Você pode ver coisas invisíveis

Comentário sobre este artigo

Muitas coisas são invisíveis aos nossos olhos. Por exemplo, não podemos ver ar, gravidade, calor ou som. No mundo do faz de conta, mantos ou anéis mágicos podem tornar alguém invisível. Na ficção científica, os dispositivos de camuflagem tornam as naves espaciais invisíveis. Os cientistas trabalham com a tecnologia furtiva para tentar fazer as coisas parecerem invisíveis ou o mais próximo possível. Mas e as coisas realmente invisíveis?

O olho humano só pode detectar luz dentro de uma parte do espectro eletromagnético, chamado espectro visível, que está entre comprimentos de onda de 390 a 700 nanômetros ou uma frequência de 430 a 790 terahertz. Comprimentos de onda fora desse espectro, como infravermelho e ultravioleta, só podem ser detectados por instrumentos ou pássaros, insetos ou outros animais equipados para ver a luz além da capacidade humana. Alguns animais podem não ser capazes de ver a gama completa de luz que podemos ver.

Então, a visibilidade depende dos olhos de quem está olhando. Algumas pessoas não conseguem distinguir a cor verde ou vermelha que a maioria de nós consegue distinguir facilmente. Alguns têm dificuldade em distinguir entre azuis e verdes e, para outros, amarelo-laranja pode parecer rosado. Estas deficiências de visão de cores são comumente conhecidas como daltônicas, embora na verdade não seja cegueira, mas prejuízo na discriminação de cores. Existem várias condições ou tipos de daltonismo e várias doenças oculares que limitam ou desabilitam a visão normal.

Muitos estão familiarizados com o velho ditado de que “ver é crer”. Esta é uma expressão idiomática que as pessoas costumam expressar para dizer que só acreditarão em algo se puderem vê-lo com seus próprios olhos. Mas, ver algo faz com que seja assim? E não ver algo significa que não existe?

Henry Wadsworth Longfellow disse: “O céu está cheio de estrelas, invisível durante o dia.” Não podemos ver as estrelas durante o dia porque a luz do sol torna a atmosfera azul, dominando a fraca luz das estrelas. No entanto, à noite o céu fica claro e podemos ver as estrelas. Não vê-las durante o dia não significa que elas só existem à noite. Coisas "invisíveis" no entanto existem.

Podemos saber que o ar, a gravidade, o calor e o som existem, assim como sabemos que o amor, o ódio, a alegria e o humor existem - mesmo que não possamos "ver" estas coisas. Determinamos sua existência por outros meios.

O apóstolo Paulo fez uma declaração importante sobre visão e entendimento ao escrever para a Igreja em Corinto. Ele disse que as coisas que as pessoas podem ver são temporárias, mas as que as pessoas não podem ver são eternas - e que Deus pode abrir o caminho para que as coisas eternas sejam “vistas”. Ele explicou em 2 Coríntios 4:18 que, por causa da luz do evangelho, os verdadeiros cristãos são capazes de entender as coisas "invisíveis". O deus deste mundo (Satanás), por outro lado, cegou muitos "que não acreditam" para que a luz do evangelho não brilhe sobre eles (v. 4).

Paulo nos diz em Colossenses 1:16 que existem coisas criadas que são visíveis e invisíveis. Lemos que Cristo criou todas as coisas nos céus e na terra, sejam visíveis ou invisíveis. A Bíblia também revela que Deus é invisível para os seres humanos. Jesus, quando veio em carne, era visível. Ele estava à imagem do Deus invisível (Colossenses 1:15). Cristo disse que ninguém viu Deus, o Pai, exceto Ele mesmo (João 6:44). Após a ressurreição de Jesus, Ele voltou a ser eterno, imortal e invisível à percepção mortal, a menos que Ele queira se revelar (1 Timóteo 1:17).

Podemos saber que o Deus invisível realmente existe. Embora não possamos ver o próprio Deus invisível, podemos "percebê-lo" pelas coisas que ele criou (Romanos 1:20) - e com o chamado de Deus, podemos entender Seu plano para Suas criações.

Jonathan Swift disse: “Visão é a arte de ver o que é invisível para os outros.” Melhore sua visão e aprenda sobre o Deus invisível. Encomende o livreto gratuito dos artigos de livretos O Verdadeiro Deus: Proofs and Promises do Mundo De Amanhã: "Como CONHECER Deus" e "Sete Provas da Existência de Deus".