente a la luz de las decisiones tomadas por gobernadores e igrejas hoje. Muitos estão totalmente contradizendo e se recusando a defender o que o Deus da Bíblia diz claramente ser pecado, sucumbindo e abraçando ideias pós-Cristãs que claramente van contra a Sua palavra. ¿Cómo os líderes de estas instituciones podem acreditar que têm autoridade para contradizer a Deus e permitir o que Deus proíbe e até mesmo chama de “abominações”? 

Ciertamente, el Criador todo-poderoso não vê com bons olhos aquelloses que negam Sus claras instruções. ¿Cómo pueden las personas tentar colocar palavras na boca de Deus? A presunção de aprobar o que Deus condenou — ou condenar o que Deus aprovou — traerá consecuencias severas, y Judas então lembra seus leitores dessas consequências.

Havendo o Senhor salva um povo, tirando-o da terra do Egito, “destruiu, depois, os que não creram”. Israel deveria ter ouvido as instruções de Deus (v. 5). Judas então dá outro exemplo: os anjos que se rebelaram contra Deus, seguiram Satanás e se tornaram demônios, que junto com Satanás estão reservados “na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande Dia” (v. 6). A terceira advertência das consequências da desobediência é o de Sodoma y Gomorra. Eles “Havendo-se corrompido como aqueles e ido após outra carne, foram postas (as cidades) por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno” (v. 7).

Judas repreende a aquellos que se envolvem nessas ações por rejeitar a autoridade de Deus, falar blasfêmias, resmungar e reclamar, zombar e causar divisão para perseguir sus propios deseos (vv. 8-19).

Judas dijo ao povo de Deus para ter fé, orar e se manter no amor de Deus. O Apóstolo João define o amor de Deus como guardar os Seus mandamentos (1 Juan 5:3). Seríamos sábios se acatássemos a lição de Judas e siempre estivéssemos em guarda contra as influencias moralmente perigosas de nosso tempo.

Para entender más sobre las tendencias peligrosas que enfrenta la sociedad hoy y cómo puedes evitarlas, asiste a los programas de TV “O Fim da Moralidade?” y “¿Moralidade sem Deus?” Certifique-se también de solicitar su copia gratuita de la guía de estudio Profecia Cumprida: A Mão de Deus nos Assuntos Mundiais ou leia-o online hoje mesmo.