Líbano, agora devastado, vai ser restaurado eventualmente

Comentário sobre este artigo

Enquanto os países do mundo cambaleavam com os efeitos debilitantes da pandemia do coronavírus e as tensões irrompiam em lutas e divisões políticas, uma explosão literal no menor país do Oriente Médio chamou a atenção de todos. A grande explosão ocorreu no porto de Beirute, no Líbano, quando 2.750 toneladas de nitrato de amônio explodiram. O material, que em certas circunstâncias pode ser instável e se tornar um poderoso explosivo, estava armazenado em um depósito à beira-mar desde 2014. Ainda não se sabe o que causou a detonação do produto químico.

A magnitude da explosão de Beirute é difícil de entender. Ela deixou uma cratera de 200 metros de diâmetro e foi ouvida a até 180 milhas de distância. O número de mortos é de 157 e sem dúvida aumentará. Mais de 5.000 pessoas ficaram feridas e 300.000 ficaram desabrigadas. A maior parte da comida do Líbano é importada, portanto, danos extensos ao porto interromperão a distribuição de alimentos, sem mencionar a perda do maior estoque de grãos do país, que estava armazenado ao lado do local da explosão. Um esforço de ajuda internacional está em andamento para ajudar o país devastado.

O Líbano, antes conhecido como “O Paris do Oriente Médio”, tem sido um país em crise nas últimas décadas. A guerra civil assolou o país de 1975 a 1990. Em tempos mais recentes, atividades terroristas frequentes e um grande fluxo de refugiados cobraram um preço alto, impedindo o crescimento econômico. Uma crise monetária está dificultando as coisas para uma nação de seis milhões de pessoas. A nação também é prejudicada por uma burocracia corrupta. Por exemplo, durante anos, o Chefe da Alfândega alertou repetidamente as várias agências responsáveis contra o perigo de armazenar grandes quantidades de materiais explosivos em uma área densamente povoada, mas sem sucesso.

Enquanto nos afligimos com o sofrimento do povo do Líbano, a pergunta óbvia é: "Por que este tipo de desastre ocorre?" Ou: “Por que um Deus amoroso permite tanto sofrimento?” Estas são questões importantes. Existem respostas, mas elas são encontradas em uma fonte à qual poucas pessoas recorrem, a Bíblia Sagrada.

Antigamente, o primeiro casal, Adão e Eva, foi distraído e enganado por Satanás e rejeitou as instruções de Deus. Eles foram expulsos do Jardim que Deus havia preparado para eles e tiveram que se defender sozinhos (Gênesis 3: 17-19). Posteriormente, por meio de Moisés, Deus revelou Seu código de conduta, os Dez Mandamentos, que, se obedecidos, trariam paz e prosperidade. No entanto, se Suas instruções fossem ignoradas ou desprezadas, os resultados seriam desastrosos (Deuteronômio 28: 15–62 e Levítico 26: 14–31).

Salomão, com a sabedoria dada por Deus, deu esta compreensão da condição humana: “Voltei-me e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes, a peleja, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes o favor, mas que o tempo e a sorte pertencem a todos.  Que também o homem não conhece o seu tempo; como os peixes que se pescam com a rede maligna e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando cai de repente sobre eles ”(Eclesiastes 9: 11-12). Isso era verdade em sua época e é verdade hoje.

Jesus Cristo abordou o assunto quando as tragédias ocorreram em Seu tempo:

E, naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.  E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?  Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis.  E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?  Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis”(Lucas 13: 1-5).

Jesus não se preocupou com estas pessoas cujas vidas foram interrompidas? Não! Essas vítimas daquela época e as vítimas desta terrível tragédia atual estão incluídas no Plano de Deus para toda a humanidade. O Apóstolo Pedro expressou desta forma: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”(2 Pedro 3: 9, 13). Isaías profetizou que a “Glória do Líbano” seria restaurada (Isaías 35: 2).

A Bíblia deixa claro que Satanás, o Diabo, é o "deus" desta era, e as circunstâncias ruins e trágicas que você vê ao seu redor ocorrem sob sua influência (2 Coríntios 4: 4). Isso mudará dramaticamente quando Jesus Cristo regressar em poder e glória para estabelecer o Reino de Deus na terra. Aqueles que se arrependem agora e buscam primeiro o Reino de Deus e Sua justiça farão parte desse Reino (Mateus 6:33). Aqueles que viveram suas vidas sob a influência de Satanás, que nunca conheceram o Plano de salvação de Deus, terão sua primeira oportunidade após a ressurreição de entender completamente e ter sua parte nele.

Esta é a mensagem do programa do Mundo de Amanhã e a obra da Igreja Viva de Deus. Se você deseja entender esta mensagem que traz esperança e tranquilidade, você pode acessá-la, gratuitamente, em OMundoDeAmanha.org.