Em busca da paz de espírito

Comentário sobre este artigo

Charles Dickens, (1812-1870), autor popular e prolífico da era vitoriana da Grã-Bretanha, escreveu uma introdução comovente ao seu famoso romance ‘O Conto de Duas Cidades’, (The Tale of Two Cities) publicado em 1859. Agora isso foi há muito tempo, mas sua descrição desse tempo certamente se encaixa nesta era moderna. Ele escreveu: “Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos, foi a era da sabedoria, foi a era da tolice, foi a época da crença, foi a época da incredulidade, foi a estação da luz, foi a estação das trevas, foi a primavera da esperança, foi o inverno do desespero.”

À medida que os eventos de cada dia se desenrolam nos Estados Unidos da América, ou em qualquer lugar do mundo em que você possa residir, os detalhes de seu retrato colorido estão se desenrolando ao seu redor. A prosperidade existe ao lado da pobreza, a opulência ao lado da miséria, a produtividade em vista de negligências desnecessárias. Todos os dias parece trazer um tiroteio em massa em um lugar onde as pessoas devem poder realizar seus negócios ou lazer em segurança. Atos de terrorismo por fanáticos ou extremistas de vários tipos de pessoas ocorrem em todo o mundo com regularidade sangrenta.

A podridão cultural na forma de abuso de drogas ilícitas, confusão de gênero, sexualização de quase tudo, aborto sob demanda e corrupção em todos os níveis do governo e da sociedade são galopantes. Os líderes políticos apontam os dedos e atribuem motivos, mas aparentemente não conseguem concordar com nada construtivo ou produtivo por meio de soluções. A mídia social acende as chamas do ódio e da crueldade. Diante destas tensões e pressões crescentes, muitas pessoas ficam profundamente perturbadas, pois a ansiedade afeta a qualidade de sua vida. Para alguns, estas condições trazem o "inverno do desespero”.

Como alguém pode permanecer positivo, otimista e alegre enquanto vive sua vida? Existe uma maneira de enfrentar estes problemas intratáveis sem ficar sobrecarregado de desânimo? Na verdade, existe um caminho, mas poucos o encontram, porque ele é encontrado em um livro que a maioria não lê ou conhece bem. Talvez você se surpreenda ao saber que a maneira de encontrar paz de espírito é encontrada na Bíblia.

O profeta Isaías teve uma mensagem difícil de transmitir em tempos conturbados, e, no entanto, recebeu este conselho eterno sobre a busca de Deus e Sua vontade: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti" ( Isaías 26: 3). A paz de espírito pode ser algo ilusório, mas aqueles que buscam a Deus e Sua justiça podem tê-la (Mateus 6:33).

Deus disse a Ezequiel, outro profeta enviado para uma nação em dificuldades: "... vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, e põe no teu coração tudo quanto eu te fizer ver..." (Ezequiel 40: 4) Em outras palavras, não se distraia, mas concentre-se no que Deus tem para você.

Como podemos "consertar nossa mente"? Como podemos ter certeza de que nossa mente é "mantida" em Deus? O salmista escreveu sobre isto em um belo poema acróstico (cada estrofe começa com uma letra do alfabeto hebraico) encontrada no Salmo 119. O versículo 10 -11 declara: “De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.  Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”Os versículos 15–16 nos dizem para pensar, considerar e apreciar o estudo da Bíblia:“ Em teus preceitos meditarei e olharei para os teus caminhos.  Alegrar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra”O versículo 37 é uma chave vital para desorganizar sua mente, quando afirma: “Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade e vivifica-me no teu caminho”Ao evitar coisas sem valor, você terá mais tempo de focar-se nos princípios eternos encontrados na Bíblia. Finalmente, o versículo 165, um valioso versículo de memória, contém esta promessa: “Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não  tropeço”. Observe: “grande paz” - não uma emoção passageira superficial, mas uma genuína paz de espírito que será suficiente para todas as suas necessidades.

No Novo Testamento, o apóstolo Paulo, que sofreu os golpes e teve as cicatrizes de proclamar com ousadia a Boa Mensagem de Jesus Cristo e o Reino de Deus vindouro, foi inspirado a escrever isto no meio de suas provações: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”(Filipenses 4: 6–7).

Embora possa parecer uma simplificação excessiva, é verdade, no entanto. Em tempos de estresse, “conserte sua mente” no que Deus tem para você e tendrás “a paz de Deus, que excede todo o entendimento”.

Nossos livretos sobre assuntos bíblicos, a Revista O Mundo De Amanhã, o Curso Bíblico do Mundo De Amanhã e outras informações vitais estão disponíveis aqui. Todos os materiais que oferecemos são gratuitos.