O fim do fracasso

Comentário sobre este artigo

Uma grande ferrovia nos Estados Unidos tinha uma placa afixada perto da entrada de sua ampla instalação de reparos, onde mantinha o material circulante da ferrovia. A placa dizia: "Todo acidente é resultado do fracasso do homem, dos métodos ou do material".

Por experiência, posso dizer que este sinal está correto. Por muitos anos, estive envolvido na investigação de acidentes, incêndios e danos materiais de todos os tipos. Ao lidar com perdas envolvendo residências, edifícios comerciais, fábricas e vários tipos de equipamentos, descobri que estas perdas eram quase sempre causadas pela falha de um dispositivo feito pelo homem, materiais defeituosos ou um erro na operação.

A humanidade e seus dispositivos geralmente não funcionam como planejado, e os resultados podem ser catastróficos.

Exemplos históricos disto são numerosos e renomados: o desastre de Hindenburg em 1937, quando um dirigível alemão explodiu, incinerando todos a bordo; o famoso transatlântico do Titanic, que era considerado inafundável antes de afundar nas águas geladas do Atlântico em 1912; o desastre nuclear de Chernobyl em 1986, que ainda hoje está causando sofrimento; o trágico e chocante desastre do ônibus espacial Columbia em 2003; os diques do rio que falharam nas inundações da primavera no meio-oeste dos EUA em 2019; e, mais recentemente, dois acidentes de avião envolvendo a aeronave Boeing 737 MAX resultaram coletivamente na perda de 347 vidas. Quase diariamente ouvimos falar de revogar de produtos devido a problemas com automóveis, eletrodomésticos e outros artigos amplamente usados.

A Bíblia também registra algumas falhas espetaculares da humanidade. Por exemplo, o Egito, que já foi a nação mais poderosa do mundo, foi destruída quando seus líderes se recusaram a responder à exigência de Deus de libertar os israelitas da escravidão (Êxodo 10: 7). Mais tarde, Jericó, a maior cidade murada de sua época, foi reduzida a escombros quando os israelitas seguiram as instruções de Deus (Josué 6: 20–21). Babilônia, o primeiro império governante do mundo, agora é apenas uma parte da história antiga. Naquela época, todas estas nações e cidades-estados pareciam invencíveis, mas não duraram. Elas falharam porque as bases em que foram fundadas eram defeituosas.

O homem depende da riqueza, mas a riqueza fracassa - em algum momento, invariavelmente, ela se mostra inútil. O profeta Ezequiel escreveu: “A sua prata lançarão pelas ruas, e o seu ouro será como imundícia; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor”(Ezequiel 7:19).

O homem depende de armas para proteção, mas todas as máquinas de guerra acabarão fracassando. “Não há rei que se salve com a grandeza de um exército, nem o homem valente se livra pela muita força.  O cavalo é vão para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força”(Salmo 33: 16-17).

O homem confia na religião, mas toda religião que não é baseada em verdades eternas falhará. Jesus disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.  Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?  E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!”(Mateus 7: 21–23).

Com tudo isto em mente, do que podemos depender? O profeta Isaías esclarece a resposta: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.  Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto ”(Isaías 9: 6–7). Deus nos garante, sem dúvida, que o estabelecimento de Seu grande plano para a humanidade não falhará. Ele executará Seu grande plano para a humanidade e estabelecerá Seu reino eterno.

Quando isto ocorrerá? No regresso de Jesus Cristo em poder e glória. O livro do Apocalipse dá os detalhes. “E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre!” (Apocalipse 11:15 )

Mais cedo, ou mais tarde, todos os dispositivos da humanidade falham! Os dispositivos do Deus Criador, no entanto, porão um fim ao fracasso e trarão paz, abundância e verdadeiro sucesso à Terra - e além.