Uma sociedade cada vez mais perversa?

Comentário sobre este artigo

A maldade e seus sinônimos, como mal, perverso, imoral, pecaminoso e abominável, são palavras intensas que geralmente não aparecem nas notícias diárias ou nas conversas cotidianas. No entanto, a Bíblia as usa centenas de vezes para descrever pensamentos, atitudes, palavras e comportamentos que Deus proíbe. O que acontecerá com o aumentando destas coisas - e até mesmo sendo aceitas e celebradas - nos Estados Unidos e em outros países?

A Oxford Languages define perverso como “mau ou moralmente errado” e mal como “profundamente imoral e perverso”. Biblicamente, a maldade é comparada ao pecado, à injustiça e ao mal — em outras palavras, tudo o que vai contra a definição de Deus para o bem, o que a Bíblia chama de justiça (Salmo 119:172). O Salmo 45:7 nos diz que Deus ama a justiça e odeia a maldade.

Infelizmente, a história da humanidade está cheia de períodos de profunda maldade e atrocidades. Um exemplo bem conhecido de um estado particularmente perverso da humanidade ocorreu durante os dias de Noé, conforme descrito em Gênesis 6:5, que levou Deus a trazer punição mundial por meio de um dilúvio: “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.”

Muitas sociedades estão experimentando um rápido aumento na quantidade e gravidade da iniquidade em quase todas as suas formas - como muitas pesquisas quantificam, artigos descrevem e relatos em primeira mão testemunham. Isto não é surpreendente – Jesus profetizou que o fim dos tempos seria como os “dias de Noé” (Lucas 17:26). Violência, ganância, corrupção, conivência, mentira, brutalidade, perversão, imoralidade sexual em muitas formas e outros pecados são aparentemente mais aceitos e comuns do que nunca. O que é mais perturbador é o fato de que mais e mais formas de maldade estão sendo oficialmente e abertamente adotadas, celebradas e promovidas por organizações influentes de mídia, negócios, entretenimento, medicina, educação e governo em seus anúncios, produtos, políticas, leis, currículos e missões.

Por mais perturbador que seja o aumento da maldade agora, o pior está no horizonte. O movimento para descriminalizar o “trabalho sexual” está ganhando terreno à medida que ativistas e políticos defendem tais leis, incluindo o apoio da vice-presidente Kamala Harris. O poliamor, a chamada “não-monogamia ética” ou a prática de ter abertamente múltiplos parceiros românticos, está em ascensão. A linha entre aborto e infanticídio parece tênue. Ainda pior provavelmente acontecerá, incluindo práticas como pedofilia, incesto e bestialidade, juntamente com formas mais extremas e abertas de racismo, ódio, ganância, corrupção, roubo e violência – incluindo tiroteios em massa – porque a maldade sempre cresce em prevalência e gravidade. a menos que se arrependa ativamente disso.

Talvez muitos zombariam da ideia de maldades mais extremas como infanticídio, prostituição, estupro, pedofilia, incesto e bestialidade se tornarem mais abertas, legalizadas e aceitas em nossa sociedade “moderna”. Mas o fato preocupante é que muitos destes comportamentos já ocorrem e estão mais acessíveis do que nunca por meio da Internet – e muitos deles estão se tornando mais comuns. Estas formas “extremas” de maldade existiram ao longo da história, evidenciadas pelo fato de que Deus especificamente proibiu muitas delas (cf. Levítico 18; Êxodo 20:13–14; Provérbios 23:27–28; Marcos 9:42). Alguns comportamentos perversos Deus proibiu especificamente porque as sociedades vizinhas os praticavam e Ele não queria que Seu povo sucumbisse ao mesmo mal (Levítico 18:3, 24–29).

Quais são os efeitos na vida das pessoas reais da crescente maldade ao nosso redor? Deus Todo-Poderoso proibiu certos comportamentos porque eles levam à dor, sofrimento, doença e morte. As trágicas consequências da iniquidade crescente serão generalizadas e incluirão famílias desfeitas e sociedades arruinadas, conflitos e ressentimentos, corrupção generalizada — e, talvez o mais preocupante, a ira de Deus.

Por que os seres humanos, individual e coletivamente, não podem escapar e resistir à tentação de agir perversamente? A principal razão é que “o mundo inteiro jaz no maligno”, um dos títulos do diabo (1 João 5:19; Efésios 6:16). É de partir o coração ver tanto da humanidade ser vítima dos enganos perversos do diabo.

Maldade não é uma palavra agradável, mas é cada vez mais uma das palavras mais apropriadas para descrever a sociedade. É vital reconhecer pensamentos, palavras, ações e movimentos perversos - e chamá-los como Deus os chama.

Embora Deus condene o pecado, Ele também oferece a solução, que é exatamente a mesma que Jesus pregou no início de Seu ministério: arrependimento, significando uma mudança profunda, sincera e de todo o coração. Mudanças drásticas são necessárias em muitas sociedades ao redor do mundo porque Deus não considera a maldade levianamente e a maldade da qual não se arrepende traz punição. “Castigarei o mundo pela sua maldade, e os ímpios pela sua iniquidade” (Isaías 13:11 NVI-PT).

Que as palavras de Deus por meio de Seu servo Davi atinjam os corações receptivos em todos os Estados Unidos e em outras terras: “Tenha já fim a malícia dos ímpios” (Salmo 7:9).

Jesus e Seus Apóstolos trouxeram a mensagem das boas novas sobre um mundo melhor por vir. Você pode começar a se preparar para esse mundo em sua vida agora. Solicite os livretos gratuitos O Que É Um Verdadeiro Cristão e Você Acredita No Verdadeiro Evangelho?