Você pode ser curado!

Você pode ser curado!

No programa de hoje, perguntarei coisas simples. Deus cura nos dias de hoje? E, mais importante, vocês podem ser curados divinamente? Também falarei de quatro chaves vitais, caso queiram a cura de Deus na vida.
E ainda irei falar de uma das obras literárias mais prudentes já escrita sobre o assunto, então não saia daí.

A seguir, "O Mundo de Amanhã".

Você já deve ter imaginado. Há muita emoção no ar. O organista toca uma música emotiva. As pessoas olham para cima balançando seus braços com lágrimas no rosto, proferindo "Louve o Senhor" e "Obrigado, Jesus". Então, um cadeirante aparece. O famoso evangelista pergunta há quanto tempo ele está aleijado e se acredita que Jesus pode curá-lo. Ele dá um tapa na testa do coitado gritando um comando: "Esteja curado." O homem cai, como em um transe nos braços de um assistente. Assim que acorda, ele se levanta e sai do palco louvando o Senhor, sem muletas ou cadeira de rodas.

Tais cenas sempre acontecem ao redor do mundo, mas a pergunta é a mesma, seriam curas verdadeiras de Deus? Várias pesquisas ao longo dos anos afirmam que não. Pregadores itinerantes já viajaram por toda América do Norte com barracas de sessões de cura. Muitas vezes, não havia curas reais. Atores ajudavam a enganar o povo crédulo que queriam dar contribuições generosas. Aqueles que realmente necessitavam de uma cura não subiam ao palco com a desculpa de que não havia tempo o suficiente para eles. Mesmo quando conseguiam ir ao palco, eles eram manipulados para enganar o público e fazê-los acreditar em um milagre, quando nada havia acontecido.

Só Deus sabe se essas pessoas foram realmente curadas, mas tenham certeza de uma coisa, nada disso aparece na Bíblia. Sim, claro que existe a cura divina, mas não como descrito acima, não na Bíblia.

No programa de hoje, perguntarei coisas simples. Deus cura nos dias de hoje? E, mais importante, vocês podem ser curados divinamente? Também falarei de quatro chaves vitais, caso queiram a cura de Deus na vida. E ainda irei falar de uma das obras literárias mais prudentes já escrita sobre o assunto, então não saia daí. Já volto com a resposta para essas perguntas.

HOJE AMANHÃ O MUNDO DE AMANHÃ

Bem-vindos ao "Mundo de Amanhã", onde estou discutindo a pergunta importante: Deus cura nos dias de hoje? Não é uma pergunta simples, pois vidas dependem da resposta. Também ofereço uma obra grátis que pode ser sua, pois ela dará informações mais completas sobre o assunto e que não terei tempo de falar aqui hoje.

Lembro de, quando eu era bem novo, ouvir falar sobre um curandeiro da fé. Fiquei bem aliviado ao saber que, se eu ficasse muito doente, poderia ir até ele. Era o que eu, ingênuo, pensava. Alguns anos depois, estava viajando pela mesma região, perto da base de trabalho dele, e fiquei muito desapontado com o que vi. O povo da cidade contava histórias de pessoas pobres e ignorantes indo até esse suposto grande curandeiro. Eles disseram que muitos saíram de lá sem nada mais que um bolso vazio. O povo local tinha, muitas vezes, que pagar a passagem de volta. Além de vários pedidos por dinheiro, livros e gravações de supostas curas e de demônios sendo expulsos estavam à venda em todo lugar, e era óbvio para nós que aqueles que procuravam se curar eram pobres e sem educação.

Outro curandeiro famoso construiu um grande hospital de pesquisa, onde ele afirmava que descobriria a cura do câncer. E claro que eles usariam os métodos científicos, cirurgias, radiações e quimioterapias das mais avançadas.

E, não sei vocês, mas se alguém colocasse as mãos em mim e curasse minhas doenças, eu preferiria isso, ao invés de fazer dolorosas cirurgias, radiações e sofrer intoxicações. O que houve com esse famoso evangelista? Ele perdeu o poder de curar, ou nunca sequer o teve?

