Alegria inexpressível

Comentário sobre este artigo

Em 27 de Janeiro, vários eventos nacionais e internacionais ocorreram como parte do Dia Internacional de Comemoração em memória das vítimas do Holocausto. Foi naquele dia em 1945 que mais de 7.000 prisioneiros foram libertados do campo de concentração de Auschwitz, no sul da Polônia.

O Holocaust Memorial Center em Farmington Hills, Michigan, afirma que sua missão é “lembrar aqueles que pereceram e sobreviveram ao Holocausto e, em um mundo cada vez mais confrontado com conflitos sectários e intolerância, apresentar as lições do Holocausto como modelo para ensino de conduta ética e tomada de decisão responsável. Ao destacar aqueles que, no meio do mal, representavam o melhor da natureza humana, e não o pior, o Holocaust Memorial Center procura contribuir para manter uma sociedade aberta e livre.”

Não é preciso investigar profundamente os eventos atuais deste mundo para concluir que ainda estamos cercados por "conflitos sectários e intolerância". Certamente há sofrimento e violência mais do que suficientes para dar a volta, sem um fim evidente ou eficaz solução. Podemos realmente experimentar a alegria agora e haverá um tempo de verdadeira alegria e paz na Terra?

Jesus Cristo experimentou uma das formas mais terríveis de tortura e morte já criadas, na forma de crucificação. No entanto, ele foi capaz de suportar isso porque tinha uma visão clara de um futuro tempo de paz na terra - o Reino de Deus: “...Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”(Hebreus 12: 2).

Somos capazes de ter uma visão tão clara de um futuro alegre que possamos suportar tremendos conflitos e aflições hoje? É somente através do conhecimento e crença na morte e ressurreição de Jesus Cristo que podemos começar a experimentar esta alegria. O apóstolo Pedro foi inspirado a escrever: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. ,Ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,  para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo;  ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso,  alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma”(1 Pedro 1: 3, 6–9).

Chegará um momento muito breve em que cessarão os atos terríveis e horripilante. A alegria substituirá a morte, a tristeza, o medo e a dor. “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque  as primeiras coisas são passadas”(Apocalipse 21: 4).

Precisamos do regresso de Jesus Cristo para finalmente consertar este mundo. Ele promete que teremos alegria em Seu regresso. “Assim também vós, agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria, ninguém vo-la tirará”(João 16:22).

Para obter mais informações sobre a alegria que está chegando e como podemos experimentá-la hoje, capturando a visão do Reino de Deus, você pode encontrar dois livretos úteis: O Mundo à Frente: Como Será? e João 3:16: Verdades Ocultas do Verso Dourado.