O coronavirus é assustador, mas deus é o nosso edconderijo

Comentário sobre este artigo

A pandemia de COVID-19 (coronavírus) infectou milhares de pessoas e causou interrupções sem precedentes da “vida normal” como a conhecemos. Estamos todos preocupados com a nossa saúde e a dos nossos amigos, familiares e outros. E além das preocupações com a saúde, nos preocupamos com: “Meu trabalho terá que ser cortado por causa das paralisações do setor? Os sistemas financeiros ou outros órgãos vitais da sociedade entrarão em colapso, ou até a produção e distribuição de alimentos? Poderia ser desencadeada outra grande recessão (ou depressão)?

Ninguém sabe as respostas agora. Como devemos responder ao caos? Felizmente, como cristãos, temos um lugar para fugir. Temos um esconderijo durante a tempestade.

Um princípio importante está presente em toda a Bíblia. Deus nos diz que podemos pedir ajuda a Ele a qualquer momento, mas especialmente em tempos difíceis e assustadores - como estes. Por exemplo, no Salmo 119: 114, o salmista escreveu: "Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra" Deus é o nosso refúgio - o que exatamente isto significa? 

Um refúgio fornece proteção. Durante tempos de guerra, doença ou outros perigos, as pessoas procuram se refúgiar da maneira que puderem. Até Davi, quando fugia do rei Saul, passou muito tempo se escondendo porque procurava proteção física. Ele estava em grande perigo de ser morto, então se escondeu desse perigo. O objetivo de um esconderijo é fornecer proteção contra perigos ou danos; assim, como mostra o exemplo do Rei Davi, há um tempo para “refúgiar” ou tomar precauções (Provérbios 22: 3; Provérbios 27:12).  

Como isso se aplica à nossa vida hoje e como se aplica a Deus? Como nosso refúgio, Deus nos protege. No Salmo 144: 2, lemos como o salmista descreve Deus: “benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu; escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo”. Este versículo mostra que Deus é nosso protetor através de várias metáforas. Estas palavras enviam ondas de conforto através da mente e do coração daqueles que confiam que a Bíblia é verdadeira: Torre alta. Libertador. Escudo. Refúgio. Esconderijo. Estes versículos nos lembram o fato de que Deus promete nos proteger, e que Sua proteção se aplica a doenças, fome, violência e outros perigos. 

Enquanto o coronavírus se espalha e se arrasta ao nosso redor, devemos tomar as precauções físicas da melhor maneira possível. A Bíblia realmente nos dá muitas leis de saúde que são relevantes para lidar com o coronavírus, incluindo o princípio da quarentena (Levítico 13: 4, 46). Embora tomemos precauções físicas, devemos pedir sinceramente a Deus proteção contra o vírus e outros efeitos duradouros que ele possa causar. Podemos ler as escrituras sobre Ele ser nosso esconderijo e desfrutar dessa verdade e consolo. Também devemos agradecer-Lhe por toda a proteção que Ele nos deu em nossas vidas - nos momentos em que o reconhecemos e nos momentos em que não.

Dito isto, o fato de Deus ser nosso esconderijo tem um significado ainda maior. Sim, Deus é nosso esconderijo e proteção nesta vida física, mas ainda vivemos no mundo de Satanás (Lucas 4: 6; João 14:30) e Deus não promete que nunca sofreremos dificuldades nesta vida. Deus protege Seu povo fisicamente, mas também permite provações e dificuldades extremas em nossas vidas. Em Atos 14:22, a Bíblia diz que "por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus ". As provações nos ajudam a construir caráter e fé. O segundo elemento de Deus ser nosso esconderijo é que Deus é nosso esconderijo espiritualmente. Deus tem um plano de longo prazo. Ele quer nos proteger em nossas vidas físicas, mas deseja que obtenhamos a vida eterna muito mais (João 3:16). Podemos ter certeza de que, mesmo quando as provações chegarem, com a ajuda Dele, elas não serão mais do que podemos suportar e, portanto, Suas promessas ainda permanecem.

Uma frase que circula nas conversas e nas notícias é: "Eu nunca vi algo assim". A Bíblia diz que o sofrimento extremo ocorrerá na forma de pestilência, guerra, fome e outros desastres antes do regresso de Jesus Cristo (Mateus 24). À medida que o medo e as perturbações em massa se multiplicam, os cristãos devem fugir - não fisicamente, mas espiritualmente. Devemos correr para o nosso esconderijo e pedir sinceramente a Deus proteção física. Além dessa oração, também devemos pedir a Ele que traga Seu Reino em breve. Esse reino, com Jesus Cristo reinando como seu Rei e Curador, é o lugar de proteção total, um lugar onde lágrimas, dor, perigo e morte são completamente substituídos por risos, saúde, alegria, segurança e vida (Apocalipse 21: 4 )

Em tempos difíceis como estes, é extremamente importante que nos aproximemos de Deus. Se você gostaria de ler mais sobre a busca de Deus em oração, aproveite o livreto gratuito Doze Chaves Para a Oração Respondida.