Padrões de exame espiritual

Comentário sobre este artigo

A maioria de nós fez um exame físico como um exame geral anual, para fins de emprego ou para descobrir se temos um possível problema de saúde. Deus exige que façamos um exame espiritual?

Um exame físico de saúde é o processo pelo qual um médico examina o corpo de um paciente em busca de sinais de doença. Um exame físico de rotina verificará medidas comuns de um corpo saudável: seu histórico médico pessoal e familiar, comportamentos de estilo de vida, sinais vitais e outros fatores.

Existem algumas diferenças dependendo se somos homens ou mulheres. (Biologicamente, existem apenas dois sexos, embora alguns tentem argumentar com esse fato hoje!) Alguns detalhes se aplicam aos machos e alguns às fêmeas, mas, em geral, todos nós somos medidos contra o mesmo “perfeito” básico. padrões de saúde.

Um exame é um diagnóstico, um ato de identificar uma doença em potencial a partir de seus sintomas e analisar a causa. Se estivermos acima ou abaixo de certos padrões, isso indica que temos uma doença ou condição.

Nos tempos do Antigo Testamento, o sacerdócio era responsável por examinar o povo de Israel para determinar se havia lepra ou uma praga (Levítico 13–14).

Davi, rei de Israel, escreveu o Salmo 26, que mostra que ele entendeu a necessidade de ter seu coração examinado – um exame espiritual. Ele disse no versículo 2: “Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha a minha mente e o meu coração.” O salmo indica que ele se examinou em várias medidas para determinar se estava vivendo de acordo com os caminhos de Deus. Ele reconheceu que, embora se esforçasse para andar em integridade, precisava da redenção e misericórdia de Deus (v. 11).

O Apóstolo Paulo diz aos Cristãos: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2 Coríntios 13:5).

Esta ideia pode ser estranha para muitos que se dizem Cristãos hoje, a quem foi dito que não precisam obedecer aos mandamentos de Deus e que tudo o que precisam fazer é aceitar Jesus Cristo como seu Salvador e são salvos “somente pela graça” ( implicando que o que quer que eles façam depois disso não importa). Mas vamos examinar essa ideia à luz de algumas escrituras.

Por que a necessidade de nos examinarmos? Observe ainda, em 1 Coríntios 11:27-28: “Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.  Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice”. Claramente, uma pessoa pode tomar a Páscoa do Senhor (que alguns chamam de Ceia do Senhor) de maneira indigna e ser culpado!

Precisamos saber o que poderia nos tornar indignos! Como em um exame físico, há coisas que o médico não quer encontrar porque indica doença. Da mesma forma, há coisas que não gostaríamos de encontrar ao examinar a nós mesmos espiritualmente. Gálatas 5:19-21 fala das “obras da carne”: “prostituição, impureza, lascívia,  idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,  invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus”.

Estes pecados são comuns nesta era moderna! Se você os estiver praticando, você não estará no reino de Deus! Isso é o que a Bíblia diz! Você sabia disso?

Fisicamente, queremos que nossas “leituras” estejam na faixa normal. Da mesma forma, em nossa vida espiritual, há coisas que devemos esperar encontrar. Se temos o espírito de Deus, devemos esperar encontrar estes frutos espirituais: “amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (vv. 22-23).

Você está “NA FÉ”? Examine a si mesmo! Para ajudá-lo neste processo, leia nossos folhetos O Que É Um Verdadeiro Cristão? e o Cristianismo Falsificado de Satanás. O artigo “O perigo da falsa conversão” também pode ser útil!