Testando, testando, um, dois, três!

Comentário sobre este artigo

Lembro-me bem de que um dos meus Professores do ensino médio costumava anunciar um teste surpresa no início da aula: “Coloque seus livros e papéis embaixo da cadeira e coloque apenas uma caneta ou lápis na mesa”. Quando isto acontecia, todos nós sabíamos que estábamos prestes a descubrir se realmente conhecíamos o assunto.

Todos nós tivemos nossa educação, conhecimento e habilidades testadas de várias maneiras ao longo de nossas vidas. La prueba es un medio de evaluación objetiva. Desde que el instrumento de teste não seja defeituoso, el teste é um meio de determinação justa.

Muitos já ouviram um sistema de som de auditório sendo testado – alguém fica ao microfone dizendo: “Testando, testando, um, dois, três” ou algo similar, para determinar si el sistema está funcionando correctamente. Otra prueba familiar es el Sistema de Alerta de Emergencia en televisión y radio, que fue criado para fornecer a los presidentes de los Estados Unidos os meios para ser dirigidos al povo americano en caso de emergencia nacional. Testes periódicos garantizan la prontidão do sistema y familiarizam o público com su uso.

¿Você sabia que Deus Todo-Poderoso testa Seus servos para saber o estado de sus corazones y mentes? Ele fez isto com Seu povo escolhido, a antiga nação de Israel, mesmo quando eles saíram da escravidão Egípcia (Deuteronomio 8:2).

Abraão é, talvez, o exemplo mais notável de um servo de Deus sendo testado em um nivel que nenhum de nós gostaria de experimentar. Deus disse a Abraão para sacrificar seu filho, Isaque, um herdeiro da promessa por quem ele havia esperado por muito tempo (Génesis 22:1-2). Abraão foi obediente ao seu Criador neste assunto e confiou que Deus seria fiel à Sua promessa: “Em Isaque será chamada a tua descendência” (Génesis 21:12; Hebreos 11:17-18). Una vez que Deus soube que Abraão creyó Nele e obedeceria mesmo diante de uma ordem tão difícil, Deus parou o antigo patriarca no último momento, dizendo: “Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus” (Génesis 22,12).

Repetidamente, Deus testou Seu povo Israel para ver se eles O obedeceriam ou não (Deuteronômio 8:2; Éxodo 16:4). “ó justo Deus, provas o coração ea mente” (Salmo 7:9) e “prova o justo” (Salmo 11:5). Deus disse a Jeremias: “Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos  e  segundo o fruto das sus ações.” (Jeremías 17:10).

Deus ainda está testando Seu povo hoje para saber o que está en sus corazones y mentes. O Apóstolo Pedro disse que os seguidores de Jesús Cristo pasaron por provações para testar a genuinidade de sua fé (1 Pedro 1:6–7). O Apóstolo Tiago incentivou os irmãos a terem por motivo de grande alegria o passarem por várias provações, sabiendo que “a prova da vossa fé produz a paciência” (Tiago 1:3).

Algunos alunos aprenden que un “autotest” es una excelente manera de saber o cuanto ellos conhecem o assunto e saber se están o no prontos para hacer un examen. A pesquisa também confirmou que uma manera eficaz de aprender una nueva materia é testar a si mesmo fazendo perguntas a si mesmo sobre o assunto que está aprendiendo. El autotest revelará o que você sabe - e, talvez mais importante, o que você não sabe.

Esta sabedora antigua fue encontrada en la Biblia. Por ejemplo, en 2 Coríntios 13:5, el Apóstolo Paulo disse à igreja: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? - Se não é que já estais reprovados. E em 1 Tessalonicenses 5:21, somos instruídos a “Examinai tudo. Retende o bien.”

Aquí está un autotest simple: pergunte a si mesmo: Eu conheço o Senhor? Una respuesta fue encontrada en 1 Juan 2:3; “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardaremos os seus mandamentos”. E, caso alguém pergunte: “Os mandamentos não foram 'acabados'?”, não deixe de ler nosso guia de estudo gratuito Os Dez Mandamentos para descobrir. Estude-o com sua propia Bíblia. ¡Então, teste você mesmo!