Não dá para saber o que existe, exatamente, na cabeça de alguém, só podemos deixar tais perguntas ao julgamento de Deus. Hoje, quero investigar a Bíblia e ver o que ela nos diz sobre esse assunto muito sério, pois suas vidas podem, literalmente, depender disso.

Para a surpresa de alguns, a Bíblia tem muito a dizer sobre doença e cura. Por exemplo, o Salmo 103 é um dos meus preferidos. Não lerei tudo, mas prestem atenção nessas palavras encorajadoras.

"Que todo o meu ser louve o Senhor, e não esqueça nenhuma das bênçãos! O Senhor perdoa todos meus pecados e cura todas as minhas doenças."

Logo, ou essa frase é verdadeira. ou não é. Deus cura todas as doenças, e Ele iria curar vocês?

Foi isso que aconteceu quando Jesus andou pela Terra. Os chamados Evangelhos do Novo Testamento, ou seja, os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João, estão cheios de exemplos de cura. Uma das primeiras curas de Jesus foi na sogra de Pedro. Falando nisso, quantos cristãos protestantes sabiam que Pedro era casado? Vamos ler sobre essa cura em Mateus, capítulo 8, versículos 14 e 15.

"E Jesus, entrando na casa de Pedro, viu a sogra deste jazendo com febre. E tocou-lhe a mão, e a febre a deixou; e levantou-se e serviu-os."

A lepra era uma praga temida e relativamente comum no Oriente Médio do primeiro século, e, várias vezes, Jesus curou pessoas dessas doenças. Um exemplo é encontrado em Lucas, capítulo 5, versículo 12. Aqui lemos sobre um homem leproso.

"E aconteceu que, quando estava em uma daquelas cidades, eis que, um homem cheio de lepra, vendo a Jesus, prostrou-se sobre o rosto e rogou-lhe dizendo: 'Senhor, se quiseres, bem pode limpar-me.' E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: 'Estou disposto, seja purificado.' E a lepra logo desapareceu."

Outra vez, Jesus curou dez leprosos, mas apenas um o agradeceu. O Novo Testamente está cheio de curas de doenças. É impossível o ler sem passar por elas. Vemos que Jesus curou um aleijado, um homem com a mão mirrada, e uma mulher que padecia de um sangramento há 12 anos.

Uma história famosa é de um homem que nasceu cego. Foi um milagre incrível, mas os Fariseus não acreditavam. Rigorosamente, questionaram o homem. Como aconteceu? Quem é o responsável? Qual era a opinião dele sobre aquele que o fez? Lemos agora João, capítulo 9, no começo do versículo 18,

"Os Judeus, porém, não acreditaram que ele era cego e que agora podia enxergar, enquanto não chamaram os pais do que agora via. E perguntaram-lhes dizendo: 'É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como pode enxergar agora?' Seus pais responderam e disseram-lhes: 'Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego, mas não sabemos porque agora está enxergando, ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, pergunte a ele mesmo, e falará por si mesmo.'"

Há uma pitada de humor na história, pois os Fariseus não conseguiam aceitar o que viam com os próprios olhos. Continuando no versículo 24,

"Chamaram, pois, pela segunda vez, o homem que antes era cego, e disseram-lhe: 'Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem--'" no caso, Jesus-- "'é pecador'. Respondeu ele, pois, e disse: 'Se é pecador, não sei; uma coisa sei, e é que, havendo eu sido cego, agora vejo.' E tornaram a dizer-lhes: 'O que ele fez? Como abriu seus olhos?' Respondeu-lhes: Eu já disse, mas não me ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós, porventura, fazer-vos também seus discípulos?'"

Talvez vocês não sejam cegos e a lepra não lhes cause medo, mas câncer, diabetes, doenças renais ou cardiovasculares, talvez causem. Vocês talvez acreditem que, quando Jesus andou na Terra, ele pudesse lhes curar, mas e hoje? Ele curaria vocês dessas e de outras assustadoras doenças nos dias de hoje? Darei a reposta daqui a pouco, pois primeiro quero oferecer-lhes nosso livro, "Does God Heal Today?" O falecido Dr. Roderick C. Meredith nos mostra uma abordagem honesta, prudente e encorajadora sobre o assunto. Então ligue para nós e peça "Does God Heal Today?" Com esta oferta, também receberão uma inscrição grátis da revista "Mundo de Amanhã", cheia de artigos pertinentes e conhecimentos únicos sobre tópicos importantes de hoje. Visite tomorrowsworld.org/digital para fazer sua inscrição digital e a receba em seu e-mail, mais rápido do que pelo correio. Nos visite no site.

