A confissão é boa para a alma?

Comentário sobre este artigo

Você já ouviu o ditado: "A confissão é boa para a alma"? Esta afirmação exata não está na Bíblia, mas o princípio de confessar nossos pecados sim. O que e para quem confessamos, e por quê?

Alguns acreditam que o idioma "Confissão é boa para a alma" é de origem escocesa. Independentemente disso, geralmente está dizendo que admitir nossos erros é bom para nós, aliviando o fardo de carregar a culpa que sentimos se nada mais. Os estudos psicológicos demonstraram um benefício para aqueles que reconhecem e sentem pena de seus erros e más ações. Os psicólogos chamam este benefício de catarse, um alívio ou alívio de emoções reprimidas.

Um significado geral de confissão inclui admitir uma ofensa criminal, admissão religiosa de pecado e confissão de problemas em psicoterapia. Em termos de religião, muitas religiões do mundo têm costumes e práticas muito variadas, que envolvem a confissão de pecado ou culpa. Istas podem incluir confissão ritualística a um padre (mais comumente reconhecido no catolicismo, mas também praticado pelos luteranos e ortodoxos orientais), um canto de uma mantra (várias religiões orientais, incluindo o budismo) ou uma cerimônia elaborada com um xamã (espiritismo). O objetivo geral da confissão é ajudar o indivíduo a "limpar sua alma" e ajudar a proteger os padrões de comportamento da comunidade.

Um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo é aquele que acredita no Deus da Bíblia e se esforça para viver de acordo com cada palavra de Deus. O que a Bíblia diz sobre confissão e perdão de pecados? O que confessamos, a quem confessamos e por quê?

No Antigo Testamento, Deus exigia de Israel que quando uma pessoa pecasse, “... Será, pois, que, culpado sendo numa destas coisas, confessará aquilo em que pecou ...” (Levítico 5: 4-5). Levítico 26 descreveu bênçãos por obediência e maldições por desobediência e soletrou disposições que, se confessarem sua iniqüidade, se humilharem e aceitarem sua culpa, então Deus se lembraria de Sua aliança com eles e seria seu Deus (vs. 40–45).

Alguns pecados exigiram confissão e restituição (Números 5: 6-7). Deus enviou Nathan, o profeta, ao rei Davi depois que ele cometeu adultério com Bate-Seba e organizou o assassinato de seu marido, Urias (2 Samuel 11). Depois que Natã mostrou a Davi seu pecado, Davi confessou a Natã: “Pequei contra o Senhor” (2 Samuel 12: 1–13). Deus repudiou o pecado de Davi, mas as terríveis consequências permaneceram, incluindo a morte de seu primogênito e contenda contínua dentro de sua casa e tribunal.

João Batista abriu o caminho para o ministério de Jesus Cristo pregando o arrependimento e batizando aqueles que confessavam seus pecados (Mateus 3: 1–6).

O Apóstolo Paulo disse, parafraseando Isaías 45:23: “Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus” (Romanos 14:11).

Por que precisamos confessar nossos pecados a Deus? Provérbios 28:13 nos diz: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” Simplificando, precisamos ver nossos pecados, confessar (reconhecer) nossos pecados a Deus, nos arrepender de nossos pecados, pedir perdão a Deus por nossos pecados, o que foi possível graças ao sacrifício de Jesus por nossos pecados e nos esforçarmos para não pecar mais.

O Apóstolo João disse: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1: 9). Portanto, nesse sentido, a confissão é "boa para a alma".

Leia nossos livretos, O Que É Um Verdadeiro Cristão? e Batismo Cristão: Seu Verdadeiro Significado.