Amaldiçoado

Comentário sobre este artigo

Diga a palavra “maldição” e a maioria das pessoas pensa em feitiços, feitiçaria, magia negra, bonecos de vodu, feitiços e azarações. Uma maldição é uma declaração feita com a má intenção de infligir desgraça, adversidade ou punição a alguém por meio de um poder sobrenatural, como magia ou espíritos malignos. São maldições reais?

Muitas pessoas acreditam supersticiosamente em maldições, das quais existem numerosos exemplos em esportes, teatro, cinema e outras áreas da vida. Alguns das mais infames são a Maldição do Bambino no Boston Red Sox, o azarado da pista de Talladega, o azar da capa Sports Illustrated, a maldição do carro de James Dean, a Maldição do Rei Tut, sexta-feira a décima terceira e a Maldição do Diamante da esperança.

Algumas culturas têm um alto grau de crença em magia e feitiçaria, enquanto outras podem ser mais céticas. Mas poucas pessoas, até hoje, não estão familiarizadas com o conceito!

Você sabia que a Bíblia menciona maldições? E que essas maldições são reais? Você sabia que o próprio Deus pronunciou maldições sobre aqueles que se recusaram a obedecê-lo? Mais importante ainda, Deus também pronunciou bênçãos para aqueles que se esforçaram para obedecê-lo.

No Jardim do Éden, depois que Adão e Eva pecaram (Gênesis 3: 6) desobedecendo ao mandamento de Deus de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:17), eles colheram as maldições por sua desobediência. Deus amaldiçoou a serpente (Gênesis 3:14), a mulher (v. 16) e o homem (vv. 17–19), depois expulsou Adão e Eva do Jardim do Éden (vv. 23–24).

Mais tarde, Caim matou seu irmão Abel e foi amaldiçoado (Gênesis 4: 11-12). Não demorou muito para que a humanidade se tornasse tão corrupta que Deus determinou destruir todos exceto Noé e sua família (Gênesis 6: 5-8). Depois do dilúvio, Deus decidiu “Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem [seus pensamentos e intenções] é má desde a sua meninice” (Gênesis 8:21).

Noé amaldiçoou seu neto, Canaã, por um ato pecaminoso, condenando Canaã a se tornar um servo dos servos (Gênesis 9:25). Deus disse ao obediente Abraão: “E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem...” (Gênesis 12: 3). O filho de Abraão, Isaque, abençoou seu filho Jacó, dizendo: “Maldito todo aquele que te amaldiçoar e bem-aventurados os que te abençoarem” (Gênesis 27:29). Aqueles servos de Deus não tinham poder para realizar suas maldições e bênçãos, mas, em vez disso, invocavam e depositavam sua fé no Deus Todo-Poderoso para realizá-las.

Quando os israelitas finalmente estavam prontos para entrar na Terra Prometida, Moisés disse-lhes: “Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição:  a bênção, quando ouvirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos mando;  porém a maldição, se não ouvirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus... ”(Deuteronômio 11: 26–28). O próprio Eterno revelou estas bênçãos especiais para a obediência e maldições para a desobediência. Nós as vemos repetidas em Deuteronômio 27-30, Levítico 26 e outros lugares. Se você já se perguntou de onde vêm os muitos problemas no mundo, eles são devidos à desobediência do homem ao seu Criador.

Jesus instruiu Seus discípulos a “bendizei os que vos maldizem” (Mateus 5:44), que Paulo repetiu em Romanos: “Abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis”(Romanos 12:14). A palavra "maldição" aqui significa insultar, denunciar, detestar e odiar, em vez de pronunciar uma maldição sobre alguém por magia ou feitiçaria.

Há muitas outras maldições mencionadas na Bíblia, mas também fala de bênçãos, muitas vezes em contraste com as maldições. Todos nós preferiríamos ter bênçãos do que maldições, e há muitas bênçãos disponíveis de Deus se procurarmos obedecê-Lo e fazer Sua vontade.

Para mais informações sobre este assunto, leia "Mandamentos de Deus: Maldição ou Bênção" aqui mesmo em OMundoDeAmanha.org.