A Bíblia será “cancelada”? sim e não

Comentário sobre este artigo

“Cancelar cultura” ganha mais força cada dia. Alguns livros importantes que sofreram censura recentemente são When Harry Became Sally: Responding to the Transgender Moment, de Ryan T. Anderson, e Abigail Shrier’s Irreversible Damage: The Transgender Craze Seducing Our Daughters. Freqüentemente, as opiniões e pontos de vista censurados concordam de alguma forma com os princípios bíblicos. A “lista de cancelados” continua indefinidamente e parece estar crescendo. No entanto, apesar da moda de cancelar e censurar material politicamente incorreto, você percebeu o que ainda não foi cancelado? Surpreendentemente, a Bíblia!

Como a Bíblia está longe de ser politicamente correta, é muito surpreendente que ela ainda não tenha entrado na "lista de cancelados", embora tenha ficado na lista dos dez livros mais "desafiados" em 2015, de acordo com a American Library Association. A Bíblia tem um “soco” politicamente incorreto muito mais difícil do que a maioria dos outros livros porque ensina contra muitos dos comportamentos e estilos de vida “alternativos” defendidos hoje. Isto levanta uma questão intrigante: a Bíblia será cancelada em algum momento porque seus ensinos entram em conflito com as idéias e “valores” modernos? A Bíblia realmente dá a resposta - e é um surpreendente sim e não.

Antes de chegarmos às respostas da Bíblia para esta pergunta, vamos considerar dois - entre muitos - ensinamentos bíblicos que poderiam torná-la um alvo principal da cultura do cancelamento.

Primeiro, a Bíblia diz claramente que Deus criou os seres humanos como homem e mulher. Jesus afirmou este fato em Mateus 19: 4: “Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea”? '” Esta fatia simples da realidade é ensinada em toda a Bíblia em muitas declarações e exemplos claros, até mesmo dando instruções sobre roupas masculinas e femininas e comprimento de cabelo, que deveriam ajudar a distinguir claramente entre homens e mulheres e seus atributos dados por Deus (Deuteronômio 22: 5; 1 Coríntios 11: 14-15). Deus também deu aos homens e mulheres papéis diferentes, dando aos homens mais um papel de liderança e às mulheres mais um papel de apoio (Gênesis 2: 18–20; 1 Coríntios 11: 3; Efésios 5: 23–25). Deus fez homens e mulheres diferentes, com talentos e dons únicos, e ambos os sexos são feitos à Sua imagem e O refletem de maneiras especiais (Gênesis 1:27). Confundir e negar as bênçãos distintas que Deus concedeu aos sexos se rebela contra Deus e perverte o que foi feito à Sua imagem. Obviamente, a visão de Deus sobre o homem e a mulher, e os papéis que cada um deve cumprir, não está em voga hoje.

Outro ensino bíblico que entra em conflito com as perversões que estão sendo celebradas hoje diz respeito ao comportamento sexual. Em muitas passagens do Antigo e do Novo Testamento, Deus explica que o comportamento sexual só deve ocorrer entre marido e mulher (Gênesis 2:24). Deus rotula todos os outros comportamentos sexuais como pecado, ao mesmo tempo que explica que o pecado sexual leva à doença, pensamento degradado, casamentos desfeitos e famílias desfeitas, o que a pesquisa e a simples observação confirmam (Romanos 1: 26-28).

Estes são apenas dois exemplos que mostram como a Bíblia entra em conflito com algumas das crenças e movimentos populares de hoje. Se houver tentativas de cancelar a Bíblia, aqueles que a lerem não ficarão surpresos! Deus nos deu a Bíblia como uma luz brilhante e bela (Salmo 119: 105), e o próprio Jesus explicou como o mundo reage à luz: “os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.  Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas.”(João 3: 19–20).

Então, a Bíblia será cancelada por causa de seus ensinos contra muito do que é valorizado na sociedade de hoje? A própria Bíblia fornece uma resposta fascinante.

No livro de Amós, lemos uma profecia sobre uma fome que se aproxima – “não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.  E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.”(Amós 8: 11–12). A vívida predição de uma vindoura “fome” das palavras de Deus corresponde a outras Escrituras, como a famosa declaração de Jesus: “Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus. ” (Lucas 4: 4). Estas escrituras não explicam exatamente como ocorrerá a fome das palavras de Deus, mas indicam que alguma forma de "cancelamento" ocorrerá. À medida que mais e mais pontos de vista são censurados - especialmente aqueles que concordam com os princípios bíblicos - não será surpreendente ver a Bíblia censurada porque alguns consideram seus ensinos "discriminatórios" ou "ofensivos".

No entanto, a Bíblia também dá um sonoro não à questão de saber se ela será cancelada, porque a palavra de Deus não pode ser verdadeiramente ou permanentemente cancelada - é aquela pela qual Cristo sustenta o universo (Hebreus 1: 3), dura para sempre (1 Pedro 1:25), e mesmo é onde Deus declara o fim desde o início e a realidade em que os seres humanos vivem (Isaías 46:10; Atos 17:28). Uma sociedade que tenta cancelar as palavras de Deus acabará sendo cancelada por essas mesmas palavras - a menos que seu povo se arrependa.

Embora a Bíblia possa eventualmente ser cancelada ou censurada de alguma forma, isto não durará. Nenhum movimento, cientista, cultura ou país tem o poder de transformar cromossomos XX em cromossomos XY, errado em certo ou morte em vida - porque Deus determina essas coisas. Somente o Criador de homem e mulher, céu e terra, certo e errado, e todas as verdades relacionadas tem esse poder, e Ele os cinzelou em realidade e os registrou na Bíblia. As palavras de Deus não são apenas "firmemente fixadas nos céus" (Salmo 119: 89, Versão Padrão em Inglês), mas também sustentam esses céus.

As palavras do Criador nunca podem ser verdadeiramente ou permanentemente canceladas, censuradas ou alteradas por Suas criações.

Há uma “fome da palavra” chegando em nosso tempo? Aprenda por que a Bíblia é realmente o melhor livro de conhecimento e fuja das idéias tolas desta época. Também não deixe de ler o artigo “A Arte Sutil de Cancelar a Bíblia” na revista Tomorrow’s World de Junho de 2021!