Muitos aceitam que Jesus Cristo fazia os milagres da cura, mas ainda duvidam que hoje, Deus, através dos homens, faça o mesmo. Ainda assim, Jesus fez um comentário interessante na noite em que foi traído.

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que esta, porque eu vou para o meu Pai. E, tudo o que pedir em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei."

O registro bíblico deixa claro que Jesus não era o único que fazia os milagres da cura. Como lê-se em Mateus, capítulo 10, versículo 1,

"E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos para os expulsarem e para curarem toda enfermidade. e todo o mal."

Agora, aos versículos 7 e 8:

"E, indo, pregai, dizendo: 'É chegado o Reino dos céus.' Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos."

Mas, amigos, esse mesmo comando foi dado a outros 70, além dos apóstolos, e nem sabemos o nome desses 70. Prestem atenção em Lucas, capítulo 10.

"E, depois disso, designou o Senhor ainda outros setenta e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir." E Jesus os disse, "E curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: 'É chegado a vós o Reino de Deus.'"

É evidente com essas duas passagens que, além de curar os doentes, era para pregar o evangelho, mas isso era na época. Mas e hoje em dia? Deus cura nos dias de hoje?

Primeiro, devo frisar que Jesus é o mesmo de ontem, de hoje e de sempre, como é dito em Hebreu, capítulo 13, versículo 8. Anotem. Procurem e leiam. Hebreu, capítulo 13 e versículo 8. Depois, Jesus comissionou seus discípulos pelas eras para pregar o evangelho do Reino de Deus para o mundo, e o sinal de cura iria acompanhar a pregação do evangelho. Pode-se ler isso em Marcos, capítulo 16.

Deus nunca quis que a cura virasse um show de circo. Ao contrário, vemos servos de Deus evitando multidões. É verdade que Jesus curou alguém quando havia uma multidão atrás dele, mas não há indicações de que ele montou uma tenda ou construiu um espaço gigante para fazer da cura um espetáculo. Uma vez, pessoas iam a uma casa onde ele estava e era óbvio que elas entravam de maneira ordenada. Vemos que sua mãe e irmãos não conseguiam entrar devido à multidão do lado de fora.

Em outra ocasião, ele levou consigo poucos discípulos, quando foi curar a filha de Jairo. Prestem atenção em Marcos, capítulo 5, versículo 37.

"E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago."

Depois, no versículo 40, vemos como ele retirou as pessoas de lá antes de curar a jovem.

"Porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam--" no caso, foram os três discípulos-- "e entrou onde a menina estava deitada."

Quando um homem surdo e com distúrbio da fala foi trazido a ele, lemos como Jesus o trouxe para longe da multidão que o seguia. Só depois que Jesus o curou.

Mas vamos voltar a falar de vocês. Talvez tenham alguma doença agora e queiram ajuda. Já foram ao médico, e tudo bem, mas já tentaram não procurar Deus? Sabiam que a Bíblia dá instruções do que fazer ao procurar uma cura? E vocês seguiram tais instruções?

Daqui a pouco responderei, mas quero lembrá-los da oferta valiosa de hoje chamada: "Does God Heal Today?" Esse recurso importante e vital enxerga o quadro completo e responde à questão da própria Bíblia. Dr. Meredith, o autor dessa obra íntegra, passou sua vida inteira, por mais de 67 anos, lutando para viver a cristandade original, a cristandade de Jesus Cristo e dos apóstolos. "Does God Heal Today?", está de graça. Vocês não têm nada a perder e tudo a ganhar, então peçam o livro hoje. A oferta de hoje está completamente de graça. Sem custos, sem obrigações. Visite tomorrowsworld.org, no Facebook e YouTube, e nos siga no Twitter.

Amigos, Deus cura hoje, mas vocês precisam saber o que Deus espera de vocês, caso quiserem sua intervenção.

Primeiro vocês precisam pedir que um verdadeiro ministro de Jesus Cristo reze por você.

