O cálice do senhor

Comentário sobre este artigo

Muito cedo na vida, passamos de mamadeiras para uma “xícara com canudinho” e depois para uma xícara normal - embora eu veja muitos adultos com “xícaras com canudinho” de café quente. Mas os copos, como muitas outras coisas na Bíblia, são usados como metáforas ou símbolos. Uma xícara pode ser usada como símbolo de embriaguez e engano. “Derramar” um copo pode simbolizar a ira de Deus ou o castigo que está sendo aplicado. Do lado positivo, um copo também é usado como um símbolo de bênçãos e salvação.

Muitos estão familiarizados com o que é comumente chamado de Comunhão, Ceia do Senhor, Eucaristia, Mesa do Senhor ou Páscoa do Novo Testamento. Existem muitas ideias e opiniões conflitantes sobre quando e como isto deve ser observado. Uma coisa, porém, é muito clara a respeito do copo de vinho que Jesus ofereceu e compartilhou com Seus discípulos - e ofereceu a nós também. Jesus explicou: “Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós” (Lucas 22:20).

Paulo explicou mais sobre esta taça simbólica em sua primeira epístola a Corinto. “Porventura, o cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo? ” (1 Coríntios 10:16).

O Dicionário Expositivo Vines diz que o cálice da bênção é nomeado a partir do terceiro dos quatro copos na festa da Páscoa Judaica, sobre a qual agradecimento e louvor foram dados a Deus. Paulo se apropriou desse nome para se referir ao símbolo da Páscoa do cálice de vinho que Jesus apresentou a Seus discípulos. Que taça de bênção incrível realmente é! 

A palavra para cálice no Grego é poterion e é definida como um recipiente para beber; por extensão, seu conteúdo, e figurativamente  a sorte  ou destino. A sorte ou destino daqueles que compartilham deste símbolo é a vida eterna, se continuarmos a seguir e a obedecer a Jesus Cristo.

Então, no versículo 21, Paulo disse: “Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios.” A antiga Corinto tinha vários templos para muitos deuses pagãos como Afrodite, Apolo, Hermes e Ísis. Ofertas de animais de sacrifício, vinho e outras coisas eram feitas a esses deuses pagãos. O que não era usado no serviço do templo era vendido no mercado. Paulo mostra que a carne sacrificada aos ídolos foi sacrificada aos demônios (v. 20), e ele usou essa ocorrência para ilustrar que não podemos ser duvidosos, seguindo o Deus verdadeiro e ao mesmo tempo seguindo ou dando lugar a deuses falsos.

A Congregação de Corinto tinha muitos problemas (comer coisas oferecidas a ídolos, divisão e contenda, imaturidade espiritual e tolerância à imoralidade sexual), sobre os quais Paulo os instruiu e corrigiu.

Um problema adicional era a observância imprópria da Páscoa do Novo Testamento instituída por Jesus Cristo. Em 1 Coríntios 11: 20-34, Paulo mostra a atitude e abordagem errada deles ao observar a Páscoa do Senhor. Ele explica que alguns estavam comendo o pão e bebendo o cálice de maneira indigna, trazendo julgamento sobre si mesmos.

“Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor”, diz o Salmo 116: 13. Este importante símbolo representa a salvação. A palavra para salvação neste versículo em Hebraico é yeshua. Em Grego é Iesous e em Inglês é Jesus, todos significando "Salvador".

O cálice do Senhor é algo maravilhoso. Quando participamos dos símbolos da Nova Aliança do pão partido, que simboliza Seu corpo, e do cálice de vinho, o cálice da bênção, o cálice da salvação, que simboliza Seu sangue derramado por nossos pecados, estamos afirmando nossa aceitação, participação e fé nesta nova aliança tornada possível por Jesus Cristo. E essa é realmente uma bênção destinada a durar para sempre.

Para mais informações sobre este assunto, leia o livreto Os Dias Santos: Plano Diretor de Deus.