Você é digno?

Comentário sobre este artigo

A dignidade é um assunto digno de estudio. Algo que é digno tem mérito ou valor. Se nos refiere a una persona como sendo digna, ella es meritória, louvável, valiosa ou merecedora de respeto. 

Podemos decir que algo es una causa digna, o que alguém é digno de su posición o título. También podemos decir que algo no vale el dinero, el tiempo o el esfuerzo que las personas gastan nisso, o los problemas que pueden causar. Temos expressões que ilustram o valor, como "um grama de prevenção vale um quilo de cura" o "isso não vale o papel em que está escrito". Tudo isto fala sobre algo ser digno - ou não.

Quando se trata de pessoas, também determinamos seu valor de várias maneiras. Os empregadores avaliam os candidatos a cargos para determinar se eles possuem as qualificações (valores) necessárias para o trabalho - experiência, educação, treinamento, comportamento, referências e outras características pessoais. Para um prêmio Nobel, uma medalha de honra do Congresso, um Oscar, um Emmy, um prêmio pelo conjunto da sua obra ou outra homenagem, alguém avalia o mérito dos candidatos. 

Personagens fictícios em histórias, geralmente heróis ou heroínas, são freqüentemente considerados dignos de algum cargo, grande recompensa ou honra. Também podemos pensar em figuras bíblicas reais que foram consideradas dignas. Somente Jesus Cristo - o Cordeiro de Deus - é considerado digno de abrir os sete selos, conforme descrito em Apocalipse 5. “Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças” (v. 12).

Mas e você? Você é digno? 

Uma declaração interessante está incluída na resposta de Cristo à pergunta de Seus discípulos sobre o fim dos tempos. Suas declarações proféticas são seguidas por Sua admoestação: “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem” (Lucas 21:36). 

Este capítulo descreve terremotos, fomes, pestes, visões terríveis, perseguições, grande angústia, cativeiro, "homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo" (v. 26). Certamente, todos nós gostaríamos de escapar de todas estas coisas!

A maioria perguntaria logicamente: “O que torna alguém‘ digno de escapar ’?” Cristo fez esta declaração aos Seus discípulos, então também devemos ser Seus discípulos e seguir Seus ensinamentos para escapar. Observe que Cristo advertiu: “E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.  Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra”(vv. 34–35). 

Portanto, somos instruídos a orar (implorar, petição) para sermos considerados dignos (considerados merecedores) para escapar (fugir) e estar diante (na presença de) Jesus Cristo.

O Apóstolo Paulo disse aos filipenses: “Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo” (Filipenses 1:27). Ele fez declarações semelhantes em sus epístolas aos tesalonicenses. Ele os exortou a “para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória” (1 Tesalonicenses 2:12). Ele desejou que "para que sejais havidos por dignos do Reino de Deus" (2 Tesalonicenses 1: 5) e também disse: "Pelo que também rogamos semper por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua  vocação  " (v. 11). E Paulo disse aos irmãos em Colossos: “Por esta razón, nós também, desde el día em que o otuvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;  para que possais andar dignamente  diante  do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus;”(Colosenses 1: 9–10).

¿Cuál es el valor de la verdad y cómo você pode ser considerado digno de recibir el premio (1 Coríntios 9:25)? Você pode achar útil nosso livreto Doze Chaves Para Oração Respondida, asim como O Que É Um Verdadeiro Cristão?