Muitos professores cristãos, raramente ou nunca leram a Bíblia e não fazem ideia que Tiago 5:14 está nela:

"Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor."

Se vocês estiverem doentes, com uma enfermidade incômoda, E que não conseguem sentir alívio, já seguiram tal comando? Não falo sobre ir a um serviço de cura falso parecido com um espetáculo. Falo sobre ir a um verdadeiro servo de Deus que irá se ajoelhar com vocês e humildemente orar pela intervenção de Deus.

Curar os doentes fazia parte do Ministério de Jesus. Ele comandou seus discípulos, depois chamados de apóstolos, para curarem os doentes e pregar o evangelho do Reino de Deus. Mandou 35 equipes de dois homens para preparar seu caminho e para curar os doentes. E nos diz que um dos sinais de seu verdadeiro ministro seria a cura dos doentes.

Às vezes, não é possível encontrar um ministro perto de vocês que tenha fé viva e que vá ungi-los, mas isso não é um problema. Leremos nos Atos, capítulo 19, versículos 11 e 12,

"E Deus, pelas mãos de Paulo, operou milagres incríveis, Inclusive, seus lenços e aventais eram levados de seu corpo até os doentes, e as enfermidades fugiam, os espíritos malignos fugiam."

Aqui na Igreja Viva de Deus, patrocinadora desse programa, temos muitos pedidos do público para uma unção, e nós enviamos pequenos pedaços de pano, no qual oramos e ungimos com óleo. Então, se precisarem da intervenção de Deus como ajuda para alguma doença física, nossa primeira chave é encontrar um ministro de Jesus Cristo para orar por vocês. Nossa segunda chave é exercitar a fé genuína pela cura.

Vamos voltar às instruções de Tiago em relação aos doentes. Depois de pedir para chamarmos os presbíteros da igreja para ungir com óleo e orar por nós, ele nos afirma no próximo versículo, Tiago 5 e versículo 15:

"E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará."

Aquele que lhes unge precisa ter fé. Ele tem que acreditar nas promessas e corajosamente as proferir, mas vocês, sendo ungidos, também precisam ter fé. Paulo comprova isso em Hebreus, capítulo 11, versículo 6.

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam."

Ao falar sobre pedir sabedoria, Tiago também traz a ideia de que não deveríamos pensar que as preces a Deus serão realizadas se não pedirmos com fé. Lemos isso na carta de Tiago capítulo 1, versículo 6.

"Peça-a, porém, com fé, sem duvidar; porque quem duvida será como a onda do mar, será levado pelo vento. Que tal homem não pense que receberá alguma coisa do Senhor."

Vemos fé na ação quando dois cegos clamaram para que Jesus curasse seus olhos. Como mencionado antes no programa, isso não fazia parte de um serviço de cura, onde as pessoas balançam os braços, o organista instiga emoções, e lágrimas caem como cachoeiras. Não é um espetáculo de circo. Prestem atenção, Jesus os trouxe para dentro da casa e os fez uma pergunta pertinente. Mateus, capítulo nove, versículos 28 ao 30.

"E quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: 'Credes vós que eu possa fazer isto?' Disseram-lhe eles: 'Sim, Senhor.' Tocou, então, os olhos deles, dizendo: 'Seja-vos feito segundo a vossa fé.' E seus olhos se abriram." É importante dizer que Deus nos cura de acordo com Sua vontade, não com a nossa.

Veja esse exemplo do Apóstolo Paulo gravado em Coríntios 2, capítulo 12, versículos 8 ao 10. "Acerca do qual orei três vezes ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: 'A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.' De boa vontade, pois, me glorificarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas. Porque, quando estou fraco, então, sou forte."

Às vezes, Deus diz "sim", "não", e "sim, mas espere". Mas, muitas vezes, o problema é simplesmente a falta de fé. A fé é muito importante.

Assim, as primeiras duas chaves para a cura são: pedir para um ministro verdadeiro de Jesus Cristo orar por você, e número dois, exercitar a fé genuína da cura.

