Por que você suspira?

Comentário sobre este artigo

Um suspiro é uma exalação audível de ar - um gemido, uma expressão de tristeza, pesar, anseio, resignação ou frustração. Por que suspiramos?

Normalmente, um humor negativo motiva um suspiro, embora suspiros também possam ser uma simples expressão de alívio. Quando temos emoções negativas, nosso cérebro pode desencadear a liberação de “neuropeptídeos de suspiro” que nos fazem suspirar. Os cientistas sugerem que um suspiro pode servir como um “botão de reinicialização” para o sistema respiratório.

Os pesquisadores acreditam que áreas do tronco cerebral automaticamente assumem o controle da respiração, incluindo o início do suspiro para re-inflar os pulmões. Isto faz parte do sistema nervoso autônomo do corpo, que inconscientemente atua para regular as taxas respiratórias e cardíacas, a digestão, etc. Felizmente, não temos que pensar conscientemente sobre essas coisas. Somos “feitos maravilhosamente” pelo Deus Todo-Poderoso! (Salmo 139: 14).

Jesus, como ser humano de carne e osso, suspirou em várias ocasiões registradas. Um evento é registrado em Marcos 7, onde um homem surdo e com problemas de fala foi levado a Jesus. Jesus olhou para o céu, suspirou e disse ao homem: “Abre-te”, referindo-se aos seus ouvidos e língua (v. 34–35). Os ouvidos do homem foram abertos e sua língua solta, permitindo-lhe falar francamente. Não diz por que Cristo suspirou, mas talvez tenha sido porque Jesus, que tanto amou a humanidade, viu tantas pessoas sofrendo de graves problemas de saúde.

Outro exemplo está em Marcos 8, onde Cristo contendeu com os Fariseus, como sempre fazia. Os Fariseus buscaram um sinal do céu para testá-lo. Cristo suspirou profundamente em Seu espírito e disse: "Por que pede esta geração um sinal?" (v. 12). Cristo pode ter ficado exasperado com sua falta de fé e dureza de coração (vv. 17–21).

Jesus Cristo tinha emoções humanas. Ele parecia amar particularmente Lázaro, Maria e Marta (João 11: 3, 5). Lázaro adoeceu e morreu. Maria aproximou-se de Jesus, prostrou-se a Seus pés e disse: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (v. 32). Jesus a viu chorando com outros que a acompanhavam, e Ele “moveu-se muito em espírito e perturbou-se” (v. 33), e até chorou (v. 35). Alguns disseram: “Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?” (v. 37). Jesus gemeu novamente. Eles não acreditaram que Ele tinha o poder de ressuscitar Lázaro dos mortos (vv. 32 e 37-38). Jesus ressuscitou Lázaro (v. 44) porque Ele é “A ressurreição e a vida” (v. 25).

Os discípulos perguntaram a Jesus sobre os eventos que antecederiam o fim dos tempos (Mateus 24: 3). A resposta de Jesus pinta um quadro muito desagradável, incluindo um tempo de "grande tribulação" nunca visto antes, e que, a menos que abreviado, nenhuma carne sobreviveria. Existem muitas profecias sobre os eventos do tempo do fim, revelando que haverá muitos motivos para suspirar.

Ezequiel 9 é uma visão do Senhor dizendo a um anjo para “colocar uma marca na testa dos homens que suspiram e clamam por causa de todas as abominações que se cometem dentro de [Jerusalém]” (v. 4). Aqueles que não estão suspirando e chorando devem ser mortos. Ezequiel profetizou mais tarde contra a terra de Israel e disse: “Tu, porém, ó filho do homem, suspira; suspira à vista deles, com quebrantamento dos teus lombos e com amargura.  E será que, quando eles te disserem: Por que suspiras tu?, dirás: Por causa das novas, porque vêm; e todo coração desmaiará, e todas as mãos se enfraquecerão, e todo espírito se angustiará, e todos os joelhos se desfarão em água; eis que vêm e se realizarão, diz o Senhor Jeová.”(Ezequiel 21: 6-7).

Depois que Cristo voltar, “fugirá a tristeza e o gemido” (Isaías 35:10). Convidamos você a ler nossos livretos gratuitos Armageddon and Beyond, The Middle East In Prophecy, e The United States and Great Britain In Prophecy.