Como jesus dirigiria?

Comentário sobre este artigo

Você Já foi cortado no trânsito ultimamente? Você já parou em um sinal vermelho, apenas para ver o motorista à sua frente virar à sua frente no momento em que o sinal fica verde, violando seu direito de passagem? Você costuma encontrar carros andando perigosamente em seu para-choque traseiro? Ou talvez você esteja lendo este pensamento: “Bem, geralmente sou eu quem está fazendo o uso não autorizado, mas é porque as pessoas na minha frente sempre parecem estar dirigindo muito devagar”?

Vivemos em um mundo acelerado e dependente do automóvel. Muitos de nós temos que percorrer longas distâncias para ir ao trabalho ou à escola. Ou talvez, tão frustrante quanto, você mora em uma grande cidade onde você dirige distâncias curtas que levam muito tempo. Em 2016, havia mais de 268 milhões de veículos registrados nos EUA, o que representa cerca de um quinto dos veículos nas estradas do mundo. Estar ao volante de cem ou mais cavalos de aço que podem viajar a velocidades acima de 70 milhas por hora é uma grande responsabilidade. Se você levar a sério, um erro ao volante pode custar sua vida!

Durante os dezessete anos em que dirigi pelas ruas congestionadas de Los Angeles, envolvi-me em quatro acidentes automobilísticos — um deles grave. Aprendi que com a experiência vem uma mentalidade mais defensiva. Mas muitas pessoas hoje, mesmo motoristas experientes, não podem deixar de tentar mostrar suas “habilidades na NASCAR” e dirigir muito acima do limite de velocidade, quebrando as “regras da estrada” para chegar na hora para a próxima reunião ou simplesmente para obter uma descarga de adrenalina de sua "necessidade de velocidade".

Se Jesus Cristo andasse na terra hoje e se encontrasse ao volante de um carro, caminhão ou SUV, que tipo de motorista Ele seria? Como os Cristãos de hoje devem se comportar na estrada?

Deus inspirou o Apóstolo Pedro a nos encorajar a seguir o exemplo de caráter perfeito de Cristo. “Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas o qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano” (1 Pedro 2:21-22).

Jesus Cristo nunca quebrou a lei de Deus. Na verdade, Ele até fez questão de obedecer às leis legítimas do governo secular que governava os lugares onde Ele viveu e ensinou – e Ele nos ensinou a fazer o mesmo. A Bíblia deixa claro que os Cristãos devem se submeter às autoridades governamentais que reinam sobre nós e adverte que, se não o fizermos, traremos julgamento sobre nós mesmos (Romanos 13:1–3).

Eu senti esse julgamento pessoalmente, quando um momento de descuido ao volante levou à destruição do meu veículo (mas, felizmente, apenas ferimentos leves). Se eu tivesse sido mais cuidadoso em utilizar os frutos do espírito, como longanimidade (paciência), bondade, gentileza e autocontrole (Gálatas 5:22) enquanto dirigia, poderia ter evitado aquele acidente em particular.

Os Cristãos devem se esforçar para andar com Deus diariamente - e, se estivermos ao volante de um veículo, devemos nos esforçar para dirigir com Deus, tendo o temor de Deus. Podemos fazer uma grande diferença na estrada obedecendo às leis de trânsito que foram criadas para nossa própria segurança e sendo corteses com os outros motoristas. Ao ligarmos nossos motores, vamos nos lembrar das palavras eternas de Jesus Cristo: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Marcos 12:31).

Solicite uma cópia gratuita de nosso livreto, Os Dez Mandamentos. Ele explica claramente na Bíblia como as leis de Deus que vivem em nós por meio do Espírito Santo podem nos dar a orientação espiritual para amar verdadeiramente o nosso próximo como a nós mesmos.