Nada de "santificado" sobre o halloween

Comentário sobre este artigo

A palavra “santificado” significa santificado ou consagrado. Não há nada sagrado na celebração do Halloween.

Como alguns outros feriados que se originaram no paganismo, mas são celebrados pelas igrejas “Cristãs” hoje – embora com novos nomes – o Dia das Bruxas também saiu das práticas religiosas pagãs e entrou na religião dominante. Novos rótulos foram aplicados a ornamentos, tradições e celebrações seculares do mundo pagão, e estas práticas continuaram a ser observadas na mesma época do ano.

As celebrações de Halloween hoje ainda promovem temas malignos, sombrios e demoníacos que decididamente não são sagrados. Por exemplo, as bruxas são um símbolo popular de Halloween. As bruxas são divinas? Aqui vai uma dica: confira Deuteronômio 18:10. E quanto a fantasmas, goblins, casas assombradas, esqueletos animados e zumbis? Ou vampiros e muitos outros personagens assassinos e monstruosos, antigos e novos? Deus quer que assistamos a filmes de Halloween cheios de terror?

A maioria das tradições, fantasias, decorações e apetrechos de Halloween têm temas malignos, sombrios, grotescos, assustadores, sangrentos e mortais. Os jogos associados ao Halloween incluem adivinhação e práticas supersticiosas para “ver o futuro”. Não há nada remotamente piedoso ou santo nessas coisas, e nada nelas promove qualquer ensino de Jesus Cristo ou qualquer coisa bíblica.

Cristo disse em algum lugar que um rosto maligno esculpido em uma abóbora (chamado de Jack-o-lantern) é uma coisa boa ou divina? Que tal se vestir como uma bruxa malvada, fantasma, assassino de motosserra, Drácula, Frankenstein, múmia, zumbi ou outro personagem demoníaco cujo único propósito é a morte e a destruição? Os muitos filmes com tema de Halloween são saudáveis e bons? Fazer brincadeiras com os outros é um princípio Cristão? Foi isto que Jesus ensinou? De jeito nenhum.

Alguns líderes Cristãos tentam alegar que a Igreja Cristã primitiva originou o festival de Halloween em homenagem aos santos mortos, mas isso não é amplamente aceito. Na verdade, as controvérsias sobre este feriado se espalharam por séculos – e continuam até hoje. Não há nenhuma diretriz na Bíblia para honrar os mortos com tais observâncias, o que reforça o argumento de que o Halloween nada mais é do que uma reformulação das festas pagãs para os mortos, há muito observadas de várias formas por muitas nações e povos em todo o mundo.

Você pode realmente justificar deixar seus filhos participarem de todo o mal diabólico deste feriado simplesmente “porque as crianças se divertem se vestindo e ganhando doces grátis”? A verdadeira questão é se Jesus Cristo aprovaria ou não.

Que princípios são defendidos na Bíblia? Deus disse a Israel para não perguntar como outras nações serviam seus deuses para que pudessem imitar tais práticas. Ele declarou que eles não deveriam adorá-Lo dessa maneira, mas deveriam simplesmente seguir Seus mandamentos - nem acrescentando nem tirando deles (Deuteronômio 12:30-32). Israel foi instruído a não mencionar os nomes de outros deuses (Êxodo 23:13).

(2 Reis 17) demonstra o que Deus pensa sobre as coisas enraizadas no mal. Durante o reinado do rei Oséias de Israel, as dez tribos do norte dos Israelitas foram levadas cativas pelo rei da Assíria porque pecaram ao andar nas práticas religiosas das nações que Deus expulsou da Terra Prometida (vv. 7). –8) Eles montaram imagens de madeira (v. 10), e fizeram muitas coisas más que o Senhor havia dito para não fazer (vv. 11–12, 15). Eles praticavam feitiçaria, adivinhação e os rituais de outras nações (vv. 17, 33).

Para colocar de forma simples e clara, é impossível “Cristianizar” os costumes pagãos. Não devemos adaptar as tradições e práticas dos antigos festivais pagãos para os mortos – colocar uma nova camada de tinta sobre eles, por assim dizer – e pensar que Deus ficará satisfeito. Tais práticas não honram de alguma forma os santos mortos que se esforçaram para viver vidas justas e seguir a Deus, alguns dos quais falaram as mesmas palavras citadas acima. Não há nada sagrado no Halloween.

Se você gostaria de saber em detalhes sobre os verdadeiros dias santos e observâncias praticadas pela igreja que Jesus Cristo construiu, não deixe de encomendar ou ler online The Holy Days: God's Master Plan, Hoje. Não se esqueça também de conferir a transmissão do Tomorrow’s World “O que aconteceu com o Cristianismo de Cristo?”.