Já volto para dizer outras duas chaves vitais para a cura, mas quero lembrá-los novamente da oferta de hoje. "Deus cura nos dias de hoje?" Responda essa pergunta. Vocês precisam desse auxílio, então liguem hoje ou entrem no site e peçam seu livro: "Does God Heal Today?" E eu já volto com as duas últimas chaves finais. Com essa oferta, vocês também receberão uma inscrição grátis da revista "Mundo de Amanhã", cheia de artigos pertinentes e conhecimentos únicos sobre os tópicos importantes de hoje. Visite tomorrowsworld.org/digital para ter uma inscrição digital enviada diretamente para seu e-mail mais rápido que os correios. Nos visite no site agora mesmo.

Antes do intervalo, falamos das duas chaves da cura de Deus. Número um, pedir para um ministro de Jesus Cristo orar por você, e número dois, exercitar a fé genuína da cura.

Falo apenas superficialmente neste curto programa, e muitos outros argumentos podem ser dados, mas temos tempo apenas para mais dois pontos. Nossa próxima chave é obedecer a Deus.

O Apóstolo João é muito visto como o apóstolo do amor, e, certamente, ele era. Ele fala de amor na sua doutrina sobre a vida de Jesus e nas três cartas encontradas perto do final do Novo Testamento. Aceita-se que ele escreveu no fim do primeiro século, depois de que quase todo Novo Testamento tivesse sido escrito. Ao contrário do que muitos ministros e igrejas ensinam, João ensinou que a lei ainda está em efeito.

Quem melhor para explicar do que João em 1 João, capítulo 2, começando no versículo 3?

"E nisto sabemos que o conhecemos, se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: 'Eu o conheço' e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas quem guardar sua palavra, o amor de Deus estará aperfeiçoado. Aquele que diz que está com Ele também deve andar como Ele andou."

Mas não diziam que manter os mandamentos de Deus é penoso? Certamente, me falaram isso enquanto eu crescia, mas o que o apóstolo que Jesus amava nos diz? Não acredite em mim. Acredite na sua própria Bíblia, em 1 João 5, versículos 2 e 3. "Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e guardamos seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados."

Amigos, o que isso tem a ver com a cura? Tem tudo a ver. Olhem o que João diz em 1 João, capítulo 3, versículo 22.

"E qualquer coisa que lhe pedirmos, Dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista." Essa é a terceira chave, obedeça a Deus.

Nossa chave final, número quatro, é se arrepender por quebrar as leis de Deus. Muitas doenças e lesões são devido à quebra das leis de Deus. Abuso de substâncias, gula e imprudências em geral, muitas vezes, resultam em doenças e lesões. Queimar a vela dos dois lados, como afirma o ditado, é duro para nosso corpo. Pouco exercício, muitos doces e comidas artificiais geram doenças. Fumar, drogas recreativas, o excesso no álcool e sexo fora do casamento trarão consequências físicas. Como o apóstolo Paulo advertiu em 1 Coríntios, capítulo 6, versículo 18: "Fuja da imoralidade sexual. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra seu próprio corpo."

Voltando às instruções de Tiago de fazer ministros fiéis rezar por nós e nos ungir com óleo, ele também nos pede: "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis; A oração feita por justo pode muito em seus efeitos."

Isso não se refere a uma cabine confessional. Nos diz para sermos abertos em relação à causa de nossa doença. Pois, é só ao confessar os pecados e se arrepender deles, se distanciar daquilo que nos deixou doentes, é que Deus sabe que estamos falando sério.

E por que se arrepender é tão importante para a cura?

O livro "Does God Heal Today?" dará a resposta surpreendente usando as palavras de suas Bíblias. Caso queiram saber da resposta dessa pergunta importante, peçam seu livro hoje.

E voltem na próxima semana quando Richard Ames, Wallace Smith e eu, junto com o apresentador convidado, Rod McNair, continuaremos falando sobre os ensinamentos inspiradores de Jesus Cristo, as boas notícias da chegada do Reino de Deus e as profecias do fim dos tempos e seus significados. Venham na próxima semana, no mesmo lugar e horário. Para pegar a oferta grátis de hoje ou assistir ao programa de hoje em qualquer momento, visite tomorrowsworld.org, nosso Facebook, nosso YouTube e nos siga no Twitter. Este programa foi produzido pela Igreja Viva de Deus.