O prêmio

Comentário sobre este artigo

Imagine ganhar um prêmio de centenas de milhões de dólares com o único investimento sendo um pequeno pedaço de papel do tamanho de um livro de selos. Esta perspectiva de ganhar uma grande riqueza por apenas alguns dólares, por mais pateticamente remota que seja, muitas vezes resulta em um frenesi de atividade quando a loteria dispara – um frenesi que se autoalimenta. Números especialmente grandes, como a loteria de US$ 640.000.000 em 2012, ganham as manchetes enquanto pensadores esperançosos enfrentam filas para comprar ingressos na esperança de entrar no “Imposto do Homem Pobre”, não importando as chances infinitesimais de ganhar. Quando alguém finalmente ganha, o resultado é acrimônia, controvérsia, perda de privacidade e, às vezes, até a perda dos próprios milhões.

É improvável que os vencedores “sortudos” experimentem felicidade ou mesmo prosperidade duradoura com seus ganhos. Antigamente, Salomão, o sábio Rei de Israel, escreveu em seu Livro de Provérbios: “A riqueza obtida às pressas diminuirá, mas os que ajuntam pouco a pouco a aumentarão” (Provérbios 13:11, NRSV).

O assunto se devemos ou não jogar — incluindo loterias — é respondido claramente de forma negativa na Bíblia, mas esse não é o assunto ou propósito do comentário.

A questão maior para todos nós é: o que devemos premiar? O que devemos buscar, ao empregarmos nosso tempo, nosso talento e nosso esforço em nossa vida diária? O que devemos valorizar muito e buscar com tenacidade ao vivermos nossa vida, quer estejamos trabalhando ou nos divertindo? Há instruções atemporais e bons conselhos sobre este assunto tão importante na Bíblia. Enquanto Jesus Cristo andava pelas estradas poeirentas da Judéia e arredores, ele ensinava Seus discípulos e quaisquer outros que O ouvissem sobre este mesmo assunto. Naquela época, como agora, as pessoas estavam profundamente preocupadas com comida, roupas e abrigo, excluindo o pensamento sobre coisas espirituais e eternas. Então, Jesus deixou claro para eles qual deveria ser sua prioridade quando ensinou: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Ele estava enfatizando que é muito importante estabelecer prioridades corretas em nossas vidas e buscar a justiça em vez das riquezas. É o mesmo hoje.

Novamente, descobrimos que o Livro de Provérbios está certo com esta instrução: “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida” (Provérbios 22:4). As verdadeiras riquezas não são equiparadas ao dinheiro, mas à providência e paz de espírito de Deus, mesmo diante da adversidade.

O Apóstolo Paulo tinha suas prioridades certas quando escreveu, perto do fim de sua vida, sobre o prêmio que ele passou a vida perseguindo: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,  prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14). Paulo esperava com grande expectativa receber a vida eterna no Reino de Deus. É o prêmio final ao qual todos os verdadeiros Cristãos aspiram.

Embora isso possa significar reorganizar suas prioridades e fazer algumas mudanças em seu estilo de vida, com a ajuda de Deus você pode começar a buscar o maior prêmio de todos. Você também pode se tornar parte do “pequeno rebanho” (Lucas 12:32) que está fazendo a Obra e aguardando ansiosamente o regresso de Jesus Cristo para inaugurar Seu Reino, no qual eles desfrutarão a vida eterna realizando o plano de Deus para a humanidade .

Para saber mais sobre esse plano e sobre o que ele significa para sua vida e a vida de seus entes queridos, leia nossos folhetos Restaurando o Cristianismo Original e O Mundo Futuro: Como Será? Você pode lê-los online ou encomendar suas próprias cópias impressas, absolutamente grátis. Estes folhetos fornecerão informações valiosas para ajudá-lo a buscar seu prêmio.