O sudário de turim é autêntico? a bíblia ao menos o menciona?

Comentário sobre este artigo

Pergunta: O que um pano manchado, as vagas características do rosto e do corpo de um homem, a crença sacramental e a adoração a relíquias têm em comum? Resposta: Todos estão ligdos ao misterioso - e polêmico - Sudário de Turim. Então o que é o artigo que alguns cultuam como uma relíquia religiosa venerada?

O Sudário é um pano de linho, com cerca de quatro metros e meio de comprimento por três metros e meio de largura, que alguns dizem ter a imagem de um homem que foi açoitado e crucificado. Muitos acreditam que o Sudário retrata ninguém menos que o próprio Jesus Cristo, e que pode até ter sido o Seu mortuário.

O Sudário é mantido em Turim, na Itália, desde 1578, e só foi exposto ao público cinco vezes desde 1933. Sua próxima exibição pública está programada para começar em 28 de Dezembro de 2020 e continuar até 1º de Janeiro de 2021.

No passado, a Igreja Católica adotou uma posição um tanto ambígua quanto à autenticidade do Sudário, dizendo apenas que é significativo para aqueles que acreditam que é o pano do enterro de Cristo. No entanto, o Papa Francisco venerou ou manteve em reverência (um sinônimo de "reverenciar" é "adoração") o Sudário em 2015, chamando-o de "ícone do amor".

O Sudário de Turim é o autêntico mortuário de Jesus? Francamente, as evidências estão contra esta suposição.

Os ritos funerários Judeus exigiam que o corpo dos falecidos fossem embrulhado em tiras de tecido, e não em um comprimento contínuo de material. Dizemos claramente isto em João 19:40: "Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer na preparação para o sepulcro ".

Também nos disseram que o rosto de Jesus estava simplesmente coberto com um guardanapo ou lenço, um artigo separado das tiras de pano usadas para embrulhar Seu corpo. Vemos isso em João 20: 7, em que Pedro vê "o lenço que tinha estado sobre a sua cabeça (Jesus) não estava com os lençóis, mas enrolado ".

Claramente, o Sudário de Turim, quando comparado com o relato da Bíblia, falha no verdadeiro teste de autenticidade - a palavra de Deus.

Os adeptos do catolicismo vêem o Sudário de Turim como sacramental, algo que une o físico ao espiritual. Mas você e eu precisamos ter algo físico e material para ajudar nossa adoração ao Deus invisível, especialmente algo envolto em mistério e controvérsia?

Imagens de Jesus, crucifixos, cruzes, estatuetas de anjos, estátuas e imagens dos chamados santos, e sim, até relíquias como o Sudário de Turim, são todas condenadas pelas Escrituras como formas de adoração a ídolos e devem ser rejeitadas por aqueles que se esforçam para seguir verdadeiramente a Deus e que respeitam suas instruções!

Êxodo 20: 4-5 declara: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.  Não te encurvarás a elas nem as servirás.” Além disso, João 4:24 nos diz que "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade".

Deus é invisível ao nosso senso humano de visão, mas podemos desenvolver um relacionamento dinâmico e ativo com Ele se aprendermos a adorá-Lo da maneira que Ele prescreve. Deus exige adoração "em espírito" daqueles que procuram adorá-Lo sinceramente.

Os verdadeiros cristãos não usarão as coisas materiais para ajudar sua adoração ao Deus verdadeiro, mas, ao contrário disso, se expressarão a Ele através da oração e meditação, usando a Bíblia Sagrada para entender Sua natureza, plano, propósito e vontade.

Leia nosso livreto revelador O Que É Um Verdadeiro Cristão? para aprender mais sobre como adorar a Deus em espírito e em verdade.