Encontre a alegria

Comentário sobre este artigo

Como uma vez eu segui um velho amigo que praticava  luta livre com algum sucesso, com um grave problema de saúde, uma atualização repentina sobre sua condição foi devastadora. O que parecia ser um bom curso de tratamento provou ser menos eficaz do que o esperado. A condição havia piorado. O prognóstico não foi bom.

Foi uma notícia decepcionante. Sim, um verdadeiro choque. Era o tipo de notícia que se espera nunca ouvir, mas que acontece com demasiada frequência neste tempo de tantas crises de saúde para pessoas de todas as idades. Com modalidades modernas de tratamento médico, coisas maravilhosas são feitas hoje. E ainda, o fato brutal é que existem doenças terríveis e terminais que reduzem a vida de muitas pessoas. Este é um fato cruel, mas quando é alguém com quem temos um relacionamento próximo e um grande afeto, é uma notícia que nos faz clamar a Deus por Sua intervenção e misericórdia. Isto nos faz agonizar sobre a questão de “Por quê? Por que essa pessoa? Por que agora? "Estas são perguntas que indivíduos e famílias fizeram durante milênios quando situações de risco de vida atingem quando menos esperamos. Sabemos que Deus cura e, às vezes, Ele se abstém.

É muito decepcionante pensar que a vida de alguém seja interrompida ou a perspectiva de sofrimento prolongado até que a morte chegue, liberando-a. Causa ansiedade e estresse. Há tantos detalhes para atender; tantas responsabilidades não cumpridas; tantas aventuras não realizadas.

Nesta situação, as prioridades de uma pessoa mudam abruptamente com a percepção de que o tempo é limitado. O que antes era importante pode de repente ser irrelevante. Todas as atividades desnecessárias são arquivadas e as questões essenciais entram em foco. O tempo evapora à medida que nos concentramos em visitas médicas, tratamentos e terapias. Atividades frustrantes, debilitantes, irritantes, mas necessárias, absorvem os dias e as noites. A energia diminui. O interesse desaparece.

Ainda assim, faz parte da condição humana. No Livro de Jó, esta avaliação sóbria, mas realista, da experiência humana é encontrada: “O homem, nascido da mulher, é de bem poucos dias e cheio de inquietação.  Sai como a flor e se seca; foge também como a sombra e não permanece” (Jó 14: 1–2). Paulo eloqüentemente colocou o sofrimento em perspectiva: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados ... ”Então no versículo 16 ele continua:“ Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”(2 Coríntios 4: 8, 16).

Para a pessoa que entende a verdade contida na Bíblia, há uma esperança que é frequentemente falada nas Escrituras. O Deus Criador tem um Plano para toda a humanidade e especialmente para aqueles que são chamados e escolhidos e que têm o Seu Espírito Santo. Para aqueles que estão buscando o Seu Reino e Sua justiça e que vencem até o fim, há a promessa da vida eterna no Reino de Deus, nesta terra, governando com Jesus Cristo como reis e sacerdotes.

Assim, enquanto graves doenças terminais e outras tragédias humanas ocorrem, os cristãos podem esperar pela promessa encontrada em Apocalipse 21: 3–4: “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.  E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque  as primeiras coisas são passadas.”

É por isso que Tiago, irmão do Senhor, poderia dizer: “ Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações (provas)” (Tiago 1: 2).
Para mais sobre uma perspectiva divina de vida e morte e uma visão eterna das incríveis promessas que são a esperança de todo cristão, peça nosso livreto Qual O Significado Da Vida? A informação é inestimável, mas o livreto é totalmente gratuito.